Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, João Luiz Galvão de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334723123934536por
dc.contributor.advisor1Maciel, Aníbal de Menezes-
dc.contributor.referee1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.referee2Silva, Rômulo Alexandre-
dc.date.accessioned2021-12-16T14:20:25Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-08-04-
dc.identifier.citationCARVALHO, J. L. G. de. Identificação e busca de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no contexto do uso de laboratório de ensino de Matemática. 2021. 165f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3941-
dc.description.resumoA presente pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo qualitativa. Em relação aos objetivos, é considerada como exploratória. Os sujeitos da pesquisa são professores da Educação Básica atuantes na região Nordeste da Paraíba. Como foco temos a articulação entre a Didática Francesa e o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Nesse contexto, é possível identificarmos alguns obstáculos que dificultam o aprendizado do aluno. Esses empecilhos são difíceis de serem detectados por parte do professor, principalmente quando o mesmo não os conhece. Essas barreiras podem fazer com que o aluno desista de aprender determinado conteúdo. Buscamos responder a seguinte questão norteadora: Como o LEM pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos, especificamente de números inteiros? Temos como objetivo geral: Analisar as potencialidades do LEM na contribuição de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, especificamente de números inteiros. A nossa hipótese é a de que, o LEM usado como alternativa metodológica pode contribuir nesse aspecto. Os dados foram levantados através da realização de leituras em literatura especializada e entrevistas com professores. Como resultado, identificamos diversos tipos de obstáculos, especificamente relativos ao conteúdo de Números Inteiros, E em relação às entrevistas, que a maioria dos professores não tinham conhecimento a respeito dessa teoria. Todavia, para eles, o uso do LEM revelou-se significativo na superação de dificuldades no processo ensino aprendizagem. Entendemos pela necessidade de promovermos formação continuada, que não seja apenas em Pós-Graduação para divulgação de tão importante teoria. Portanto, concluímos que essa pesquisa evidencia que o LEM pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos.por
dc.description.abstractThe current research characterizes as being a qualitative type. In relation to the objectives, it is characterized as exploratory. The research subjects are teachers from Elementary Education acting in Paraíba’s Northeast region. As a focus we have the articulation between French Didactics and the Laboratório de Ensino de Matemática – LEM [Mathematics Teaching Laboratory]. In this context, it is possible to identify some obstacles that hamper the students’ learning. These trammels are difficult to be detected by the teachers, mainly when they do not know them. These barriers may make the student give up on learning determined content. We look forward to answer the following northing question: How the LEM can contribute to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents, especially whole numbers? We have as general objective: To analyze the LEM potentialities in the contribution to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents, especially whole numbers. Our hypothesis is that, the LEM used as a methodological alternative can contribute in this aspect. The data have been raised through the reading of specialized literature and interviews with teachers. As a result, we have identified various types of obstacles, specifically related to the subject Whole Numbers. And, in relation to the interviews, the majority of the teachers did not have knowledge of this theory. However, for them, the usage of the LEM revealed significative in the overcoming of trammels in the teaching and learning process. We understand the necessity of promoting continued formation, that is not only in post-Graduation for the divulgation of this so important theory. Therefore, we have concluded that this research evidences that the LEM can contribute to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-11-04T15:40:37Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO E CONFIRMAÇÃO.pdf: 206655 bytes, checksum: 0b58b268176391181f007e5e2e7c9500 (MD5) DISSERTAÇÃO - JOÃO LUIZ GALVÃO.pdf: 1874749 bytes, checksum: 78a848c30770f9602ced3ad5d6ff9d3b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-11-05T13:08:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO E CONFIRMAÇÃO.pdf: 206655 bytes, checksum: 0b58b268176391181f007e5e2e7c9500 (MD5) DISSERTAÇÃO - JOÃO LUIZ GALVÃO.pdf: 1874749 bytes, checksum: 78a848c30770f9602ced3ad5d6ff9d3b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-16T14:20:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO E CONFIRMAÇÃO.pdf: 206655 bytes, checksum: 0b58b268176391181f007e5e2e7c9500 (MD5) DISSERTAÇÃO - JOÃO LUIZ GALVÃO.pdf: 1874749 bytes, checksum: 78a848c30770f9602ced3ad5d6ff9d3b (MD5) Previous issue date: 2021-08-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectLaboratório de Ensino de Matemáticapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectMathematics Teaching Laboratoryeng
dc.subjectDidacticseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleIdentificação e busca de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no contexto do uso de laboratório de ensino de Matemáticapor
dc.title.alternativeIdentification and search to overcome epistemological and didactic obstacles in the context of the use of Mathematics teaching laboratoryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termos de Depósito da BDTDPDF - Termos de Depósito da BDTD201.81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - João Luiz Galvão de CarvalhoPDF - João Luiz Galvão de Carvalho1.83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.