Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS : [124] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Identidade étnico-racial na literatura infanto-juvenil: uma proposta de leitura para o 7º ano do ensino fundamental, anos finais
A representação étnico-racial na literatura e na mídia, historicamente marcada por estereótipos e preconceitos, reflete uma realidade enraizada na sociedade brasileira, inclusive no ambiente educacional. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver competências leitoras a partir da literatura infantojuvenil de temática negra, observando o impacto do letramento literário na valorização da identidade negra e no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental,...
Trilhas de aprendizagem em hiperdocumentos: ferramentas metodológicas para o desenvolvimento da competência comunicativa
Esta pesquisa é fruto de estudos a nível de mestrado realizados no PROFLETRAS da UEPB, Campus III, e objetiva analisar como as trilhas de aprendizagem em hiperdocumentos, enquanto ferramenta metodológica complementar, podem potencializar o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) nas aulas de língua portuguesa do nono ano do Ensino Fundamental. Assim, alia-se uma técnica de metodologia ativa às novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) para o estudo da língua em uso, centr...
“A Bolsa Amarela" e a formação do leitor literário: uma experiência de leitura no ensino fundamental com criação de ebook trailers
Promover práticas de leitura em sala de aula, proporcionando momentos de reflexão e fruição, é uma necessidade, principalmente, nos anos finais do ensino fundamental. Considerando isso, a presente pesquisa tem como tema o letramento literário e a formação do leitor e busca como objetivo geral elaborar book trailers a partir da leitura da obra A Bolsa Amarela (2021) da autora Lygia Bojunga, almejando o letramento literário. A turma escolhida para desenvolver essa proposta é uma turma do 7º ano...
O cordel na sala de aula: a representação do feminino nas faces do letramento
Esta pesquisa tem por objetivo promover a leitura literária do cordel para a formação do leitor na perspectiva do letramento em uma turma do 9º ano da rede municipal de Passa e Fica–RN. Diante das dificuldades de leitura, especialmente literária, observadas em sala de aula, o interesse esteve em propor uma sequência de atividades com ênfase no desenvolvimento de competências leitoras dos alunos através do texto poético. Em função disso, foram objeto de estudo três folhetos, a saber, A princes...
Gênero fábula no processo de ensino da leitura e da escrita no 8º Ano do Ensino Fundamental
É através da linguagem que os seres humanos tornam-se sujeitos sociais. Portanto, o ensino da linguagem é um instrumento essencial para a construção do processo de interação e influencia diretamente nas relações sociais entre os sujeitos. Diante disso, nos dedicamos ao ensino da linguagem, especialmente ao desafio de ensinar a ler e escrever. Nesse sentido, essa pesquisa, que se desenvolveu no âmbito do PROFLETRAS, (Mestrado Profissional em Letras) Campus III, UEPB, soma esforços no enfrentam...
O desenvolvimento da escrita através da retextualização do artigo de opinião para o meme no 9° Ano do Ensino Fundamental
O trabalho com gêneros textuais/discursivos tem sido um desafio para despertar o interesse dos alunos, por isso, é preciso encontrar estratégias que sejam atrativas e mais significativas para a vida dos estudantes. Com esse intuito, esta pesquisa foi elaborada, com o objetivo de desenvolver uma proposta de retextualização do gênero artigo de opinião para o meme como estratégia didática no desenvolvimento da proficiência da escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Metodolog...
Variação linguística na perspectiva dos contínuos de urbanização, oralidade-letramento e monitoração estilística mediada pelo gênero Letra de RAP
O ensino de Língua materna, a maioria dos falantes do Português brasileiro (doravante PB), por tradição, está associado, tão somente, ao estudo da norma padrão, enquanto modelo de língua. De tal modo, verifica-se um hiato entre o que de fato é a língua (sistema variável) e o ensino institucionalizado da língua materna na escola, que consiste em dar ênfase ao repasse quase que exclusivo de regras da Gramática Tradicional, em detrimento à competência comunicativa do aluno. Diante da importância...
O gênero textual comentário-online nas aulas de língua portuguesa do 9º ano: uso dos articuladores argumentativos
O ensino de escrita na sociedade contemporânea vem passando por diversas mudanças impulsionadas pelo uso das novas tecnologias, contexto no qual os jovens estão inseridos. Assim, a escola necessita utilizar a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem, implementando ao currículo práticas de ensino que contemplem gêneros textuais do ambiente digital nas aulas de Língua Portuguesa, no sentido de promover a educação crítica, reflexiva e ética no ambiente virtual. Diante disso, desenvolvemos ...
Da leitura à escrita: o gênero crônica na perspectiva do letramento literário na EJA
O ensino de literatura nas escolas frequentemente se restringe a práticas fragmentadas, limitando-se ao conhecimento de textos isolados, autores e suas respectivas obras. No contexto do ensino fundamental, a leitura em sala de aula tem sido restrita ao conteúdo do livro didático, com atividades voltadas exclusivamente para a busca de informações gramaticais do texto, sem permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura. Na maioria dos casos, os alunos leem apenas para obter re...
O anúncio publicitário e a representação da figura feminina: uma proposta linguístico-discursiva para alunos do 9ª ano do ensino fundamental
O ato de ler desempenha um papel essencial na sociedade atual, permitindo desvendar tanto a sociedade em si como as interações humanas. Por meio de seu ensino, os sujeitos refletem sobre os discursos e adquirem as habilidades linguísticas necessárias para se comunicar de forma eficaz, exercer a cidadania plena e interagir de maneira significativa com outras pessoas. Contudo, tem sido frequente a discussão entre professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental a respeito ...
