Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, José Laelson Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http:/lattes.cnpq.br/9430518144833113 | por |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, José Joelson Pimentel de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 | por |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, José Lamartine da Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6154502536150355 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vinicio de Macedo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9347801716291932 | por |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T19:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-02 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, J. L. G. Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação, intitulada “Um estudo de representações semióticas em atividades de geometria”, pretende abordar os resultados de um estudo pedagógico com características etnográficas. Consiste em uma investigação qualitativa, desenvolvida junto a alunos de uma turma de 2 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, na cidade de Boqueirão, interior da Paraíba. Nessa perspectiva, buscou-se como objetivo propiciar a análise de significados nos percursos das transformações de registros semióticos produzidos pelos alunos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos alunos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando o conteúdo semelhança de polígonos, por meio da exploração de instrumentos acessíveis que podem ser manipulados, produzidos e transformados em outros registros. A coleta de dados se deu pelas observações dos participantes que foram registradas em blocos de anotações, em questionamentos verbais, fichas de atividades dos grupos e em fotografias. Enfim, os significados revelados foram analisados com base na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, que permite compreender porque o entendimento dos conceitos de objetos matemáticos começa, somente, no momento em que o aluno é capaz de mobilizar e coordenar, de forma espontânea ou provocada, nas aulas de Matemática, em registros diferentes, as representações de um mesmo objeto matemático. Diante dessa concepção, obtivemos um método de aprimoramento do sistema cognitivo para representar os conhecimentos matemáticos em registro que satisfaçam a aprendizagem do aluno. | por |
dc.description.abstract | This dissertation entitled "A study of semiotic representations in geometry activities" intends to approach the results of a pedagogical study with ethnographic characteristics. It consists of a qualitative investigation, developed together with students of a class of 2nd year of High School of a state public school, in Boqueirão, state of Paraiba. In this perspective, the objective was to analyze the meanings in the process of transformation of the semiotic registers produced by the students. This way, we developed together with the students a didactic sequence, focusing the content resemblance of polygons, by exploring accessible instruments that can be manipulated, produced and transformed into other registers. The data collection was made by observing the participants (whose registers were made on notepads), by oral questions, worksheets and photographs. At last, the meanings revealed were analyzed based on the Semiotic Representation Registers theory, by Raymond Duval, which permits to comprehend why the understanding of the concept of mathematical objects only begins when the student is able to mobilize and coordinate in mathematics classes, in a spontaneous or artificial way, in different registers, the representations of the same mathematical object. From this conception, we obtained an improvement method of the cognitive system to represent the mathematical knowledge in registers that satisfy the studentsꞌ learning. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-06-05T12:35:33Z No. of bitstreams: 1 PDF - José Laelson Gomes Cruz.pdf: 44531512 bytes, checksum: a357fed2c989fac0edbd0e31103bde2a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-06-13T19:10:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - José Laelson Gomes Cruz.pdf: 44531512 bytes, checksum: a357fed2c989fac0edbd0e31103bde2a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-13T19:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - José Laelson Gomes Cruz.pdf: 44531512 bytes, checksum: a357fed2c989fac0edbd0e31103bde2a (MD5) Previous issue date: 2018-10-02 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8469/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20Laelson%20Gomes%20Cruz.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Representação semiótica | por |
dc.subject | Semelhança de polígonos | por |
dc.subject | Conversão de registros | por |
dc.subject | Semiotic representation | eng |
dc.subject | Conversion of registers | eng |
dc.subject | Resemblance of polygons | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Laelson Gomes Cruz.pdf | PDF - José Laelson Gomes Cruz | 43.49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.