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dc.creatorCruz, José Laelson Gomes-
dc.creator.Latteshttp:/lattes.cnpq.br/9430518144833113por
dc.contributor.advisor1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee2Santos, Vinicio de Macedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9347801716291932por
dc.date.accessioned2019-06-13T19:10:28Z-
dc.date.issued2018-10-02-
dc.identifier.citationCRUZ, J. L. G. Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406-
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada “Um estudo de representações semióticas em atividades de geometria”, pretende abordar os resultados de um estudo pedagógico com características etnográficas. Consiste em uma investigação qualitativa, desenvolvida junto a alunos de uma turma de 2 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, na cidade de Boqueirão, interior da Paraíba. Nessa perspectiva, buscou-se como objetivo propiciar a análise de significados nos percursos das transformações de registros semióticos produzidos pelos alunos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos alunos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando o conteúdo semelhança de polígonos, por meio da exploração de instrumentos acessíveis que podem ser manipulados, produzidos e transformados em outros registros. A coleta de dados se deu pelas observações dos participantes que foram registradas em blocos de anotações, em questionamentos verbais, fichas de atividades dos grupos e em fotografias. Enfim, os significados revelados foram analisados com base na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, que permite compreender porque o entendimento dos conceitos de objetos matemáticos começa, somente, no momento em que o aluno é capaz de mobilizar e coordenar, de forma espontânea ou provocada, nas aulas de Matemática, em registros diferentes, as representações de um mesmo objeto matemático. Diante dessa concepção, obtivemos um método de aprimoramento do sistema cognitivo para representar os conhecimentos matemáticos em registro que satisfaçam a aprendizagem do aluno.por
dc.description.abstractThis dissertation entitled "A study of semiotic representations in geometry activities" intends to approach the results of a pedagogical study with ethnographic characteristics. It consists of a qualitative investigation, developed together with students of a class of 2nd year of High School of a state public school, in Boqueirão, state of Paraiba. In this perspective, the objective was to analyze the meanings in the process of transformation of the semiotic registers produced by the students. This way, we developed together with the students a didactic sequence, focusing the content resemblance of polygons, by exploring accessible instruments that can be manipulated, produced and transformed into other registers. The data collection was made by observing the participants (whose registers were made on notepads), by oral questions, worksheets and photographs. At last, the meanings revealed were analyzed based on the Semiotic Representation Registers theory, by Raymond Duval, which permits to comprehend why the understanding of the concept of mathematical objects only begins when the student is able to mobilize and coordinate in mathematics classes, in a spontaneous or artificial way, in different registers, the representations of the same mathematical object. From this conception, we obtained an improvement method of the cognitive system to represent the mathematical knowledge in registers that satisfy the studentsꞌ learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-06-05T12:35:33Z No. of bitstreams: 1 PDF - José Laelson Gomes Cruz.pdf: 44531512 bytes, checksum: a357fed2c989fac0edbd0e31103bde2a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-06-13T19:10:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - José Laelson Gomes Cruz.pdf: 44531512 bytes, checksum: a357fed2c989fac0edbd0e31103bde2a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T19:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - José Laelson Gomes Cruz.pdf: 44531512 bytes, checksum: a357fed2c989fac0edbd0e31103bde2a (MD5) Previous issue date: 2018-10-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8469/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20Laelson%20Gomes%20Cruz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação semióticapor
dc.subjectSemelhança de polígonospor
dc.subjectConversão de registrospor
dc.subjectSemiotic representationeng
dc.subjectConversion of registerseng
dc.subjectResemblance of polygonseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUm estudo de representações semióticas em atividades de Geometriapor
dc.typeDissertaçãopor
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