Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoelho, Lidiane Cristina-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6971594705368905por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Juscelino Francisco do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3532936503287691por
dc.contributor.referee1Fernandes, Sueli de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570225428889640por
dc.contributor.referee2Aragao, Patricia Cristina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.date.accessioned2025-09-26T18:09:17Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationCOELHO, L. C. Processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos em salas inclusivas no Cariri Cearense. 2025. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5317-
dc.description.resumoNo decorrer dos últimos tempos, a comunidade surda vem se mobilizando em todo o território nacional na luta pela defesa de uma educação equitativa de qualidade para as crianças surdas. Nesse prisma, a Educação Inclusiva vem passando por mudanças e transformações no que se refere à permanência do aluno surdo na escola. Pensando nesse aluno surdo que se faz presente em um ambiente escolar de ouvintes, objetivamos, nessa pesquisa, analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais em salas inclusivas na rede pública de ensino localizadas em Juazeiro do Norte – CE. Diante desse contexto, nos deparamos com uma lacuna existente em relação a materiais reducionistas, conteúdos educacionais desenvolvidos, capacitação de professores e métodos pedagógicos visuais para o surdo. Para nos fundamentar nesta pesquisa, nos respaldamos em autores como Campelo (2007), Skliar (1999), Lacerda (2011), Perlim e Strobel (2008), dentre outros. Quanto à metodologia, seguimos uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa exploratória com base em autores como Gil (2002) e Mazucato (2018), a partir de instrumentos específicos de análise descritiva como uma entrevista aplicada junto aos participantes. Para a geração de dados, faremos uma entrevista aberta com quatro professores que trabalham na rede pública de ensino no atendimento aos alunos surdos. Nesse sentido, a análise nos fará refletir sobre a educação do surdo em escolas públicas em turmas inclusivas, na preparação de materiais didáticos, além de contribuir para a formação continuada de professores, pedagogos e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como resultado desta pesquisa, será desenvolvido um e-book em Libras, voltado para os professores ouvintes, com o propósito de preconizar a comunicação professor-aluno em sala de aula.por
dc.description.abstractIn recent times, the deaf community has been mobilizing across the country in the fight to defend an equitable quality education for deaf children. In this perspective, Inclusive Education has been undergoing changes and transformations regarding the permanence of deaf students at school. Thinking about this deaf student who is present in a hearing school environment, we aimed, in this research, to analyze the teaching- learning process of deaf students in Elementary School Final Years in inclusive classrooms in the public education network located in Juazeiro do Norte – CE. Given this context, we are faced with a gap in relation to reductionist materials, developed educational content, teacher training and visual pedagogical methods for the deaf. To base ourselves on this research, we rely on authors such as Campelo (2007), Skliar (1999), Lacerda (2011), Perlim and Strobel (2008), among others. As for the methodology, we followed a qualitative approach, in an exploratory research based on authors such as Gil (2002) and Mazucato (2018), using specific descriptive analysis instruments such as an interview applied to the participants. To generate data, we will carry out an open interview with four teachers who work in the public education system serving deaf students. In this sense, the analysis will make us reflect on the education of deaf people in public schools in inclusive classes, in the preparation of teaching materials, in addition to contributing to the continued training of teachers, pedagogues and Specialized Educational Service (AEE) professionals. As a result of this research, an e-book in Libras will be developed, aimed at hearing teachers, with the purpose of promoting teacher-student communication in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by coelholidiane2012@gmail.com (coelholidiane2012@gmail.com) on 2025-07-14T14:40:11Z No. of bitstreams: 1 Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_%281%29_assinado.pdf: 129076 bytes, checksum: ec9cc26b6d1de283e75fbe7eed0d4f2a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Você só depositou seu termo de depósito de teses e dissertações. Falta depositar sua dissertação em pdf. Os dois devem vir juntos no mesmo depósito, em arquivos separados. on 2025-07-14T20:03:56Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by coelholidiane2012@gmail.com (coelholidiane2012@gmail.com) on 2025-07-14T22:12:12Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_%281%29_assinado.pdf: 129076 bytes, checksum: ec9cc26b6d1de283e75fbe7eed0d4f2a (MD5) DISSERTACAO POS DEFESA.pdf: 1059344 bytes, checksum: 4b4bee91c84a3fbcefa40ce15041997b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Na folha de rosto centralize o nome do orientador; 2 Falta colocar a ficha catalográfica no seu trabalho. A mesma deve ser colocada na terceira página, após a folha de rosto; 3 Na folha de aprovação faltam as assinaturas dos membros da banca; 4 As palavras-chave e keywords devem iniciar com letras maiúsculas; 5 Retire o espaçamento duplo entre parágrafos. Deixe apenas o espaçamento de 1,5; 6 Após as alterações corrija o sumário pois as páginas dos tópicos poderão mudar. on 2025-07-15T12:33:47Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by coelholidiane2012@gmail.com (coelholidiane2012@gmail.com) on 2025-07-16T20:41:56Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_%281%29_assinado.pdf: 129076 bytes, checksum: ec9cc26b6d1de283e75fbe7eed0d4f2a (MD5) DISSERTACAO DA LIDIANE CRISTINA COELHO.pdf: 1430134 bytes, checksum: 01cb84fa004d0c073706949889e286e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Na folha de rosto centralize o nome do orientador; 2 Falta colocar a ficha catalográfica no seu trabalho que está disponível no SAGBI. A mesma deve ser colocada na terceira página, após a folha de rosto; 3 Na folha de aprovação faltam as assinaturas dos membros da banca; 4 No resumo e no abstract o espaçamento entre linhas é de 1,5; 5 Em dissertação o texto não é contínuo. Todo tópico principal deve iniciar em uma nova página; 6 Após as alterações corrija o sumário pois as páginas dos tópicos mudarão. on 2025-07-17T12:52:14Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by coelholidiane2012@gmail.com (coelholidiane2012@gmail.com) on 2025-08-26T18:01:29Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_%281%29_assinado.pdf: 129076 bytes, checksum: ec9cc26b6d1de283e75fbe7eed0d4f2a (MD5) DISSERTACAO POS DEFESA DA LIDIANE CRISTINA COELHO.pdf: 1900622 bytes, checksum: 186d11be7c42d4ecf78841ad80742d7c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2025-08-27T10:52:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_%281%29_assinado.pdf: 129076 bytes, checksum: ec9cc26b6d1de283e75fbe7eed0d4f2a (MD5) DISSERTACAO POS DEFESA DA LIDIANE CRISTINA COELHO.pdf: 1900622 bytes, checksum: 186d11be7c42d4ecf78841ad80742d7c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-26T18:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_%281%29_assinado.pdf: 129076 bytes, checksum: ec9cc26b6d1de283e75fbe7eed0d4f2a (MD5) DISSERTACAO POS DEFESA DA LIDIANE CRISTINA COELHO.pdf: 1900622 bytes, checksum: 186d11be7c42d4ecf78841ad80742d7c (MD5) Previous issue date: 2025-02-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola Inclusiva; Materiais Reducionistas; Surdos.por
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleProcesso de ensino-aprendizagem de alunos surdos em salas inclusivas no Cariri Cearensepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_%281%29_assinado.pdfTermo de depósito126.05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DISSERTACAO POS DEFESA DA LIDIANE CRISTINA COELHO.pdfPDF - Lidiane Cristina Coelho1.86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.