Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS : [131] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Augusto dos Anjos na aula de Língua Portuguesa: ressignificando identidades poéticas através do letramento literário no Ensino Fundamental, anos finais
Cada vez mais o cenário social passa por transformações, e se faz necessário leituras críticas dos acontecimentos. A escola tem a tarefa de letrar os seus alunos, em várias esferas, dentre elas, a literária, para que estes sujeitos escolares possam transitar reflexivamente na contemporaneidade. Neste contexto, de grandes transformações e necessidades reflexivas, o poético (o poema) se apresenta enquanto possibilidade para letrar os alunos, tendo em vista o seu teor reflexivo. Neste cenário, i...
PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL-DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
As histórias em quadrinhos são um gênero multimodal que se compõe de diferentes modos de comunicação, como texto escrito, imagens, sons e vídeos (modo digital), diálogos e narração. Ao utilizá-las como ferramenta didática, vários benefícios são facilmente conquistados para despertar o interesse do aluno na leitura e escrita proficientes. Primeiramente, as HQs são frequentemente mais acessíveis, por ter uma linguagem artístico-lúdica atrativa e enunciados curtos e menos complexos em relação ao...
“O menino do Oboé e "Baobá": os letramentos literário e étnico-racial na sala de aula
Este estudo trata de uma pesquisa sobre uma experiência de leitura literária no ambiente escolar, possibilitando reflexões a respeito do exercício da cidadania quanto ao reconhecimento da diversidade étnico-racial. Teve por objetivo promover a leitura literária na perspectiva do letramento a partir do gênero conto, dando ênfase à recepção da leitura literária quanto às questões da ancestralidade e da identidade afro-brasileira. A proposta de leitura foi desenvolvida com alunos do 9º...
A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
Tendo em vista a dificuldade de leitura que está presente em grande parte dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e, sobretudo, a falta de contato desses alunos com a leitura de livros de literatura, esta dissertação tem por objetivo principal promover o letramento literário dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a partir da sequência expandida proposta por Rildo Cosson (2022), tendo por instrumento a obra Os contos de Beedle, o bardo que pertence ao universo Harry Potter e à li...
Variação lexical à luz da sociolinguística: um estudo sobre termos pejorativos com base no gênero ‘Reel’
Este foi um trabalho desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Estadual da Paraíba, campus III e se insere no campo das Linguagens e Letramentos, com foco nos Estudos da Linguagem e Prática Social. Sua motivação surgiu da necessidade de trabalhar, em sala de aula, aspectos relacionados à função social da língua, após identificar o emprego, por parte dos alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Patos–PB, de variantes lexicais que p...
Apagamento por apócope do rótico /R/ em verbos no infinitivo na escrita de alunos do 6ºano do ensino fundamental: uma proposta de intervenção fono-ortográfica
Ao considerar as relações existentes entre oralidade e escrita, a prática docente em língua portuguesa pode possibilitar o enfrentamento de dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar as possíveis influências do processo fonológico por apócope, que consiste no apagamento de fonemas no final de um vocábulo, como a queda do /r/ em tomar > “tomá”, para minimizar as dificuldades de escrita numa turma de 6º ano de uma escola pública da ...
Práticas de letramento crítico com o gênero discursivo textual artigo de opinião: uma proposta didática funcionalista para o 9º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa apresenta uma proposta de letramento crítico por meio do trabalho desenvolvido com o gênero discursivo-textual artigo de opinião. Trata-se de uma pesquisa-ação para com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com vistas a apresentar, debater e explorar os aspectos do gênero supracitado numa perspectiva prática, de modo que o educando seja situado no contexto da argumentação. A proposta tem como objetivo geral investigar como o desenvolvimento de práticas de letramento crítico, p...
Identidade étnico-racial na literatura infanto-juvenil: uma proposta de leitura para o 7º ano do ensino fundamental, anos finais
A representação étnico-racial na literatura e na mídia, historicamente marcada por estereótipos e preconceitos, reflete uma realidade enraizada na sociedade brasileira, inclusive no ambiente educacional. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver competências leitoras a partir da literatura infantojuvenil de temática negra, observando o impacto do letramento literário na valorização da identidade negra e no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental,...
Trilhas de aprendizagem em hiperdocumentos: ferramentas metodológicas para o desenvolvimento da competência comunicativa
Esta pesquisa é fruto de estudos a nível de mestrado realizados no PROFLETRAS da UEPB, Campus III, e objetiva analisar como as trilhas de aprendizagem em hiperdocumentos, enquanto ferramenta metodológica complementar, podem potencializar o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) nas aulas de língua portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental. Assim, alia-se uma técnica de metodologia ativa às novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) para o estudo da língua em uso, centr...
“A Bolsa Amarela" e a formação do leitor literário: uma experiência de leitura no ensino fundamental com criação de ebook trailers
Promover práticas de leitura em sala de aula, proporcionando momentos de reflexão e fruição, é uma necessidade, principalmente, nos anos finais do ensino fundamental. Considerando isso, a presente pesquisa tem como tema o letramento literário e a formação do leitor e busca como objetivo geral elaborar book trailers a partir da leitura da obra A Bolsa Amarela (2021) da autora Lygia Bojunga, almejando o letramento literário. A turma escolhida para desenvolver essa proposta é uma turma do 7º ano...
O cordel na sala de aula: a representação do feminino nas faces do letramento
Esta pesquisa tem por objetivo promover a leitura literária do cordel para a formação do leitor na perspectiva do letramento em uma turma do 9º ano da rede municipal de Passa e Fica–RN. Diante das dificuldades de leitura, especialmente literária, observadas em sala de aula, o interesse esteve em propor uma sequência de atividades com ênfase no desenvolvimento de competências leitoras dos alunos através do texto poético. Em função disso, foram objeto de estudo três folhetos, a saber, A princes...
