Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4324
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Conjuntos Numéricos em Quadrinhos: Uma abordagem da História da Matemática na Educação Básica |
Autor: | Martins, Greyce Michelinne Rocha |
Primeiro orientador: | Fossa, John Andrew |
Primeiro membro da banca: | Fossa, John Andrew |
Segundo membro da banca: | Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Cristiane Coppe |
Resumo: | Assim como conhecer a história por traz dos acontecimentos é importante para compreender o mundo em que se vive, utilizar fatos da história da matemática para entender o desenvolvimento dessa disciplina é essencial para levar à compreensão que a matemática é fruto da evolução humana e contribuiu de maneira direta e indireta para a sua construção. Diante de estudos que comprovam o pouco uso de aspectos e fatos históricos da matemática no âmbito escolar, a pesquisa em questão tem por objetivo trabalhar os aspectos da História da Matemática que auxiliaram na formação dos conjuntos dos naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais, através da utilização de Histórias em Quadrinhos e de uma abordagem qualitativa. Para análise e validação dos dados foi utilizado o sistema de categorização dos dados que foram obtidos utilizando diário de pesquisa, aplicação de atividades estruturadas à luz da história e questionários para validar a pesquisa que foi realizada em uma escola estadual de ensino integral da cidade de João Pessoa - PB com duas turmas de primeiro ano do ensino médio. Os resultados da pesquisa apontaram que trabalhar fatos da história da matemática na abordagem dos conteúdos fez com que os estudantes conseguissem apreender melhor conceitos, definições e propriedades matemáticas. A análise ainda evidencia que a utilização das HQs desenvolveu nos estudantes um maior interesse pela matemática e facilitou o entendimento dos conteúdos que foram abordados. |
Abstract: | Just as knowing the story behind current events is important for understanding the world in which we live, using facts from the history of mathematics to understand the development of this discipline itself is essential for understanding that mathematics is the result of human evolution and that is has contributed, in a direct and indirect way, to its construction. Given that many studies have shown that there has been little use of historical aspects and facts of mathematics in the school environment, the present investigation takes a qualitative approach to exploring aspects of the History of Mathematics that have contributed to the formation of number sets (natural, integer, rational, irrational, and real numbers), through the use of cartoons. We used a system of emergent categories to analyze and validate the data, which were obtained using a research diary, the application of structured activities with a historical perspective, and questionnaires. The investigation was carried out in a public state school in the city of João Pessoa, PB (Brazil) in two classes of the first year of high school. The results showed that exploring facts from the history of mathematics to explain mathematical content promoted a better understanding of concepts, definitions, and properties among the students. The analysis also shows that the use of cartoons increased students’ interest in mathematics and facilitated their understanding of the material covered. |
Palavras-chave: | Conjuntos Numéricos História da Matemática Atividades estruturadas História em quadrinhos Structured activities Cartoons History of Mathematics Numerical Sets |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | MARTINS, Greyce Michelinne Rocha. Conjuntos Numéricos em quadrinhos: Uma abordagem da História da Matemática na Educação Básica. 2022. 174f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4324 |
Data de defesa: | 24-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Greyce Michelinne Rocha Martins | PDF - Greyce Michelinne Rocha Martins | 1.47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Produto Educacional - Greyce Michelinne Rocha Martins | Produto Educacional - Greyce Michelinne Rocha Martins | 25.42 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termos BDTD | PDF - Termos BDTD | 1.17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Termos BDTD | PDF - Termos BDTD | 1.31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.