Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3941
Tipo do documento: Dissertação
Título: Identificação e busca de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no contexto do uso de laboratório de ensino de Matemática
Título(s) alternativo(s): Identification and search to overcome epistemological and didactic obstacles in the context of the use of Mathematics teaching laboratory
Autor: Carvalho, João Luiz Galvão de 
Primeiro orientador: Maciel, Aníbal de Menezes
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lúcio
Segundo membro da banca: Silva, Rômulo Alexandre
Resumo: A presente pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo qualitativa. Em relação aos objetivos, é considerada como exploratória. Os sujeitos da pesquisa são professores da Educação Básica atuantes na região Nordeste da Paraíba. Como foco temos a articulação entre a Didática Francesa e o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Nesse contexto, é possível identificarmos alguns obstáculos que dificultam o aprendizado do aluno. Esses empecilhos são difíceis de serem detectados por parte do professor, principalmente quando o mesmo não os conhece. Essas barreiras podem fazer com que o aluno desista de aprender determinado conteúdo. Buscamos responder a seguinte questão norteadora: Como o LEM pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos, especificamente de números inteiros? Temos como objetivo geral: Analisar as potencialidades do LEM na contribuição de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, especificamente de números inteiros. A nossa hipótese é a de que, o LEM usado como alternativa metodológica pode contribuir nesse aspecto. Os dados foram levantados através da realização de leituras em literatura especializada e entrevistas com professores. Como resultado, identificamos diversos tipos de obstáculos, especificamente relativos ao conteúdo de Números Inteiros, E em relação às entrevistas, que a maioria dos professores não tinham conhecimento a respeito dessa teoria. Todavia, para eles, o uso do LEM revelou-se significativo na superação de dificuldades no processo ensino aprendizagem. Entendemos pela necessidade de promovermos formação continuada, que não seja apenas em Pós-Graduação para divulgação de tão importante teoria. Portanto, concluímos que essa pesquisa evidencia que o LEM pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Abstract: The current research characterizes as being a qualitative type. In relation to the objectives, it is characterized as exploratory. The research subjects are teachers from Elementary Education acting in Paraíba’s Northeast region. As a focus we have the articulation between French Didactics and the Laboratório de Ensino de Matemática – LEM [Mathematics Teaching Laboratory]. In this context, it is possible to identify some obstacles that hamper the students’ learning. These trammels are difficult to be detected by the teachers, mainly when they do not know them. These barriers may make the student give up on learning determined content. We look forward to answer the following northing question: How the LEM can contribute to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents, especially whole numbers? We have as general objective: To analyze the LEM potentialities in the contribution to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents, especially whole numbers. Our hypothesis is that, the LEM used as a methodological alternative can contribute in this aspect. The data have been raised through the reading of specialized literature and interviews with teachers. As a result, we have identified various types of obstacles, specifically related to the subject Whole Numbers. And, in relation to the interviews, the majority of the teachers did not have knowledge of this theory. However, for them, the usage of the LEM revealed significative in the overcoming of trammels in the teaching and learning process. We understand the necessity of promoting continued formation, that is not only in post-Graduation for the divulgation of this so important theory. Therefore, we have concluded that this research evidences that the LEM can contribute to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents.
Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática
Didática
Educação Matemática
Mathematics Teaching Laboratory
Didactics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: CARVALHO, J. L. G. de. Identificação e busca de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no contexto do uso de laboratório de ensino de Matemática. 2021. 165f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3941
Data de defesa: 4-Ago-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termos de Depósito da BDTDPDF - Termos de Depósito da BDTD201.81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - João Luiz Galvão de CarvalhoPDF - João Luiz Galvão de Carvalho1.83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.