Gênero fábula no processo de ensino da leitura e da escrita no 8º Ano do Ensino Fundamental
É através da linguagem que os seres humanos tornam-se sujeitos sociais. Portanto, o ensino da linguagem é um instrumento essencial para a construção do processo de interação e influencia diretamente nas relações sociais entre os sujeitos. Diante disso, nos dedicamos ao ensino da linguagem, especialmente ao desafio de ensinar a ler e escrever. Nesse sentido, essa pesquisa, que se desenvolveu no âmbito do PROFLETRAS, (Mestrado Profissional em Letras) Campus III, UEPB, soma esforços no enfrentam...
O desenvolvimento da escrita através da retextualização do artigo de opinião para o meme no 9° Ano do Ensino Fundamental
O trabalho com gêneros textuais/discursivos tem sido um desafio para despertar o interesse dos alunos, por isso, é preciso encontrar estratégias que sejam atrativas e mais significativas para a vida dos estudantes. Com esse intuito, esta pesquisa foi elaborada, com o objetivo de desenvolver uma proposta de retextualização do gênero artigo de opinião para o meme como estratégia didática no desenvolvimento da proficiência da escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Metodolog...
Variação linguística na perspectiva dos contínuos de urbanização, oralidade-letramento e monitoração estilística mediada pelo gênero Letra de RAP
O ensino de Língua materna, a maioria dos falantes do Português brasileiro (doravante PB), por tradição, está associado, tão somente, ao estudo da norma padrão, enquanto modelo de língua. De tal modo, verifica-se um hiato entre o que de fato é a língua (sistema variável) e o ensino institucionalizado da língua materna na escola, que consiste em dar ênfase ao repasse quase que exclusivo de regras da Gramática Tradicional, em detrimento à competência comunicativa do aluno. Diante da importância...
O gênero textual comentário-online nas aulas de língua portuguesa do 9º ano: uso dos articuladores argumentativos
O ensino de escrita na sociedade contemporânea vem passando por diversas mudanças impulsionadas pelo uso das novas tecnologias, contexto no qual os jovens estão inseridos. Assim, a escola necessita utilizar a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem, implementando ao currículo práticas de ensino que contemplem gêneros textuais do ambiente digital nas aulas de Língua Portuguesa, no sentido de promover a educação crítica, reflexiva e ética no ambiente virtual. Diante disso, desenvolvemos ...
Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
O ensino de literatura nas escolas frequentemente se restringe a práticas fragmentadas, limitando-se ao conhecimento de textos isolados, autores e suas respectivas obras. No contexto do ensino fundamental, a leitura em sala de aula tem sido restrita ao conteúdo do livro didático, com atividades voltadas exclusivamente para a busca de informações gramaticais do texto, sem permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura. Na maioria dos casos, os alunos leem apenas para obter re...
O anúncio publicitário e a representação da figura feminina: uma proposta linguístico-discursiva para alunos do 9ª ano do ensino fundamental
O ato de ler desempenha um papel essencial na sociedade atual, permitindo desvendar tanto a sociedade em si como as interações humanas. Por meio de seu ensino, os sujeitos refletem sobre os discursos e adquirem as habilidades linguísticas necessárias para se comunicar de forma eficaz, exercer a cidadania plena e interagir de maneira significativa com outras pessoas. Contudo, tem sido frequente a discussão entre professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental a respeito ...
Gênero jornalístico artigo de opinião: ressignificando a aprendizagem por meio de jogos pedagógicos no 9º ano do ensino fundamental
O ensino do gênero textual artigo de opinião possibilita que o estudante desenvolva habilidades que o leve a expressar seu ponto de vista sobre determinado tema, utilizando argumentos convincentes e estratégias discursivas persuasivas. Observando a problemática do desenvolvimento das competências argumentativas e persuasivas de alunos do 9° ano do ensino fundamental, investigamos as contribuições que o gênero textual artigo de opinião pode trazer para estes educandos. Nosso objetivo geral é d...
O gênero anúncio publicitário sob o viés discursivo: oficinas de leitura no ensino fundamental
Dada a importância do ensino-aprendizagem da leitura proficiente de gêneros discursivos, neste atual contexto sociohistórico contemporâneo, marcado pela profusão de informações e pelo consumismo exacerbado (BAUMAN, 2008) e, tendo em vista a necessidade de ampliar as possibilidades de leitura desses gêneros, dentre eles, o anúncio publicitário – responsável por propagar, entre os sujeitos (alunos, também) – ideias e comportamentos consumistas, objetivou-se: discutir e desenvolver uma proposta ...
Compondo Quadrinhos: atividades de leitura e escrita na escola
Com o avanço da tecnologia, a sociedade vem passando por significativas transformações e junto com elas surge uma infinidade de novos gêneros textuais/discursivos como forma de materializar a linguagem. Inteirar-se das diversas formas de se comunicar, significa estar inserido no mundo. Sendo assim, é de fundamental importância que a escola trabalhe de forma efetiva a linguagem, procurando dividir as atividades de metalinguagem gramatical com aquelas voltadas para a leitura e produção dos...
- 38 Ensino
- 29 Leitura
- 17 Escrita
- 17 Letramento literário
- 14 Teaching
- 12 Letramento
- 12 Reading
- . ver mais >
- 131 UEPB
- 130 Dissertação
- 1 Tese
- 25 2999