Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5316
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de atividades lúdicas para o estudo do conteúdo som: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultos
Autor: Rocha, Ivania Samara Nascimento 
Primeiro orientador: Silveira, Alessandro Frederico da
Primeiro membro da banca: Ataide, Ana Raquel
Segundo membro da banca: Santos, José Jamilton
Resumo: Este estudo visa examinar as contribuições das atividades lúdicas no ensino de Física direcionado à Educação de Jovens e Adultos, vislumbrando nelas uma alternativa para dinamizar a abordagem do conteúdo Som. Escolheu-se o tema Som devido à escassez de recursos dedicados ao tema para a modalidade da EJA, além de estar diretamente ligado às várias maneiras possíveis de utilização no nosso dia a dia. A investigação é qualitativa e do tipo pedagógica, realizada em uma classe do ciclo VI na matéria de Física da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Targino da Costa Moreira, situada na cidade de Cacimba de Dentro, na Paraíba. Empregou-se a pesquisa pedagógica porque havia interesse em não apenas coletar informações, mas também em analisar esses dados, mas em auxiliar os estudantes da turma a contribuir com o entendimento das aulas. Para tanto, utilizou-se como instrumento de levantamento de dados aulas com atividades lúdicas planejadas pela professora pesquisadora e os registros dos dados por meio de gravação das aulas, registros dos estudantes no caderno, imagens fotográficas das atividades propostas, e um questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, com o intuito de buscar informação para responder à nossa pergunta de pesquisa. As análises finais desta pesquisa, com a aplicação da sequência de ensino intitulada Brincando com o Som, apresentaram um efeito bastante positivo nos aspectos esperados para a realidade local vivenciada, pois os estudantes conseguiram se engajar nas atividades de participação, construção, montagem e execução, junto com a professora e os demais colegas, com cooperação, respeito e empatia com todos.
Abstract: This study aims to examine the contributions of playful activities in the teaching of Physics directed towards Youth and Adult Education, envisioning them as an alternative to energize the approach to the content Sound. The topic Sound was chosen due to the scarcity of resources dedicated to it for the EJA modality, as well as its direct connection to the various possible uses in our daily lives. The investigation is qualitative and pedagogical in nature, conducted in a sixth-cycle class in the subject of Physics at the Pedro Targino da Costa Moreira State High School, located in the city of Cacimba de Dentro, Paraíba. Pedagogical research was employed because there was an interest not only in collecting information but also in analyzing these data, as well as in assisting the students in the class to contribute to the understanding of the lessons. To this end, the data collection instrument used was classes with playful activities planned by the researcher teacher and data records through class recordings, student notes in their notebooks, photographic images of the proposed activities, and a semi-structured questionnaire containing open and closed questions, aimed at gathering information to answer our research question. The final analyses of this research, with the application of the teaching sequence titled Playing with Sound, showed a very positive effect on the expected aspects for the experienced local reality, as the students were able to engage in participation, construction, assembly, and execution activities, along with the teacher and other classmates, with cooperation, respect, and empathy for everyone.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Atividades lúdicas
Ensino de Física
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ROCHA, Ivania Samara Nascimento. O uso de atividades lúdicas para o estudo do conteúdo som: uma proposta para a educação de jovens e adultos. 2025. 97 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5316
Data de defesa: 7-Jul-2025
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Ivania Samara Nascimento Rocha.pdfDS - Ivania Samara Nascimento Rocha6.83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Ivania Samara Nascimento Rocha.pdfPE - Ivania Samara Nascimento Rocha3.43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD96.03 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.