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Tipo do documento: Tese
Título: A Situação do Professor de Matemática diante da Inclusão de um Aluno com Baixa Visão: um estudo didático em sala de aula comum
Título(s) alternativo(s): La situation de l’enseignant de mathématiques face à l’inclusion d’un élève malvoyant : une étude didactique en classe ordinaire
Autor: Santos, Wuallison Firmino dos 
Primeiro orientador: Menezes, Marcus Bessa de
Primeiro membro da banca: Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da
Segundo membro da banca: Rivière, Olivier
Terceiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Quarto membro da banca: Freitas, Tiêgo dos Santos
Quinto membro da banca: Bellemain, Paula Moreira Baltar
Resumo: Nesta tese, investigamos a situação de um professor de Matemática diante da inclusão de um aluno com baixa visão em uma turma do 1º ano do Ensino Médio do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Adotamos como referencial a Teoria das Situações Didáticas, com foco na estruturação do meio a partir dos níveis de atividade do professor. A pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa voltada à interpretação de fenômenos didáticos e se configura como um estudo de caso. Articulamos entrevistas, observações em sala de aula e análise de registros escritos dos alunos e documentos institucionais, o que nos permitiu reconstruir a situação que o professor colaborador da pesquisa tem com ênfase na identificação de tensões entre as intenções didáticas declaradas, as ações efetivas e as condições de inclusão escolar. Nossos resultados indicam que a presença de um aluno com baixa visão introduz condicionantes na situação do professor que afetam a organização da aula, a gestão da turma e o acompanhamento do trabalho individual, sem necessariamente comprometer a estabilidade da prática já desenvolvida. Observamos que o professor mobiliza conhecimentos didáticos em sua atividade para responder às exigências inclusivas, mas nem sempre reconhece as implicações didáticas envolvidas na dinâmica inclusiva que se pretende instaurar, sobretudo quando os modos de acesso ao saber do aluno envolvem medidas de acessibilidade mediadas por terceiros ou enfrentam barreiras materiais e temporais relacionadas ao ritmo de aprendizagem. Evidenciamos que certas medidas não garantem, por si sós, a acessibilidade didática, e que a ajuda entre pares, embora funcional, pode reforçar assimetrias e dependências que comprometem a autonomia do aluno. Constatamos, ainda, que o professor tende a tratar a inclusão do aluno com deficiência no plano da participação visível, sem integrá-la às decisões didáticas voltadas ao acesso ao saber matemático em jogo. Concluímos que a inclusão de um aluno com deficiência visual impacta a situação do professor, tornando visíveis os limites da organização didática e exigindo decisões que articulem as exigências do coletivo, as prescrições institucionais e as necessidades específicas. Com este trabalho, contribuímos ao campo da Educação Matemática ao propor que a inclusão escolar seja compreendida como uma questão de acesso ao saber, o que implica considerar as condições didáticas que tornam a aprendizagem possível, à luz das medidas de acessibilidade adotadas.
Abstract: This thesis investigates the situation of a Mathematics teacher faced with the inclusion of a student with low vision in the first year of a technical course in Informatics, integrated into upper secondary education, at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. We adopt the Theory of Didactical Situations as our theoretical framework, focusing on the structuring of the milieu through the teacher’s levels of activity. The study follows a qualitative approach oriented toward the interpretation of didactic phenomena and is configured as a case study. The study combined interviews, classroom observations, and analyses of students’ written work and institutional documents, allowing for a reconstruction of the participating teacher’s situation with an emphasis on identifying tensions between the teacher’s declared didactic intentions, actual actions, and the conditions of school inclusion. The results indicate that the presence of a student with low vision introduces constraints on the teacher’s situation that affect lesson organization, class management, and the monitoring of individual work, without necessarily compromising the stability of the established practice. The teacher mobilizes situational didactic knowledge, developed through his interaction with the milieu, to respond to the demands of inclusion. However, he does not always recognize the didactic implications inherent in the inclusive dynamic he seeks to establish, especially when the student's access to institutional knowledge depends on accessibility measures mediated by third parties or is hindered by material or temporal constraints related to the learning pace. The findings highlight that certain measures do not, in themselves, guarantee didactic accessibility, and that peer assistance, although functional, can reinforce asymmetries and dependencies that compromise the student’s autonomy. It was also found that the teacher tends to address the inclusion of the student with a disability at the level of visible participation, without integrating it into the didactic decisions aimed at access to institutional mathematical knowledge. The inclusion of a student with a visual impairment affects the teacher’s situation by revealing the limits of didactic organization and requiring decisions that articulate the demands of the group, institutional prescriptions, and specific needs. This work contributes to the field of Mathematics Education by proposing that school inclusion be understood as a matter of access to institutional knowledge. This implies taking into account the didactic conditions that make learning possible in light of the accessibility measures adopted.