Gênero jornalístico artigo de opinião: ressignificando a aprendizagem por meio de jogos pedagógicos no 9º ano do ensino fundamental
O ensino do gênero textual artigo de opinião possibilita que o estudante desenvolva habilidades que o leve a expressar seu ponto de vista sobre determinado tema, utilizando argumentos convincentes e estratégias discursivas persuasivas. Observando a problemática do desenvolvimento das competências argumentativas e persuasivas de alunos do 9° ano do ensino fundamental, investigamos as contribuições que o gênero textual artigo de opinião pode trazer para estes educandos. Nosso objetivo geral é d...
O gênero anúncio publicitário sob o viés discursivo: oficinas de leitura no ensino fundamental
Dada a importância do ensino-aprendizagem da leitura proficiente de gêneros discursivos, neste atual contexto sociohistórico contemporâneo, marcado pela profusão de informações e pelo consumismo exacerbado (BAUMAN, 2008) e, tendo em vista a necessidade de ampliar as possibilidades de leitura desses gêneros, dentre eles, o anúncio publicitário – responsável por propagar, entre os sujeitos (alunos, também) – ideias e comportamentos consumistas, objetivou-se: discutir e desenvolver uma proposta ...
Compondo Quadrinhos: atividades de leitura e escrita na escola
Com o avanço da tecnologia, a sociedade vem passando por significativas transformações e junto com elas surge uma infinidade de novos gêneros textuais/discursivos como forma de materializar a linguagem. Inteirar-se das diversas formas de se comunicar, significa estar inserido no mundo. Sendo assim, é de fundamental importância que a escola trabalhe de forma efetiva a linguagem, procurando dividir as atividades de metalinguagem gramatical com aquelas voltadas para a leitura e produção dos...
Da leitura à produção escrita: explorando o gênero artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental
A sociedade vem passando por mudanças significativas e impactantes, as quais têm exigido cada vez mais dos sujeitos em interação, habilidades mais precisas no que se refere à leitura e à escrita. Neste contexto, tem se tornado cada vez mais desafiador e urgente para os professores, sobretudo para aqueles que trabalham com a Língua Portuguesa, construir, de forma eficiente, juntamente com seus alunos, um ensino com foco no desenvolvimento das competências relacionadas à leitura e à escrit...
A retextualização em turmas multisseriadas do ensino fundamental: da canção para a história em quadrinhos
A educação nas áreas rurais do Brasil é marcada pela presença das turmas multisseriadas, tendo em vista que a migração das famílias camponesas para as áreas urbanas e o número reduzido de nascimento de crianças fizeram diminuir bastante a quantidade de alunos nas escolas rurais. Dessa forma, as séries/anos são agrupadas numa mesma sala de aula e atendidas simultaneamente por um único professor. Subtende-se que este quadro é pouco comum dado a escassez de discussões sobre tal realidade, contud...
O Meu Pé de Laranja Lima e a gamificação: uma proposta de leitura literária
Despertar o interesse pela leitura e promover experiências de leitura literária em sala de aula, que sejam bem recebidas pelos alunos, é um desafio que as escolas enfrentam há muito tempo. Várias são as dificuldades encontradas ao desenvolver projetos voltados para esse fim. Cientes da importância da contribuição que a literatura pode trazer para o indivíduo aluno, e posteriormente, para o cidadão atuante na sociedade, propomos o desenvolvimento de uma experiência literária para os anos finai...
Convite ao poema afro-brasileiro: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário
Esta pesquisa, de natureza descritiva e propositiva, traz uma metodologia de prática de leitura do texto literário tendo por foco a formação de leitores de Ensino Fundamental em turma de 9º ano. O estudo dedica-se ao gênero poema no exercício da prática de leitura literária em sala de aula e parte da compreensão de que o texto poético, na condição de linguagem carregada de sentidos, contribui para o desenvolvimento da formação leitora na perspectiva do letramento. A proposta tem por objeto de...
A formação de leitores através da literatura juvenil: uma proposta de letramento literário sob a ótica das metodologias ativas de aprendizagem
Nossa pesquisa favorece a discussão sobre a formação do leitor literário, na segunda fase do ensino fundamental, sob a perspectiva do letramento literário com base nas metodologias ativas de aprendizagem e ênfase na leitura de narrativas da literatura juvenil, especificamente uma seleção de textos do livro Sete faces do conto de fadas (TELLES et al, 1993) e dos contos clássicos Cinderela e O gato de botas (PERRAULT, 2015), (AVILA, 2019), que serviram de inspiração para esses recontos. O princ...
Os processos fonético-fonológicos de variação linguística através das histórias em quadrinhos
O ensino de Língua Portuguesa é norteado por uma metodologia arraigada no ensino tradicional, advindo das concepções estruturalistas de Saussure. Nessa perspectiva, a língua era vista como um sistema homogêneo, atemporal e estático, o que acabou contribuindo para a formação de uma visão descontextualizada e restritiva da mesma, fato que fomentou o surgimento de vários problemas, um deles, o preconceito linguístico. Em contrapartida, a Sociolinguística surge nos Estados Unidos em mea...
Diário pessoal: uma proposta de intervenção para a prática da leitura e da escrita no sétimo ensino fundamental
A educação básica é direito de todos e é oferecida nos ambientes escolares de modo sistematizado, proporcionando aos educandos seu desenvolvimento intelectual, com vistas a torná-los cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. No entanto, ao longo do tempo, percebe-se que tais metas nem sempre são alcançadas. Para haver o desenvolvimento pleno dos educandos, é necessário superar alguns desafios, principalmente no que se refere à prática da leitura e da escrita. Diante disso, cabe a...
- 124 UEPB
- 123 Dissertação
- 1 Tese
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