Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4421
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre os poliedros de Platão, Arquimedes, Catalan e Kepler-Poinsot e suas construções no GeoGebra
Autor: Silva Júnior, Elídio Raimundo da 
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Sá, Pedro Franco de
Segundo membro da banca: Fossa, John Andrew
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar as vantagens pedagógicas e as dificuldades da utilização do software GeoGebra na construção de diversas classes de poliedros durante um curso de formação continuada de professores de matemática da rede estadual da Paraíba. Os poliedros estudados durante o curso foram os de Platão, de Arquimedes, de Kepler-Poinsot e os sólidos de Catalan. Nos norteamos pela seguinte questão de pesquisa: Quais são as vantagens pedagógicas e as dificuldades na utilização do software GeoGebra para construção dos poliedros de Platão, de Arquimedes, de Kepler-Poinsot e dos sólidos de Catalan? O referencial teórico está baseado na obra de Euclides, Os Elementos. Observamos como ele definiu e abordou a construção dos poliedros regulares. A pesquisa é de natureza qualitativa, uma vez que está alicerçada na leitura do Livro XIII d’Os Elementos de Euclides. Os procedimentos foram desenvolvidos em três partes. Na primeira parte abordamos um pouco da história da geometria, ressaltando os poliedros e como este objeto matemático foi mencionado nas obras Os Elementos, de Euclides, e no Timeu-Crítias, de Platão. Nessa primeira parte também apresentamos um pouco acerca da forma composicional da obra prima de Euclides. Na segunda parte abordamos as dificuldades em definir poliedro, assim como as distintas concepções deste objeto matemático. Esclarecemos a diferença entre poliedros de Platão e poliedros regulares, que muitas vezes são conceitos utilizados como sinônimos. Apresentamos o conceito de poliedros duais, explicamos as características (número de faces vértices e arestas) dos poliedros regulares, arquimedianos, de Catalan e de Kepler-Poinsot. Na terceira parte apresentamos a interface do GeoGebra, as principais ferramentas utilizadas na construção das representações dos poliedros e a utilização do GeoGebra no ensino de geometria, em especial no ensino de poliedros. A partir das construções realizadas com o GeoGebra concluímos que o software GeoGebra promete uma construção das classes de poliedros estudadas de forma satisfatória para o desfecho docente no ensino desse conteúdo.
Abstract: This research aimed to investigate the pedagogical advantages and difficulties of using the GeoGebra software in the construction of several classes of polyhedrons during a continuing education course for mathematics teachers in the state network of Paraíba. The polyhedra studied during the course were those of Plato, Archimedes, Kepler-Poinsot and Catalan solids. We are guided by the following research question: How can the use of GeoGebra software help mathematics teachers in their pedagogical practice? The theoretical framework is based on Euclides' work, The Elements. We observe how he defined and approached the construction of regular polyhedra. The research is qualitative in nature, since it is based on the reading of Book XIII of Os Elementos de Euclides. The procedures were developed in three parts. In the first part, we approach a little of the history of geometry, highlighting the polyhedra and how this mathematical object was mentioned in the works The Elements, by Euclid, and in the Timaeus-Crítias, by Plato’s. In this first part we also present a little about the compositional form of Euclid's masterpiece. In the second part, we approach the difficulties in defining polyhedron, as well as the different conceptions of this mathematical object. We clarify the difference between Plato's polyhedra and regular polyhedra, which are concepts often used synonymously. We present the concept of dual polyhedra, explain the characteristics (number of faces, vertices and edges) of regular, Archimedean, Catalan and Kepler-Poinsot polyhedra. In the third part we present the GeoGebra interface, the main tools used in the construction of polyhedron representations and the use of GeoGebra in the teaching of geometry, especially in the teaching of polyhedrons. From the constructions carried out with GeoGebra, we concluded that the GeoGebra software promises a satisfactory construction of the polyhedron classes studied for the teaching outcome in the teaching of this content.
Palavras-chave: Educação Matemática
Poliedros
Software GeoGebra
Mathematics Education
Polyhedra
GeoGebra Software
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA JÚNIOR, Elídio Raimundo da. Um estudo sobre os poliedros de Platão, Arquimedes, Catalan e Kepler-Poinsot e suas construções no GeoGebra. 2022. 85f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4421
Data de defesa: 6-Abr-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Elídio Raimundo da Silva JúniorDS - Elídio Raimundo da Silva Júnior3.08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Termos de depósito BDTDTermos de depósito BDTD1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.