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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Wendson César Silva do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3595386440931444por
dc.contributor.advisor1Assis, Cibelle de Fátima Castro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310por
dc.contributor.referee1Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909por
dc.contributor.referee2Almeida, Jadilson Ramos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828404099372063por
dc.date.accessioned2025-07-24T13:55:16Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Wendson César Silva do. As decisões didáticas do professor de matemática na perspectiva do desenvolvimento do pensamento algébrico. 2025. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5264-
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no campo da Didática da Matemática de origem francesa, tem por objetivo investigar os fatores que influenciam as decisões didáticas realizadas por uma professora de Matemática na (re)construção de uma sequência didática envolvendo padrões e regularidades, voltada para o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do Ensino Médio. Para tanto, discutimos inicialmente alguns aspectos que julgamos importantes sobre o ensino de Álgebra e em seguida nos ancoramos no campo teórico das Decisões Didática, teoria proposta por Margolinas (2002, 2005) que apresenta o Modelo dos Níveis da Atividade do Professor, e no Modelo dos Fatores Decisionais propostos por Bessot (2019). Nossa metodologia se constitui de uma abordagem qualitativa e baseia-se no estudo de caso de uma professora de matemática participante do grupo de trabalho do Ensino Médio no Projeto PRIPINT. O procedimento para a produção dos dados da pesquisa ocorreu em três fases: Fase 1 – A produção de sequências didáticas (versão 1 e 2) a partir da tarefa “Os palitos de fósforo”; Fase 2 - Comparação das versões da sequência didática; Fase 3 - Elaboração e realização de uma entrevista com a professora. A análise dos dados foi inspirada na proposta da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) compreendida pelas fases: Pré-análise; Exploração do material e Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Com base nas análises realizadas, inferimos que as decisões tomadas pela professora para reconstrução da proposta didática emergiram da influência direta de uma combinação de fatores do tipo epistêmico e do tipo história didática, com predominância do primeiro, em especial os ligados à relação pessoal do professor à pedagogia e à relação pessoal do professor ao saber a ser ensinado. Acreditamos que a predominância desses dois subtipos de fatores epistêmicos está diretamente relacionada às concepções da professora sobre o saber matemático a ser ensinado e sobre a pedagogia que orienta esse ensino.por
dc.description.abstractThis study, developed in the field of Mathematics Didactics of French origin, aims to investigate the factors that influence the didactic decisions made by a Mathematics teacher in the (re)construction of a didactic sequence involving patterns and regularities, aimed at developing the algebraic thinking of high school students. To this end, we initially discussed some aspects that we consider important about the teaching of Algebra and then we anchored ourselves in the theoretical field of Didactic Decisions, a theory proposed by Margolinas (2002, 2005) that presents the Model of Levels of Teacher Activity, and in the Model of Decisional Factors proposed by Bessot (2019). Our methodology consists of a qualitative approach and is based on the case study of a mathematics teacher participating in the high school working group in the PRIPINT Project. The procedure for producing the research data occurred in three phases: Phase 1 – The production of didactic sequences (versions 1 and 2) based on the task “The matchsticks”; Phase 2 - Comparison of the versions of the didactic sequence; Phase 3 - Preparation and implementation of an interview with the teacher. Data analysis was inspired by the content analysis proposed by Bardin (2016), which comprises the following phases: Pre-analysis; Exploration of the material; and Treatment of results, inference and interpretation. Based on the analyses performed, we infer that the decisions made by the teacher to reconstruct the didactic proposal emerged from the direct influence of a combination of epistemic and didactic history factors, with a predominance of the former, especially those linked to the teacher's personal relationship with pedagogy and the teacher's personal relationship with the knowledge to be taught. We believe that the predominance of these two subtypes of epistemic factors is directly related to the teacher's conceptions about the mathematical knowledge to be taught and about the pedagogy that guides this teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wendson Nascimento (wendson.cesar.silva.nascimento@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-08T01:31:19Z No. of bitstreams: 3 Wendson César - Dissertação Pronta.pdf: 1578859 bytes, checksum: adf5293a1c5ec123fcc2d865680c3d78 (MD5) PRODUTO_WENDSON - Versão Pronta.pdf: 608068 bytes, checksum: c0662aee7be9c19df812b85eda334687 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-atual_assinado_assinado.pdf: 254080 bytes, checksum: 14c40d243577a5e4d25a7ff8b85020fe (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página e em negrito, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de C. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada assim como está no modelo. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Altere somente o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. O SUMÁRIO precisa de ajustes. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma dessas formas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. Retire o título APÊNDICES associado à página 133 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já deixa claro que se trata de um apêndice. Retire o título ANEXOS associado à página 137 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já deixa claro que se trata de um anexo. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário totalmente em caixa alta. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A ……………………………….. xx APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B ……………………………….. xx (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ………………………………………… xx ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B ………………………………………… xx (...) Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Quanto à posição da numeração, ela deve ficar no canto superior direito da folha. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Observe que o ano está faltando em boa parte das fontes. Na atual página 125, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute o mesmo ajuste para os títulos dos apêndices e dos anexos. Retire a página 133 com o título APÊNDICES por ser desnecessária. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. Retire a página 137, com o título ANEXOS por ser desnecessária. O título por si só de cada anexo já é suficiente para deixar claro que se trata de um anexo. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Depois dos ajustes propostos, para evitar a alteração no total de folhas do TCC, acrescente no final da obra 2(duas) páginas em branco e numeradas seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela permanecerá com 153 folhas no total e a relação 153 - 2 = 151 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). As assinaturas eletrônicas do Governo Federal de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: O resultado da verificação foi "Assinatura Indeterminada" porque a assinatura pode ter expirado ou o documento foi alterado após ser assinado com o recurso DocMDP. Veja o Guia de Orientação ao Desenvolvedor para mais detalhes. on 2025-07-09T11:49:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wendson Nascimento (wendson.cesar.silva.nascimento@aluno.uepb.edu.br) on 2025-07-24T00:01:47Z No. of bitstreams: 3 PRODUTO_WENDSON - Versão Pronta.pdf: 608068 bytes, checksum: c0662aee7be9c19df812b85eda334687 (MD5) Wendson César - Dissertação Pronta.pdf: 1610201 bytes, checksum: f4a4f39557ee05ccaca569f9138d4d6e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-Pronto.pdf: 281685 bytes, checksum: 347362252d61c411c9a8a9fea234317f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-07-24T13:41:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PRODUTO_WENDSON - Versão Pronta.pdf: 608068 bytes, checksum: c0662aee7be9c19df812b85eda334687 (MD5) Wendson César - Dissertação Pronta.pdf: 1610201 bytes, checksum: f4a4f39557ee05ccaca569f9138d4d6e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-Pronto.pdf: 281685 bytes, checksum: 347362252d61c411c9a8a9fea234317f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-24T13:55:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PRODUTO_WENDSON - Versão Pronta.pdf: 608068 bytes, checksum: c0662aee7be9c19df812b85eda334687 (MD5) Wendson César - Dissertação Pronta.pdf: 1610201 bytes, checksum: f4a4f39557ee05ccaca569f9138d4d6e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-Pronto.pdf: 281685 bytes, checksum: 347362252d61c411c9a8a9fea234317f (MD5) Previous issue date: 2024-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPensamento Algébricopor
dc.subjectGeneralização de Padrõespor
dc.subjectDecisões Didáticaspor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAs decisões didáticas do professor de matemática na perspectiva do desenvolvimento do pensamento algébricopor
dc.title.alternativeThe didactic decisions of the math teacher in the perspective of the development of algebraic thoughteng
dc.typeDissertaçãopor
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