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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5315
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Vanessa Lays Oliveira dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 | por |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | por |
dc.contributor.referee1 | Lima, Anna Paula de Avelar Brito | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0430616110506423 | por |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | por |
dc.contributor.referee3 | Almeida, José Joelson Pimentel de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8166150091846962 | por |
dc.contributor.referee4 | Onofre, Eduardo Gomes | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 | por |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T18:53:20Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos. A organização e implementação de aulas de um professor de matemática para uma aluna surda: um estudo de caso em uma sala de aula numa perspectiva inclusiva. 2025. 275 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5315 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se desenvolve entrelaçando os constructos da Teoria das Situações Didáticas e os princípios da Educação Inclusiva. Temos como objetivo principal analisar a organização e implementação da aula de um professor de Matemática para uma aluna surda em uma sala de aula, numa perspectiva inclusiva. Este estudo, qualitativo, consistiu em um estudo de caso que envolveu os seguintes colaboradores: um professor de Matemática, um intérprete de Libras, uma estudante surda e estudantes ouvintes. O loco da pesquisa foi uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola do estado do Rio Grande do Norte. Para alcançar nosso objetivo principal, nossas análises se desenvolveram a partir dos estudos sobre o modelo dos níveis de atividade do professor conforme apresentado por Claire Margolinas. Nesse sentido, extraímos categorias de cada nível do modelo da supracitada autora e analisamos nossos dados com base em critérios estabelecidos para responder ao nosso objeto de estudo. Os critérios estabelecidos em cada categoria foram cruciais para analisarmos a organização e implementação da aula de Matemática do professor colaborador desta pesquisa. Além disso, permitiram-nos avançar na discussão sobre a inclusão de estudantes surdos na sala de aula de Matemática da escola comum, orientada pelas ideias de autores como Nogueira, Soares, Zanquetta, Borges, Viana, Lacerda e Oliveira. Após as considerações de cada categoria analisada, os dados construídos nos apontam que a inclusão da aluna na sala de aula e sua comunicação estão mais relacionadas ao acesso linguístico e institucional. Quanto ao acesso ao saber matemático visado durante as aulas, os dados apontam que este é comprometido pela dificuldade do professor para organizar e implementar um projeto de aula que inclua efetivamente a aluna surda em condições de igualdade e equidades com os demais alunos ouvintes. Essas dificuldades enfrentadas pelo professor estão relacionadas a diversos fatores; entre os quais, podemos mencionar suas concepções, escolhas, ações, metodologia, formação e suporte da instituição escolar para um trabalho docente em uma perspectiva inclusiva. Ressaltamos ainda que esta pesquisa, de natureza profissional, apresenta como um dos seus resultados um Processo Educacional, intitulado “Diálogos sobre a aula de Matemática para alunos surdos numa perspectiva inclusiva”. Esse Processo aborda a trajetória de doutoramento da pesquisadora ao explorar ações que possibilitaram construir diálogos entre pesquisadores, professores, professores em formação e intérpretes de Libras sobre a aula de Matemática para estudantes surdos numa perspectiva inclusiva. | por |
dc.description.abstract | This research is conducted by interweaving the constructs of the Theory of Didactic Situations with the principles of Inclusive Education. The main objective is to analyse the organization and implementation of a Mathematics teacher's lesson for a deaf female student in a classroom, from an inclusive perspective. This qualitative study consisted of a case study involving the following collaborators: a Mathematics teacher, a Brazilian Sign Language (Libras) Interpreter, a deaf female student, and hearing students. The setting of the research was a second-year High School class at a school in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. To achieve our main objective, the analyses were developed based on studies of the teacher activity levels model presented by Claire Margolinas. In this sense, categories were extracted from each level of the aforementioned author's model to analyze our data based on criteria established and address our research objective. The criteria established in each category were essential to analyse the organization and implementation of the lesson taught by the collaborating Mathematics teacher in this study. In addition, they allowed us to advance the discussion on deaf students' inclusion in regular school Mathematics classrooms, guided by the ideas of authors such as Nogueira, Soares, Zanquetta, Borges, Viana, Lacerda, and Oliveira. After considering each category analyzed, the data indicate that the deaf female student's inclusion in the classroom and her communication are related to the linguistic and institutional access. Regarding access to mathematical knowledge targeted during classes, the data also indicate that this is compromised by the teacher's difficulty in organizing and implementing a lesson plan that effectively includes the deaf female students on an equal and equitable basis with other hearing students. These difficulties faced by the teacher are related to various factors, among which we can mention their conceptions, choices, actions, methodology, training, and support provided by the school institution for teaching work from an inclusive perspective. We also emphasize that this professional research presents, as one of its outcomes, an Educational Process entitled “Dialogues on mathematics lessons for deaf students from an inclusive perspective”, which was developed as part of this research. This Process addresses the researcher's doctoral trajectory by exploring actions that enabled the establishment of dialogues between researchers, teachers, pre-service teachers, and Brazilian Sign Language (Libras) interpreters regarding Mathematics lessons for deaf students from an inclusive perspective. