Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5321
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As mulheres de Tijucopapo: Rísia e a resistência negra como crítica identitária |
Autor: | Alves, Risolene Joana ![]() |
Primeiro orientador: | Justino, Luciano Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Nogueira, Maria Simone Marinho |
Segundo membro da banca: | Aragao, Patricia Cristina de |
Terceiro membro da banca: | Silva, Reginaldo Oliveira |
Quarto membro da banca: | Brito, Herasmo Braga de Oliveira |
Resumo: | Esta pesquisa permite expor de modo reflexivo a escrita de Marilene Felinto enquanto contestação de uma manifestação da linguagem feita, até então, em mão única, na qual apenas um gênero era posto como protagonista, provando com sua obra As mulheres de Tijucopapo que é possível transpor para a literatura brasileira sujeitos da minoria que se abrem a novos territórios e novas subjetividades. É nítida sua contraposição ao discurso hegemônico imposto quando resolve escrever sobre uma mulher negra, retirante, nordestina, colocando-a como narradora-protagonista de uma história que claramente reflete sua biografia, por ser ela mesma como Rísia – negra, mulher, migrante, nordestina; sem contar as falas, o agir e o guerrear de sua personagem que remontam igualmente seus anseios, suas lutas e a vontade que demonstra em digladiar contra um sistema desfavorável e opressor para com as minorias, que são parte integrante da mesma sociedade burguesa que oprime, maltrata e humilha. A pesquisa compreende que existe um fazer literário anterior e pós Felinto; o que a antecede, trata de uma literatura predominantemente branca, masculina e elitista, onde não se lia textos com narradoras muito menos protagonistas mulheres; no entanto, depois da escritora citada, percebe-se uma mudança na cor, no gênero e na classe social, os quais foram muito bem definidos por ela. Pode-se dizer com isso que a literatura reflete muitas vezes a sombra de uma sociedade que cala, coage e distancia; que no escrever de Felinto se tem um desnudar dessa maneira tosca de ver “as gentes”. Contudo, a discussão não está para queixar-se das amarras sociais, mas de demonstrar a força de uma autora que, com sua escrita, retrata a vida como ela é, fazendo a todos enxergarem um mundo à sua volta que estava coberto pela poeira da ignorância e do preconceito. A presente pesquisa estrutura-se do seguinte modo: após o primeiro capítulo introdutório, no segundo capítulo, trataremos da autoria e crítica da crítica, parte na qual estão dispostas diferentes análises acerca da obra de Felinto. No terceiro capítulo, discutiremos identidade e a diáspora da identidade, utilizando Rísia, a protagonista, como modelo sob análise. No quarto capítulo, traçaremos um paralelo às avessas entre Rísia e Macabéa, protagonista de Clarice Lispector. No quinto capítulo, por fim, estão dispostas, as considerações finais. O estudo é estritamente de cunho bibliográfico fundamentado por uma abordagem metodológica qualitativa e crítico-teórico. O aporte teórico norteador da pesquisa pautou-se nas contribuições de Gayatri Spivak, Homi Bhabha, Luciano Justino, Regina Dalcastagnè, Stuart Hall, dentre outros. Os resultados indicam que a obra traz um modo de expor ausências sentidas por Rísia que não são só dela, mas de toda uma minoria que resiste. Em consequência, torna-se, assim, uma representação da sociedade que marca a atualidade. |
Abstract: | This research allows us to reflect on Marilene Felinto’s writing as a challenge to a language expression that was, until then, one-sided, in which only one gender was placed as the protagonist, proving with her work As mulheres de Tijucopapo that it is possible to transpose minority subjects into Brazilian literature, opening up the creation of new territories and new subjectivities. Her opposition to the imposed hegemonic discourse is clear when she decides to write about a black, migrant, northeastern woman, placing her as the narrator-protagonist of a story that can clearly reflect her biography, because she is herself like Rísia – black, woman, migrant, northeastern; not to mention the speeches, actions and wars of her character that also recall her desires, her struggles and the will she demonstrates to fight against an unfavorable and oppressive system towards minorities, who are an integral part of the same bourgeois society that oppresses, mistreats and humiliates. The research understands that there is a literary work before and after Felinto; What precedes it deals with a predominantly white, male and elitist literature, where texts with female narrators, much less female protagonists, were not read; however, after Marilene Felinto, a change in color, gender and social class can be seen, which were very well defined by her. It can be said that literature often reflects the shadow of a society that silences, coerces and distances; that in Felinto's writing we have a stripping bare of this crude way of seeing “people”. However, the discussion is not to complain about social constraints, but to demonstrate the strength of an author who, with her writing, portrays life as it is, making everyone see a world around them that was covered by the dust of ignorance and prejudice. This research is structured as follows: after the first introductory chapter, we will discuss the authorship and criticism of criticism, a chapter in which different analyses of Felinto's work are presented. In the third chapter, we will discuss identity and the diaspora of identity, using Rísia, the protagonist, as the model under analysis. In the fourth chapter, we draw a parallel between Rísia and Macabéa, Clarice Lispector's protagonist. Finally, the fifth chapter presents the final considerations. The work presents a way of exposing absences felt by Rísia that are not only hers, but of an entire minority that resists. The study is strictly bibliographic in nature, based on a qualitative and critical-theoretical methodological approach. The theoretical contributions that guided the research were the contributions of Gayatri Spivak, Homi Bhabha, Luciano Justino, Regina Dalastagnè, Stuart Hall, among others. |
Palavras-chave: | Negritude Análise literária Diáspora Resistência |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | ALVES, R. J. As mulheres de Tijucopapo: Rísia e a resistência negra como crítica identitária. 2025. 129 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5321 |
Data de defesa: | 6-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE - RISOLENE - .pdf | PDF - Risolene Joana Alves | 1.52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
TERMO BIBLIOTECA.pdf | Termo de depósito | 155.52 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.