Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3941
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, João Luiz Galvão de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0334723123934536 | por |
dc.contributor.advisor1 | Maciel, Aníbal de Menezes | - |
dc.contributor.referee1 | Barboza, Pedro Lúcio | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Rômulo Alexandre | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T14:20:25Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, J. L. G. de. Identificação e busca de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no contexto do uso de laboratório de ensino de Matemática. 2021. 165f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3941 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo qualitativa. Em relação aos objetivos, é considerada como exploratória. Os sujeitos da pesquisa são professores da Educação Básica atuantes na região Nordeste da Paraíba. Como foco temos a articulação entre a Didática Francesa e o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Nesse contexto, é possível identificarmos alguns obstáculos que dificultam o aprendizado do aluno. Esses empecilhos são difíceis de serem detectados por parte do professor, principalmente quando o mesmo não os conhece. Essas barreiras podem fazer com que o aluno desista de aprender determinado conteúdo. Buscamos responder a seguinte questão norteadora: Como o LEM pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos, especificamente de números inteiros? Temos como objetivo geral: Analisar as potencialidades do LEM na contribuição de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, especificamente de números inteiros. A nossa hipótese é a de que, o LEM usado como alternativa metodológica pode contribuir nesse aspecto. Os dados foram levantados através da realização de leituras em literatura especializada e entrevistas com professores. Como resultado, identificamos diversos tipos de obstáculos, especificamente relativos ao conteúdo de Números Inteiros, E em relação às entrevistas, que a maioria dos professores não tinham conhecimento a respeito dessa teoria. Todavia, para eles, o uso do LEM revelou-se significativo na superação de dificuldades no processo ensino aprendizagem. Entendemos pela necessidade de promovermos formação continuada, que não seja apenas em Pós-Graduação para divulgação de tão importante teoria. Portanto, concluímos que essa pesquisa evidencia que o LEM pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos. | por |
dc.description.abstract | The current research characterizes as being a qualitative type. In relation to the objectives, it is characterized as exploratory. The research subjects are teachers from Elementary Education acting in Paraíba’s Northeast region. As a focus we have the articulation between French Didactics and the Laboratório de Ensino de Matemática – LEM [Mathematics Teaching Laboratory]. In this context, it is possible to identify some obstacles that hamper the students’ learning. These trammels are difficult to be detected by the teachers, mainly when they do not know them. These barriers may make the student give up on learning determined content. We look forward to answer the following northing question: How the LEM can contribute to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents, especially whole numbers? We have as general objective: To analyze the LEM potentialities in the contribution to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents, especially whole numbers. Our hypothesis is that, the LEM used as a methodological alternative can contribute in this aspect. The data have been raised through the reading of specialized literature and interviews with teachers. As a result, we have identified various types of obstacles, specifically related to the subject Whole Numbers. And, in relation to the interviews, the majority of the teachers did not have knowledge of this theory. However, for them, the usage of the LEM revealed significative in the overcoming of trammels in the teaching and learning process. We understand the necessity of promoting continued formation, that is not only in post-Graduation for the divulgation of this so important theory. Therefore, we have concluded that this research evidences that the LEM can contribute to the overcoming of epistemological and didactical obstacles in the process of teaching and learning mathematical contents. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-11-04T15:40:37Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO E CONFIRMAÇÃO.pdf: 206655 bytes, checksum: 0b58b268176391181f007e5e2e7c9500 (MD5) DISSERTAÇÃO - JOÃO LUIZ GALVÃO.pdf: 1874749 bytes, checksum: 78a848c30770f9602ced3ad5d6ff9d3b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-11-05T13:08:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO E CONFIRMAÇÃO.pdf: 206655 bytes, checksum: 0b58b268176391181f007e5e2e7c9500 (MD5) DISSERTAÇÃO - JOÃO LUIZ GALVÃO.pdf: 1874749 bytes, checksum: 78a848c30770f9602ced3ad5d6ff9d3b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-16T14:20:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO E CONFIRMAÇÃO.pdf: 206655 bytes, checksum: 0b58b268176391181f007e5e2e7c9500 (MD5) DISSERTAÇÃO - JOÃO LUIZ GALVÃO.pdf: 1874749 bytes, checksum: 78a848c30770f9602ced3ad5d6ff9d3b (MD5) Previous issue date: 2021-08-04 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Laboratório de Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Mathematics Teaching Laboratory | eng |
dc.subject | Didactics | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Identificação e busca de superação de obstáculos epistemológicos e didáticos no contexto do uso de laboratório de ensino de Matemática | por |
dc.title.alternative | Identification and search to overcome epistemological and didactic obstacles in the context of the use of Mathematics teaching laboratory | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termos de Depósito da BDTD | PDF - Termos de Depósito da BDTD | 201.81 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - João Luiz Galvão de Carvalho | PDF - João Luiz Galvão de Carvalho | 1.83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.