Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5169
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O GÊNERO TIRINHA COMO INSTRUMENTO DE AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS |
Autor: | MORAIS, RHAISSA ELIDA SILVA DE |
Primeiro orientador: | LINS, JUAREZ NOGUEIRA |
Resumo: | A problemática em torno do ato de argumentar, tanto na forma escrita quanto na oral, era perceptível nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo, na escola pública, onde a professora e também pesquisadora do PROFLETRAS leciona, quando os alunos, por vezes, respondiam de forma objetiva com uso de “sim” ou “não”, ficando um hiato quando se pedia para justificar uma resposta, ou mesmo confirmá-la com algum trecho de texto ou fundamento. Nesse sentido, ao observar as dificuldades que eles possuíam para formular questionamentos ou defender suas ideias de forma produtiva e coerente, buscamos aliar o ensino da Língua ao gênero textual e/ou discursivo tirinha, com o objetivo de desenvolver a capacidade argumentativa dos alunos a partir de uma proposta didática, com as tirinhas de Mafalda no ensino fundamental anos finais. Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa e pesquisa-ação, de natureza aplicada, com procedimentos que compreendiam módulos de leitura e produção, oralidade e escrita através de tirinhas previamente selecionadas. Desse modo foram propostas discussões orais com os temas em questão e elaboração de tirinhas críticas, com fins de a ampliar os meios que levassem à construção de argumentos. Teoricamente, usamos como fundamentação os estudos de Marcuschi (2008), versando sobre os gêneros textuais como práticas sociais, de Bakhtin (2003) trazendo noções de gêneros discursivos e seus elementos básicos, de Koch e Elias (2022), refletindo sobre a argumentação para o ensino e, de Lopes-Rossi (2006) baseando o uso de módulos didáticos com leitura e escrita, entre outros. A pesquisa foi aplicada em uma turma de 8º ano de uma Escola Municipal na cidade de Caldas Brandão, estado da Paraíba. Para tanto, o uso do gênero tirinha com vistas à ampliação do repertório sociocultural e crítico dos alunos oportunizou a construção de melhores argumentos, e em consequência, instigou uma participação com maior desenvoltura das atividades escolares e extraescolares. Logo, após a aplicação da referida proposta, foi possível observar uma evolução discente, uma vez que eles passaram a interagir nas aulas de forma oral, expressando suas opiniões sobre as temáticas abordadas. Da mesma forma, houve um melhor desempenho nas atividades escritas, uma vez que das perguntas que pediam justificativas, poucas ficaram sem respostas. Concluímos, pois, que a contribuição da proposta didática para a ampliação da competência argumentativa foi relevante, considerando que a partir dela os alunos demonstraram confiança e motivação para buscar fontes que fossem capazes de sustentar suas teses, não apenas em sala de aula, mas em diversas situações na vida em sociedade. |
Abstract: | El problema en torno al acto de argumentar, tanto en la forma escrita como en la oral, era perceptible en las clases de Lengua Portuguesa, especialmente en la escuela pública, donde la profesora y también investigadora de PROFLETRAS enseña, cuando los alumnos, a veces, respondían de forma objetiva con el uso de “sí” o “no”, quedando un hiato cuando se pedía justificar una respuesta, o incluso confirmarla con algún fragmento de texto o fundamento. En este sentido, al observar las dificultades que tenían para formular preguntas o defender sus ideas de forma productiva y coherente, buscamos aliar la enseñanza de la lengua al género textual y/o discursivo cómico, con el objetivo de desarrollar la capacidad argumentativa de los alumnos a partir de una propuesta didáctica, con las tiras de Mafalda en los últimos años de la educación primaria. Metodológicamente, utilizamos un enfoque cualitativo y de investigación-acción, de naturaleza aplicada, con procedimientos que comprendían módulos de lectura y producción, oralidad y escritura a través de tiras previamente seleccionadas. De esta manera, se propusieron discusiones orales con los temas en cuestión y la elaboración de tiras críticas, con el fin de ampliar los medios que condujeran a la construcción de argumentos. Teóricamente, utilizamos como fundamento los estudios de Marcuschi (2008), versando sobre los géneros textuales como prácticas sociales, de Bakhtin (2003) trayendo nociones de géneros discursivos y sus elementos básicos, de Koch y Elias (2022), reflexionando sobre la argumentación para la enseñanza y, de Lopes-Rossi (2006) basando el uso de módulos didácticos con lectura y escritura, entre otros. La investigación se aplicó en una clase de 8º año de una Escuela Municipal en la ciudad de Caldas Brandão, estado de Paraíba. Para ello, el uso del género cómico con vistas a la ampliación del repertorio sociocultural y crítico de los alumnos oportunizó la construcción de mejores argumentos, y en consecuencia, instigó una participación con mayor desenvoltura de las actividades escolares y extraescolares. Luego, después de la aplicación de dicha propuesta, fue posible observar una evolución estudiantil, una vez que comenzaron a interactuar en las clases de forma oral, expresando sus opiniones sobre los temas abordados. Del mismo modo, hubo un mejor desempeño en las actividades escritas, ya que de las preguntas que pedían justificaciones, pocas quedaron sin respuesta. Concluimos, por lo tanto, que la contribución de la propuesta didáctica para la expansión de la competencia argumentativa fue relevante, considerando que a partir de ella los estudiantes demostraron confianza y motivación para buscar fuentes que fueran capaces de sostener sus tesis, no solo en el aula, sino en diversas situaciones en la vida en sociedad. |
Palavras-chave: | Ensino. Gênero textual e/ou discursivo. Argumentação. Tirinhas. Mafalda. |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | MORAIS, RHAISSA ELIDA SILVA DE. O GÊNERO TIRINHA COMO INSTRUMENTO DE AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. 2025. [252]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5169 |
Data de defesa: | 15-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação ok.pdf | Documento principal | 12.38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
TermoRhaissaassinado.pdf | Termo de autorização | 406.71 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.