Cette thèse examine la situation d’un enseignant de Mathématiques face à l’inclusion d’un élève malvoyant dans une classe de première année du lycée, dans le cadre du cours technique en Informatique de l’Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Nous adoptons comme cadre théorique la Théorie des Situations Didactiques, en mettant l’accent sur la structuration du milieu à partir des niveaux d’activité du professeur. L’étude s’inscrit dans une approche qualitative orientée vers l’interprétation de phénomènes didactiques et se caractérise comme une étude de cas. L’étude combine des entretiens, des observations en classe et l’analyse des travaux écrits des élèves ainsi que des documents institutionnels, ce qui a permis de reconstruire la situation du professeur participant à la recherche, en mettant l’accent sur l’identification des tensions entre les intentions didactiques déclarées, les actions effectives et les conditions de l’inclusion scolaire. Les résultats indiquent que la présence d’un élève malvoyant impose des contraintes dans la situation de l’enseignant, qui affectent l’organisation du cours, la gestion de la classe et le suivi du travail individuel, sans pour autant compromettre la stabilité de la pratique déjà établie. Il a été observé que l’enseignant mobilise des connaissances didactiques dans sa pratique pour répondre aux exigences liées à l’inclusion, mais qu’il ne reconnaît pas toujours les implications didactiques inhérentes à la dynamique inclusive qu’il cherche à instaurer, surtout lorsque les modes d’accès au savoir de l’élève reposent sur des mesures d’accessibilité médiatisées par des tiers ou se heurtent à des obstacles matériels et temporels liés au rythme d’apprentissage. Il ressort que certaines mesures ne garantissent pas à elles seules l’accessibilité didactique, et que l’entraide entre pairs, bien que fonctionnelle, peut renforcer des asymétries et des dépendances qui compromettent l’autonomie de l’élève. Il a également été constaté que l’enseignant a tendance à traiter l’inclusion de l’élève en situation de handicap sur le plan de la participation visible, sans l’intégrer aux décisions didactiques visant l’accès au savoir mathématique en jeu. L’inclusion d’un élève ayant une déficience visuelle affecte la situation de l’enseignant, révélant les limites de l’organisation didactique et exigeant des décisions articulant les exigences du collectif, les prescriptions institutionnelles et les besoins spécifiques. Ce travail contribue au domaine de l’Éducation Mathématique en proposant que l’inclusion scolaire soit comprise comme une question d’accès au savoir, ce qui implique de prendre en compte les conditions didactiques qui rendent l’apprentissage possible, à la lumière des mesures d’accessibilité adoptées.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Didática da matemática
Acessibilidade didática
Entrevista de autoconfrontação
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN
Citação: SANTOS, Wuallison Firmino dos. A situação do professor de matemática diante da Inclusão de um aluno com baixa visão: um estudo didático em sala de aula comum. 2025. 435 f. Tese ( Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5279
Data de defesa: 9-Jul-2025
Aparece nas coleções:RENOEN - Teses

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