Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
Autor: Cruz, José Laelson Gomes 
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Barbosa, José Lamartine da Costa
Segundo membro da banca: Santos, Vinicio de Macedo
Resumo: Esta dissertação, intitulada “Um estudo de representações semióticas em atividades de geometria”, pretende abordar os resultados de um estudo pedagógico com características etnográficas. Consiste em uma investigação qualitativa, desenvolvida junto a alunos de uma turma de 2 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, na cidade de Boqueirão, interior da Paraíba. Nessa perspectiva, buscou-se como objetivo propiciar a análise de significados nos percursos das transformações de registros semióticos produzidos pelos alunos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos alunos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando o conteúdo semelhança de polígonos, por meio da exploração de instrumentos acessíveis que podem ser manipulados, produzidos e transformados em outros registros. A coleta de dados se deu pelas observações dos participantes que foram registradas em blocos de anotações, em questionamentos verbais, fichas de atividades dos grupos e em fotografias. Enfim, os significados revelados foram analisados com base na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, que permite compreender porque o entendimento dos conceitos de objetos matemáticos começa, somente, no momento em que o aluno é capaz de mobilizar e coordenar, de forma espontânea ou provocada, nas aulas de Matemática, em registros diferentes, as representações de um mesmo objeto matemático. Diante dessa concepção, obtivemos um método de aprimoramento do sistema cognitivo para representar os conhecimentos matemáticos em registro que satisfaçam a aprendizagem do aluno.
Abstract: This dissertation entitled "A study of semiotic representations in geometry activities" intends to approach the results of a pedagogical study with ethnographic characteristics. It consists of a qualitative investigation, developed together with students of a class of 2nd year of High School of a state public school, in Boqueirão, state of Paraiba. In this perspective, the objective was to analyze the meanings in the process of transformation of the semiotic registers produced by the students. This way, we developed together with the students a didactic sequence, focusing the content resemblance of polygons, by exploring accessible instruments that can be manipulated, produced and transformed into other registers. The data collection was made by observing the participants (whose registers were made on notepads), by oral questions, worksheets and photographs. At last, the meanings revealed were analyzed based on the Semiotic Representation Registers theory, by Raymond Duval, which permits to comprehend why the understanding of the concept of mathematical objects only begins when the student is able to mobilize and coordinate in mathematics classes, in a spontaneous or artificial way, in different registers, the representations of the same mathematical object. From this conception, we obtained an improvement method of the cognitive system to represent the mathematical knowledge in registers that satisfy the studentsꞌ learning.
Palavras-chave: Representação semiótica
Semelhança de polígonos
Conversão de registros
Semiotic representation
Conversion of registers
Resemblance of polygons
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: CRUZ, J. L. G. Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406
Data de defesa: 2-Out-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Laelson Gomes Cruz.pdfPDF - José Laelson Gomes Cruz43.49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.