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Santos (vanessa.lays@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-24T13:31:01Z No. of bitstreams: 3 Tese Final_BIBLIO_Vanessa Lays Oliveira dos Santos.pdf: 9373974 bytes, checksum: 4c90466866a16cae56c9d4ee1e0c12ad (MD5) Processo Educacional_BIBLIO_ Vanessa Lays Oliveira dos Santos.pdf: 2867493 bytes, checksum: 7d3e6201c202335542ec0dbfaae9d0f4 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_VL_assinado.pdf: 84138 bytes, checksum: d29ff5b4ca48b811f0cd12f4da2d999d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: vanessa.lays@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Vanessa Lays Oliveira dos Santos Matrícula 2021311306 Prezada senhora Vanessa Lays Oliveira dos Santos, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma tese, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação gerada pelo SUAP. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática 2. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • Substitua a folha de aprovação atual pela folha com as assinaturas eletrônicas emitida pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá, sem fazer nenhuma edição no texto. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no trabalho acadêmico de conclusão de curso. 3. Deixe o texto da folha de dedicatória configurada assim como está no modelo: posicionado no canto inferior direito da página e de forma justificada. 4. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Os nomes dos anexos têm que aparecer no sumário com a seguinte configuração: ANEXO A – PLANOS DE AULA DO PROCESSO EDUCACIONAL A expressão fica no singular mesmo, ainda que haja vários documentos constituintes do anexo. ANEXO B – DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS Pela mesma razão anterior. Efetue os mesmos ajustes no corpo da tese onde tais títulos se encontram. 5. Na atual página 169, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute o mesmo ajuste para os títulos dos apêndices e dos anexos. 6. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • A assinatura eletrônica do Governo Federal não está sendo aprovada pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, responsável no Brasil pela validação desse tipo de assinatura. Ao ser submetido o documento para aprovação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Solução 1: Se continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br., o PDF do termo de depósito terá que ser assinado novamente. Depois de assinado, será preciso validar o documento em https://validar.iti.gov.br/ seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, o(a) concluinte e/ou o(a) orientador(a) devem conferir se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. Depois da assinatura ter sido aprovada, não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. OBS.: Ao optar por assinaturas eletrônicas tipo Gov.br, é necessário que o termo de depósito em PDF só seja assinado DEPOIS que todos os demais campos estiverem preenchidos, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo, depois de inserida qualquer assinatura eletrônica Gov.br, fará com que ela fique inválida, e o documento terá que ser assinado novamente. Solução 2: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em usar a assinatura manual ou manuscrita digitalizada, que deverá ser assinada ou colada na folha de aprovação. IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica do orientador por sua assinatura manuscrita só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização dele(a) por e-mail. Portanto, comunique a ele(a) essa mudança para receber a autorização. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. 7. Como última observação, algumas alterações foram feitas nos metadados na BDTD para que fiquem em conformidade com as instruções do manual de depósito. Pediria que os deixasse do jeito que estão agora, pois eles deverão ficar assim quando a obra for finalmente colocada para acesso público. O termo de depósito BDTD nessa página deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. Eu já deixei isso assinalado. FIM DOS APONTAMENTOS O produto educacional foi analisado. Nenhuma correção necessária, tudo certo com ele. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 8h às 11h Das 12h às 17h (atendimento presencial) Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-24T16:01:59Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Vanessa Santos (vanessa.lays@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-24T21:43:26Z No. of bitstreams: 3 Tese Final_BIBLIO_Vanessa Lays.pdf: 9534361 bytes, checksum: fdeaf511ba60578719877623d7f4bb55 (MD5) Processo Educacional_BIBLIO_ Vanessa Lays Oliveira dos Santos.pdf: 2867493 bytes, checksum: 7d3e6201c202335542ec0dbfaae9d0f4 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_VL_assinado (1).pdf: 412126 bytes, checksum: bc747c9dd0c0568dc720410be2c7e31c (MD5) | eng |
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dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Diálogos docentes | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | A organização e implementação de aulas de um professor de matemática para uma aluna surda: um estudo de caso em uma sala de aula numa perspectiva inclusiva | por |
dc.title.alternative | The organization and implementation of classes by a mathematics teacher for a deaf student: a case study in a classroom from an inclusive perspective | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Teses |
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