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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5315
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A organização e implementação de aulas de um professor de matemática para uma aluna surda: um estudo de caso em uma sala de aula numa perspectiva inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | The organization and implementation of classes by a mathematics teacher for a deaf student: a case study in a classroom from an inclusive perspective |
Autor: | Santos, Vanessa Lays Oliveira dos ![]() |
Primeiro orientador: | Menezes, Marcus Bessa de |
Primeiro membro da banca: | Lima, Anna Paula de Avelar Brito |
Segundo membro da banca: | Almeida, Fernando Emílio Leite de |
Terceiro membro da banca: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Quarto membro da banca: | Onofre, Eduardo Gomes |
Resumo: | Esta pesquisa se desenvolve entrelaçando os constructos da Teoria das Situações Didáticas e os princípios da Educação Inclusiva. Temos como objetivo principal analisar a organização e implementação da aula de um professor de Matemática para uma aluna surda em uma sala de aula, numa perspectiva inclusiva. Este estudo, qualitativo, consistiu em um estudo de caso que envolveu os seguintes colaboradores: um professor de Matemática, um intérprete de Libras, uma estudante surda e estudantes ouvintes. O loco da pesquisa foi uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola do estado do Rio Grande do Norte. Para alcançar nosso objetivo principal, nossas análises se desenvolveram a partir dos estudos sobre o modelo dos níveis de atividade do professor conforme apresentado por Claire Margolinas. Nesse sentido, extraímos categorias de cada nível do modelo da supracitada autora e analisamos nossos dados com base em critérios estabelecidos para responder ao nosso objeto de estudo. Os critérios estabelecidos em cada categoria foram cruciais para analisarmos a organização e implementação da aula de Matemática do professor colaborador desta pesquisa. Além disso, permitiram-nos avançar na discussão sobre a inclusão de estudantes surdos na sala de aula de Matemática da escola comum, orientada pelas ideias de autores como Nogueira, Soares, Zanquetta, Borges, Viana, Lacerda e Oliveira. Após as considerações de cada categoria analisada, os dados construídos nos apontam que a inclusão da aluna na sala de aula e sua comunicação estão mais relacionadas ao acesso linguístico e institucional. Quanto ao acesso ao saber matemático visado durante as aulas, os dados apontam que este é comprometido pela dificuldade do professor para organizar e implementar um projeto de aula que inclua efetivamente a aluna surda em condições de igualdade e equidades com os demais alunos ouvintes. Essas dificuldades enfrentadas pelo professor estão relacionadas a diversos fatores; entre os quais, podemos mencionar suas concepções, escolhas, ações, metodologia, formação e suporte da instituição escolar para um trabalho docente em uma perspectiva inclusiva. Ressaltamos ainda que esta pesquisa, de natureza profissional, apresenta como um dos seus resultados um Processo Educacional, intitulado “Diálogos sobre a aula de Matemática para alunos surdos numa perspectiva inclusiva”. Esse Processo aborda a trajetória de doutoramento da pesquisadora ao explorar ações que possibilitaram construir diálogos entre pesquisadores, professores, professores em formação e intérpretes de Libras sobre a aula de Matemática para estudantes surdos numa perspectiva inclusiva. |
Abstract: | This research is conducted by interweaving the constructs of the Theory of Didactic Situations with the principles of Inclusive Education. The main objective is to analyse the organization and implementation of a Mathematics teacher's lesson for a deaf female student in a classroom, from an inclusive perspective. This qualitative study consisted of a case study involving the following collaborators: a Mathematics teacher, a Brazilian Sign Language (Libras) Interpreter, a deaf female student, and hearing students. The setting of the research was a second-year High School class at a school in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. To achieve our main objective, the analyses were developed based on studies of the teacher activity levels model presented by Claire Margolinas. In this sense, categories were extracted from each level of the aforementioned author's model to analyze our data based on criteria established and address our research objective. The criteria established in each category were essential to analyse the organization and implementation of the lesson taught by the collaborating Mathematics teacher in this study. In addition, they allowed us to advance the discussion on deaf students' inclusion in regular school Mathematics classrooms, guided by the ideas of authors such as Nogueira, Soares, Zanquetta, Borges, Viana, Lacerda, and Oliveira. After considering each category analyzed, the data indicate that the deaf female student's inclusion in the classroom and her communication are related to the linguistic and institutional access. Regarding access to mathematical knowledge targeted during classes, the data also indicate that this is compromised by the teacher's difficulty in organizing and implementing a lesson plan that effectively includes the deaf female students on an equal and equitable basis with other hearing students. These difficulties faced by the teacher are related to various factors, among which we can mention their conceptions, choices, actions, methodology, training, and support provided by the school institution for teaching work from an inclusive perspective. We also emphasize that this professional research presents, as one of its outcomes, an Educational Process entitled “Dialogues on mathematics lessons for deaf students from an inclusive perspective”, which was developed as part of this research. This Process addresses the researcher's doctoral trajectory by exploring actions that enabled the establishment of dialogues between researchers, teachers, pre-service teachers, and Brazilian Sign Language (Libras) interpreters regarding Mathematics lessons for deaf students from an inclusive perspective. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Educação de surdos Diálogos docentes Educação matemática |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos. A organização e implementação de aulas de um professor de matemática para uma aluna surda: um estudo de caso em uma sala de aula numa perspectiva inclusiva. 2025. 275 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5315 |
Data de defesa: | 7-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Teses |
Arquivos associados a este item:
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