Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarboza, Wanderlânyo de Lira-
dc.contributor.advisor1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee1Barboza, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.referee2Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.referee3Costa, José Carlos Oliveira-
dc.date.accessioned2022-01-05T12:29:28Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationBARBOZA, Wanderlânyo de Lira. O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental no município de Bayeux - PB: um caso em estudo. 2020. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4021-
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida na linha Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática do Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM-UEPB), teve como objetivo analisar os conhecimentos geométricos sobre polígonos e poliedros lecionados durante os anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma revisão literária de autores que enfatizam a importância dos processos de ensino e aprendizagem da geometria na educação básica, a fim de desenvolvermos nosso objeto de estudo, caracterizado por práticas pedagógicas e constatações sistematizadas teoricamente sobre o ensino de geometria no Ensino Fundamental. O presente trabalho teve por fundamentação teórica estudos realizados como os de Pavanello (1993), Lorenzato (1995), Valente (2014), Pais (2010), Gouvêa (1998) e Nacarato (2009), que discutem acerca das lacunas e desafios do ensino de geometria no Brasil. Nossa proposta metodológica teve princípio norteador ancorado na pesquisa qualitativa, exploratória e de pesquisa ação. O estudo foi composto por doze professores sujeitos da pesquisa, licenciados em Matemática e efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba, que atuam no município de Bayeux-PB, sendo a técnica de coletas de dados pautada em aplicação de questionário entrevistas e oficinas. Os dados foram analisados segundo a partir dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico dos Van Hiele.por
dc.description.abstractThe present dissertation, developed in the line of Teacher Formation of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching - Professional Master's Degree - UEPB, aimed to analyze the geometric knowledge about polygons and polyhedra taught during the Final Years of Elementary Education, we carried out a literary review of authors who emphasize the importance of teaching and learning geometry in basic education, in order to develop our object of study, characterized by pedagogical practices and theoretically systematized findings about the teaching of geometry in elementary school. The present work had as theoretical basis based on studies carried out, such as those by Pavanello (1993), Lorenzato (1995), Valente (2014), Pais (2010), Gouvêa (1998) and Nacarato (2009), which discuss about the gaps and challenges of teaching geometry in Brazil. Our methodological proposal had a guiding principle anchored in qualitative, exploratory and action research. The study consisted of 12 teachers subject to the research, graduated in mathematics and permanent employees of the Paraíba state school system, who work in the municipality of Bayeux-PB ,. the technique of data collection based on bibliographic review, application of questionnaire interviews and workshops. The data were analyzed according to Van Hiele's theoretical reference.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-09-14T12:56:25Z No. of bitstreams: 2 PDF - Wanderlânyo de Lira Barboza.pdf: 2029711 bytes, checksum: c9970e55e53e7331f641a6c85d8b71a7 (MD5) Produto - Wanderlânyo de Lira Barboza.pdf: 934597 bytes, checksum: bb4cdd1199c6a20e1ff4e0906f2993ec (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2021-11-25T23:25:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Wanderlânyo de Lira Barboza.pdf: 2029711 bytes, checksum: c9970e55e53e7331f641a6c85d8b71a7 (MD5) Produto - Wanderlânyo de Lira Barboza.pdf: 934597 bytes, checksum: bb4cdd1199c6a20e1ff4e0906f2993ec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-05T12:29:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Wanderlânyo de Lira Barboza.pdf: 2029711 bytes, checksum: c9970e55e53e7331f641a6c85d8b71a7 (MD5) Produto - Wanderlânyo de Lira Barboza.pdf: 934597 bytes, checksum: bb4cdd1199c6a20e1ff4e0906f2993ec (MD5) Previous issue date: 2020-12-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectVan Hielepor
dc.subjectPensamento geométricopor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectGeometry Teachingeng
dc.subjectGeometryeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental no município de Bayeux - PB: um caso em estudopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanderlânyo de Lira Barboza.pdfPDF - Wanderlânyo de Lira Barboza1.98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Wanderlânyo de Lira Barboza.pdfProduto - Wanderlânyo de Lira Barboza912.69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.