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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Ivania Samara Nascimento-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5753960145530209por
dc.contributor.advisor1Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.contributor.referee1Ataide, Ana Raquel-
dc.contributor.referee2Santos, José Jamilton-
dc.date.accessioned2025-09-25T19:39:04Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.citationROCHA, Ivania Samara Nascimento. O uso de atividades lúdicas para o estudo do conteúdo som: uma proposta para a educação de jovens e adultos. 2025. 97 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5316-
dc.description.resumoEste estudo visa examinar as contribuições das atividades lúdicas no ensino de Física direcionado à Educação de Jovens e Adultos, vislumbrando nelas uma alternativa para dinamizar a abordagem do conteúdo Som. Escolheu-se o tema Som devido à escassez de recursos dedicados ao tema para a modalidade da EJA, além de estar diretamente ligado às várias maneiras possíveis de utilização no nosso dia a dia. A investigação é qualitativa e do tipo pedagógica, realizada em uma classe do ciclo VI na matéria de Física da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Targino da Costa Moreira, situada na cidade de Cacimba de Dentro, na Paraíba. Empregou-se a pesquisa pedagógica porque havia interesse em não apenas coletar informações, mas também em analisar esses dados, mas em auxiliar os estudantes da turma a contribuir com o entendimento das aulas. Para tanto, utilizou-se como instrumento de levantamento de dados aulas com atividades lúdicas planejadas pela professora pesquisadora e os registros dos dados por meio de gravação das aulas, registros dos estudantes no caderno, imagens fotográficas das atividades propostas, e um questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, com o intuito de buscar informação para responder à nossa pergunta de pesquisa. As análises finais desta pesquisa, com a aplicação da sequência de ensino intitulada Brincando com o Som, apresentaram um efeito bastante positivo nos aspectos esperados para a realidade local vivenciada, pois os estudantes conseguiram se engajar nas atividades de participação, construção, montagem e execução, junto com a professora e os demais colegas, com cooperação, respeito e empatia com todos.por
dc.description.abstractThis study aims to examine the contributions of playful activities in the teaching of Physics directed towards Youth and Adult Education, envisioning them as an alternative to energize the approach to the content Sound. The topic Sound was chosen due to the scarcity of resources dedicated to it for the EJA modality, as well as its direct connection to the various possible uses in our daily lives. The investigation is qualitative and pedagogical in nature, conducted in a sixth-cycle class in the subject of Physics at the Pedro Targino da Costa Moreira State High School, located in the city of Cacimba de Dentro, Paraíba. Pedagogical research was employed because there was an interest not only in collecting information but also in analyzing these data, as well as in assisting the students in the class to contribute to the understanding of the lessons. To this end, the data collection instrument used was classes with playful activities planned by the researcher teacher and data records through class recordings, student notes in their notebooks, photographic images of the proposed activities, and a semi-structured questionnaire containing open and closed questions, aimed at gathering information to answer our research question. The final analyses of this research, with the application of the teaching sequence titled Playing with Sound, showed a very positive effect on the expected aspects for the experienced local reality, as the students were able to engage in participation, construction, assembly, and execution activities, along with the teacher and other classmates, with cooperation, respect, and empathy for everyone.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ivania Rocha (ivania.samara.nascimento.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-06T13:29:50Z No. of bitstreams: 2 Dissertação- Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 7019575 bytes, checksum: 5c5ca196cc37af4bc8d05b2dc3f62718 (MD5) PE-Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 3510198 bytes, checksum: 46c64f296a8e625d91a4a90db7875dfd (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O título do trabalho deve ficar centralizado. O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de C. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ficar centralizados nas linhas onde se encontram, com todas as letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. O título da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS deve ficar centralizado na linha. O SUMÁRIO precisa de ajustes. Corrija o alinhamento da numeração de página correspondente à direita. Os títulos das seções secundárias devem ter destaque gráfico padronizado. Compare com o sumário do modelo. Não pode haver alguns com itálico e outros não. Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem aparecer no sumário. Observe que títulos como as seções 3.1, 3.2, (...) 4.1, 4.2 (...) não estão aparecendo no sumário. Defina se a seção primária 5 ficará nomeada como CONSIDERAÇÕES ou como CONCLUSÃO. Retire o título APÊNDICES por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já deixa claro que se trata de um apêndice. