Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4324
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conjuntos Numéricos em Quadrinhos: Uma abordagem da História da Matemática na Educação Básica
Autor: Martins, Greyce Michelinne Rocha
Primeiro orientador: Fossa, John Andrew
Primeiro membro da banca: Fossa, John Andrew
Segundo membro da banca: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Terceiro membro da banca: Oliveira, Cristiane Coppe
Resumo: Assim como conhecer a história por traz dos acontecimentos é importante para compreender o mundo em que se vive, utilizar fatos da história da matemática para entender o desenvolvimento dessa disciplina é essencial para levar à compreensão que a matemática é fruto da evolução humana e contribuiu de maneira direta e indireta para a sua construção. Diante de estudos que comprovam o pouco uso de aspectos e fatos históricos da matemática no âmbito escolar, a pesquisa em questão tem por objetivo trabalhar os aspectos da História da Matemática que auxiliaram na formação dos conjuntos dos naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais, através da utilização de Histórias em Quadrinhos e de uma abordagem qualitativa. Para análise e validação dos dados foi utilizado o sistema de categorização dos dados que foram obtidos utilizando diário de pesquisa, aplicação de atividades estruturadas à luz da história e questionários para validar a pesquisa que foi realizada em uma escola estadual de ensino integral da cidade de João Pessoa - PB com duas turmas de primeiro ano do ensino médio. Os resultados da pesquisa apontaram que trabalhar fatos da história da matemática na abordagem dos conteúdos fez com que os estudantes conseguissem apreender melhor conceitos, definições e propriedades matemáticas. A análise ainda evidencia que a utilização das HQs desenvolveu nos estudantes um maior interesse pela matemática e facilitou o entendimento dos conteúdos que foram abordados.
Abstract: Just as knowing the story behind current events is important for understanding the world in which we live, using facts from the history of mathematics to understand the development of this discipline itself is essential for understanding that mathematics is the result of human evolution and that is has contributed, in a direct and indirect way, to its construction. Given that many studies have shown that there has been little use of historical aspects and facts of mathematics in the school environment, the present investigation takes a qualitative approach to exploring aspects of the History of Mathematics that have contributed to the formation of number sets (natural, integer, rational, irrational, and real numbers), through the use of cartoons. We used a system of emergent categories to analyze and validate the data, which were obtained using a research diary, the application of structured activities with a historical perspective, and questionnaires. The investigation was carried out in a public state school in the city of João Pessoa, PB (Brazil) in two classes of the first year of high school. The results showed that exploring facts from the history of mathematics to explain mathematical content promoted a better understanding of concepts, definitions, and properties among the students. The analysis also shows that the use of cartoons increased students’ interest in mathematics and facilitated their understanding of the material covered.
Palavras-chave: Conjuntos Numéricos
História da Matemática
Atividades estruturadas
História em quadrinhos
Structured activities
Cartoons
History of Mathematics
Numerical Sets
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MARTINS, Greyce Michelinne Rocha. Conjuntos Numéricos em quadrinhos: Uma abordagem da História da Matemática na Educação Básica. 2022. 174f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4324
Data de defesa: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Greyce Michelinne Rocha MartinsPDF - Greyce Michelinne Rocha Martins1.47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional - Greyce Michelinne Rocha MartinsProduto Educacional - Greyce Michelinne Rocha Martins25.42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos BDTDPDF - Termos BDTD1.17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termos BDTDPDF - Termos BDTD1.31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.