Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5181
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma Proposta Didática Para A Articulação Dos Eixos No Processo Avaliativo Em Língua Portuguesa, No Gênero Seminário |
Autor: | Barbosa, Joselice Diniz Maia e ![]() |
Primeiro orientador: | Lins, Juarez Nogueira |
Primeiro membro da banca: | Lins, Juarez Nogueira |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Antonio Flávio Ferreira de |
Terceiro membro da banca: | Martins, Iara Ferreira de Melo |
Resumo: | Mesmo com todos os avanços educacionais, a avaliação permanece nos palcos das discussões por ser essencial no processo de ensino-aprendizagem e ainda ser realizada, muitas vezes, numa perspectiva tradicional e pouco produtiva. E com o ensino de Língua Portuguesa, não é diferente, pois apesar de ser um componente curricular composto por quatro eixos – Oralidade, Leitura, Produção Escrita e Análise Linguística/Semiótica – ainda percebemos no cotidiano das salas de aula, um ensino individualizado e desarticulado entre os eixos, desencadeando um processo avaliativo de mesma natureza, em que é possível haver o privilégio ou mesmo a exclusão de algum eixo no processo avaliativo. Considerando esse contexto, questionou-se: Como os alunos veem o processo avaliativo em Língua Portuguesa? É possível que a avaliação no ensino de Língua Portuguesa se realize através do gênero textual Seminário, de maneira que todos os eixos sejam contemplados e estejam articulados entre si? De que forma uma proposta didática pode contribuir para melhorar a avaliação dos eixos de Língua Portuguesa? Buscando responder a essas questões, elaboramos esta pesquisa, que teve por objetivo geral desenvolver uma proposta didática de avaliação para articulação dos eixos oralidade, leitura, produção textual e análise-linguística/semiótica no processo avaliativo de Língua Portuguesa, com mesmo grau de relevância, a partir do gênero textual Seminário. Para isso, considerou-se os Documentos norteadores da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2018); os estudos de Luckesi (2010), Hoffmann (2012), Beth Marcuschi e Lívia Suassuna (2007) sobre Avaliação e Avaliação em Língua Portuguesa; Antunes (2003) sobre as principais dificuldades no estudo de Língua Portuguesa; Marcuschi (2008) e Alves Filho (2011) sobre Gêneros Textuais e Gomes-Santos (2012) sobre o Gênero Textual Seminário, entre outros. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva, com abordagens bibliográfica, quanti-qualitativa e pesquisa-ação, tendo como colaboradores uma turma do 8º Ano da Rede Municipal de Esperança – PB. Os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, com base em Bardin (1977), garantindo objetividade e confiabilidade na interpretação das informações coletadas. A proposta iniciou pela aplicação de um questionário, depois de uma sequência de atividades, abordando o gênero Seminário em sua teoria e em todos os eixos de Língua Portuguesa e em seguida um segundo questionário para concluir a intervenção. Como resultados, os alunos, a partir do estudo do gênero Seminário, compreenderam que para o ensino e a avaliação de Língua Portuguesa exercerem seus propósitos, todos os eixos deveriam ser contemplados e estar articulados entre si. |
Abstract: | Aún con todos los avances educativos, la evaluación sigue estando en el escenario de las discusiones porque es esencial en el proceso de enseñanza-aprendizaje y todavía muchas veces se realiza desde una perspectiva tradicional e improductiva. Y con la enseñanza de la Lengua Portuguesa, no es diferente, pues a pesar de ser un componente curricular compuesto por cuatro ejes – Oralidad, Lectura, Producción Escrita y Análisis Lingüístico/Semiótico – todavía notamos en el cotidiano de las aulas, una enseñanza individualizada y desarticulada entre los ejes, desencadenando un proceso de evaluación de la misma naturaleza, en el que es posible tener el privilegio o incluso la exclusión de algún eje en el proceso de evaluación. Considerando este contexto, la pregunta fue: ¿Cómo los estudiantes ven el proceso de evaluación en portugués? ¿Es posible que la evaluación en la enseñanza de la lengua portuguesa se realice a través del género textual Seminario, de forma que todos los ejes sean abarcados e interconectados? ¿Cómo puede una propuesta didáctica contribuir a la mejora de la evaluación de los ejes de la Lengua Portuguesa? Buscando responder a estas preguntas, desarrollamos esta investigación, que tuvo como objetivo general elaborar una propuesta de evaluación didáctica para la articulación de los ejes de oralidad, lectura, producción textual y análisis lingüístico/semiótico en el proceso de evaluación de la Lengua Portuguesa, con el mismo grado de pertinencia, a partir del género textual Seminario. Para tal efecto se consideraron los Documentos Rectores de la Educación Nacional, Parámetros Curriculares Nacionales (1998) y Base Curricular Nacional Común (2018); estudios de Luckesi (2010), Hoffmann (2012), Beth Marcuschi y Lívia Suassuna (2007) sobre Valoración y Evaluación en portugués; Antunes (2003) sobre las principales dificultades en el estudio de la lengua portuguesa; Marcuschi (2008) y Alves Filho (2011) sobre Géneros Textuales y Gomes-Santos (2012) sobre el Seminario de Géneros Textuales, entre otros. Desde el punto de vista metodológico, esta investigación se caracterizó como exploratoria y descriptiva, con enfoques bibliográficos, cuanti-cualitativos y de investigación-acción, teniendo como colaboradores una clase del 8º año de la Red Municipal de Esperança – PB. Los datos fueron analizados utilizando el método de análisis de contenido, basado en Bardin (1977), asegurando objetividad y confiabilidad en la interpretación de la información recolectada. La propuesta se inició con la aplicación de un cuestionario, después de una secuencia de actividades, abordando el género Seminario en su teoría y en todos los ejes de la Lengua Portuguesa y luego un segundo cuestionario para concluir la intervención. Como resultado, los estudiantes, a partir del estudio del género Seminario, comprendieron que para que la enseñanza y la evaluación de la Lengua Portuguesa cumplan sus propósitos, todos los ejes deben ser contemplados y articulados entre sí. |
Palavras-chave: | Ensino; Avaliação do Ensino-Aprendizagem; Eixos de Língua Portuguesa; Seminário. |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | Barbosa, Joselice Diniz Maia e. Uma Proposta Didática Para A Articulação Dos Eixos No Processo Avaliativo Em Língua Portuguesa, No Gênero Seminário. 2025. [380 folhas]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira - PB] . |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5181 |
Data de defesa: | 15-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO.pdf | Dissertação | 17.56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo-de-Deposito-BDTD_250430_095035 (1).pdf | Termo de Depósito | 221.01 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.