Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Risolene Joana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8557225889996025por
dc.contributor.advisor1Justino, Luciano Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778por
dc.contributor.referee1Nogueira, Maria Simone Marinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9006294908415944por
dc.contributor.referee2Aragao, Patricia Cristina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.contributor.referee3Silva, Reginaldo Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1110267130576680por
dc.contributor.referee4Brito, Herasmo Braga de Oliveira-
dc.contributor.referee4Lattes2375662030172376por
dc.date.accessioned2025-09-26T18:20:50Z-
dc.date.issued2025-04-06-
dc.identifier.citationALVES, R. J. As mulheres de Tijucopapo: Rísia e a resistência negra como crítica identitária. 2025. 129 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5321-
dc.description.resumoEsta pesquisa permite expor de modo reflexivo a escrita de Marilene Felinto enquanto contestação de uma manifestação da linguagem feita, até então, em mão única, na qual apenas um gênero era posto como protagonista, provando com sua obra As mulheres de Tijucopapo que é possível transpor para a literatura brasileira sujeitos da minoria que se abrem a novos territórios e novas subjetividades. É nítida sua contraposição ao discurso hegemônico imposto quando resolve escrever sobre uma mulher negra, retirante, nordestina, colocando-a como narradora-protagonista de uma história que claramente reflete sua biografia, por ser ela mesma como Rísia – negra, mulher, migrante, nordestina; sem contar as falas, o agir e o guerrear de sua personagem que remontam igualmente seus anseios, suas lutas e a vontade que demonstra em digladiar contra um sistema desfavorável e opressor para com as minorias, que são parte integrante da mesma sociedade burguesa que oprime, maltrata e humilha. A pesquisa compreende que existe um fazer literário anterior e pós Felinto; o que a antecede, trata de uma literatura predominantemente branca, masculina e elitista, onde não se lia textos com narradoras muito menos protagonistas mulheres; no entanto, depois da escritora citada, percebe-se uma mudança na cor, no gênero e na classe social, os quais foram muito bem definidos por ela. Pode-se dizer com isso que a literatura reflete muitas vezes a sombra de uma sociedade que cala, coage e distancia; que no escrever de Felinto se tem um desnudar dessa maneira tosca de ver “as gentes”. Contudo, a discussão não está para queixar-se das amarras sociais, mas de demonstrar a força de uma autora que, com sua escrita, retrata a vida como ela é, fazendo a todos enxergarem um mundo à sua volta que estava coberto pela poeira da ignorância e do preconceito. A presente pesquisa estrutura-se do seguinte modo: após o primeiro capítulo introdutório, no segundo capítulo, trataremos da autoria e crítica da crítica, parte na qual estão dispostas diferentes análises acerca da obra de Felinto. No terceiro capítulo, discutiremos identidade e a diáspora da identidade, utilizando Rísia, a protagonista, como modelo sob análise. No quarto capítulo, traçaremos um paralelo às avessas entre Rísia e Macabéa, protagonista de Clarice Lispector. No quinto capítulo, por fim, estão dispostas, as considerações finais. O estudo é estritamente de cunho bibliográfico fundamentado por uma abordagem metodológica qualitativa e crítico-teórico. O aporte teórico norteador da pesquisa pautou-se nas contribuições de Gayatri Spivak, Homi Bhabha, Luciano Justino, Regina Dalcastagnè, Stuart Hall, dentre outros. Os resultados indicam que a obra traz um modo de expor ausências sentidas por Rísia que não são só dela, mas de toda uma minoria que resiste. Em consequência, torna-se, assim, uma representação da sociedade que marca a atualidade.por
dc.description.abstractThis research allows us to reflect on Marilene Felinto’s writing as a challenge to a language expression that was, until then, one-sided, in which only one gender was placed as the protagonist, proving with her work As mulheres de Tijucopapo that it is possible to transpose minority subjects into Brazilian literature, opening up the creation of new territories and new subjectivities. Her opposition to the imposed hegemonic discourse is clear when she decides to write about a black, migrant, northeastern woman, placing her as the narrator-protagonist of a story that can clearly reflect her biography, because she is herself like Rísia – black, woman, migrant, northeastern; not to mention the speeches, actions and wars of her character that also recall her desires, her struggles and the will she demonstrates to fight against an unfavorable and oppressive system towards minorities, who are an integral part of the same bourgeois society that oppresses, mistreats and humiliates. The research understands that there is a literary work before and after Felinto; What precedes it deals with a predominantly white, male and elitist literature, where texts with female narrators, much less female protagonists, were not read; however, after Marilene Felinto, a change in color, gender and social class can be seen, which were very well defined by her. It can be said that literature often reflects the shadow of a society that silences, coerces and distances; that in Felinto's writing we have a stripping bare of this crude way of seeing “people”. However, the discussion is not to complain about social constraints, but to demonstrate the strength of an author who, with her writing, portrays life as it is, making everyone see a world around them that was covered by the dust of ignorance and prejudice. This research is structured as follows: after the first introductory chapter, we will discuss the authorship and criticism of criticism, a chapter in which different analyses of Felinto's work are presented. In the third chapter, we will discuss identity and the diaspora of identity, using Rísia, the protagonist, as the model under analysis. In the fourth chapter, we draw a parallel between Rísia and Macabéa, Clarice Lispector's protagonist. Finally, the fifth chapter presents the final considerations. The work presents a way of exposing absences felt by Rísia that are not only hers, but of an entire minority that resists. The study is strictly bibliographic in nature, based on a qualitative and critical-theoretical methodological approach. The theoretical contributions that guided the research were the contributions of Gayatri Spivak, Homi Bhabha, Luciano Justino, Regina Dalastagnè, Stuart Hall, among others.por
dc.description.provenanceSubmitted by risolene.alves@aluno.uepb.edu.br (risolene.alves@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-01T02:21:02Z No. of bitstreams: 2 TESE - RISOLENE - .pdf: 1560582 bytes, checksum: 2eed52cc4a13fb9646fc32e8ffc451eb (MD5) TERMO BIBLIOTECA.pdf: 159248 bytes, checksum: 127ec01a5f18d9fc79a634e4cb501503 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2025-07-01T13:15:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE - RISOLENE - .pdf: 1560582 bytes, checksum: 2eed52cc4a13fb9646fc32e8ffc451eb (MD5) TERMO BIBLIOTECA.pdf: 159248 bytes, checksum: 127ec01a5f18d9fc79a634e4cb501503 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-26T18:20:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE - RISOLENE - .pdf: 1560582 bytes, checksum: 2eed52cc4a13fb9646fc32e8ffc451eb (MD5) TERMO BIBLIOTECA.pdf: 159248 bytes, checksum: 127ec01a5f18d9fc79a634e4cb501503 (MD5) Previous issue date: 2025-04-06eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNegritudepor
dc.subjectAnálise literáriapor
dc.subjectDiásporapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAs mulheres de Tijucopapo: Rísia e a resistência negra como crítica identitáriapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - RISOLENE - .pdfPDF - Risolene Joana Alves1.52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMO BIBLIOTECA.pdfTermo de depósito155.52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.