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário individualmente (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - QUESTIONÁRIO ………………………………….. XX APÊNDICE B - PRODUTO EDUCACIONAL …………………... XX ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ………... XX A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Quanto à posição da numeração, ela deve ficar no canto superior direito da folha, em algarismos arábicos. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção denominada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL clicando AQUI. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, considere um título de seção secundária no sumário como 2.1 Objetivo geral. Ele se apresenta: Escrito em negrito Em caixa baixa e só com a inicial em maiúscula na primeira palavra. Em itálico Então, pela regra, o título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na página correspondente: 2.1 Objetivo geral Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Na atual página 69, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra, sem indicativo numérico. A partir da atual página 69, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, as referências das obras não ficam em texto justificado. Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. Se precisar de auxílio na geração online de referências, acesse o link abaixo: https://more.ufsc.br/inicio Na página 74, pode eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro no referido site: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Essa data será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …” Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. (Para concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado): No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa à dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF: DATA X. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 31-12-2999) por possuir informações sensíveis, pessoais. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. Preencher os demais campos. on 2025-09-08T12:46:42Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ivania Rocha (ivania.samara.nascimento.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-20T12:36:25Z No. of bitstreams: 3 Dissertação- Ivania Samara Nascimento Rocha (1).pdf: 6993072 bytes, checksum: 6c9bcd29e78ae96c161545615bd93737 (MD5) PE-Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 3510198 bytes, checksum: 46c64f296a8e625d91a4a90db7875dfd (MD5) biblioteca.uepb.edu.br .assinado.pdf: 98333 bytes, checksum: bf7315838b3727318b193b96a3ec060f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa, deixe o cabeçalho com a fonte tamanho 12. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de C. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Os termos da LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS devem ficar em ordem alfabética. Consultar o modelo para comparar. O SUMÁRIO precisa de ajustes. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem aparecer no sumário. Observe que títulos como as seções 4.1 e 4.2 não estão aparecendo no sumário. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário conforme aparecem no modelo, totalmente em caixa alta. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - QUESTIONÁRIO ………………………………….. XX APÊNDICE B - PRODUTO EDUCACIONAL …………………... XX ANEXO A – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS ………... XX A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção denominada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL clicando AQUI. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, considere um título de seção secundária no sumário como 2.1 Objetivo geral. Ele se apresenta: Escrito em negrito Em caixa baixa e só com a inicial em maiúscula na primeira palavra. Em itálico Então, pela regra, o título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na página correspondente: 2.1 Objetivo geral Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. Os títulos dos APÊNDICES e dos ANEXOS devem ficar centralizados e em caixa alta. on 2025-09-22T11:22:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ivania Rocha (ivania.samara.nascimento.rocha@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-22T22:23:13Z No. of bitstreams: 3 PE-Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 3510198 bytes, checksum: 46c64f296a8e625d91a4a90db7875dfd (MD5) biblioteca.uepb.edu.br .assinado.pdf: 98333 bytes, checksum: bf7315838b3727318b193b96a3ec060f (MD5) Dissertação- Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 6992230 bytes, checksum: ae0b3b0678b0543cf106d00b27f198b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-22T22:42:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE-Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 3510198 bytes, checksum: 46c64f296a8e625d91a4a90db7875dfd (MD5) biblioteca.uepb.edu.br .assinado.pdf: 98333 bytes, checksum: bf7315838b3727318b193b96a3ec060f (MD5) Dissertação- Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 6992230 bytes, checksum: ae0b3b0678b0543cf106d00b27f198b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T19:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE-Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 3510198 bytes, checksum: 46c64f296a8e625d91a4a90db7875dfd (MD5) biblioteca.uepb.edu.br .assinado.pdf: 98333 bytes, checksum: bf7315838b3727318b193b96a3ec060f (MD5) Dissertação- Ivania Samara Nascimento Rocha.pdf: 6992230 bytes, checksum: ae0b3b0678b0543cf106d00b27f198b0 (MD5) Previous issue date: 2025-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectAtividades lúdicaspor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO uso de atividades lúdicas para o estudo do conteúdo som: uma proposta para a Educação de Jovens e Adultospor
dc.typeDissertaçãopor
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