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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5218
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Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silveira, Adriano Alves da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2677357582185749 | por |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Silvanio de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 | por |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Silvanio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vinício de Macedo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9347801716291932 | por |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Nilton Cezar | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2055261061681261 | por |
dc.contributor.referee4 | Dantas, Cláudio Rejane da Silva | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7237286586938048 | por |
dc.contributor.referee5 | Leal Junior, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/6141245971395504 | por |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T18:51:52Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Adriano Alves da. Exploração, Proposição e Resolução de Problemas: pesquisas do GEPEP e suas possibilidades para a prática pedagógica. 2025. 464 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5218 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, analisa-se quais as possibilidades das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação e Pós-Modernidade (GEPEP) em Exploração, Proposição e Resolução de Problemas na prática pedagógica. A pesquisa se situa numa abordagem qualitativa, visando buscar significados, interpretar e compreender as informações obtidas. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental por meio da qual foram analisadas dissertações dos participantes do GEPEP que desenvolveram um trabalho com a Exploração, Proposição e Resolução de Problemas. O mapeamento dessas pesquisas ajudou a perceber movimentos didáticos que nos auxiliaram no desenvolvimento de um curso de Formação Continuada de Professores que ensinam Matemática através de atividades de exploração, proposição e resolução de problemas no formato de Narrativas de Matemáticas. Os resultados evidenciaram que, para trabalhar a Resolução de Problemas (RP) via Exploração de Problemas (EP), é necessário incorporar alguns movimentos didáticos, dentre eles: há uma busca do refinamento da resolução do problema, trabalhando o problema em diferentes níveis de dificuldades e aprofundamentos; gera-se novos problemas, a partir da resolução do problema; e, com isso, a discussão do problema não se finda na (re)solução, uma vez que o professor pode retomá-la e aprofundá-la em diferentes momentos e níveis; ademais, o problema pode ser o ponto de partida para a geração de novos problemas; por sua vez, há um descontentamento em só encontrar a resolução e, com isso, incentiva-se a busca de múltiplos processos de resolução, que ajudam a aprofundar/refinar a discussão, podendo chegar a novos conteúdos, a novos problemas, à realização de novos trabalhos, a novas reflexões e novas sínteses; e à exploração do problema, podendo, inclusive, gerar um debate acerca de questões sócio-político-culturais. Já na Proposição de Problemas (PP) via Exploração de Problemas (EP), elenca-se os seguintes movimentos didáticos: o processo de problematização antecede a proposição do problema, isto é, é necessário se familiarizar com a situação-geradora de problemas para iniciar a proposição do problema; além disso, conceitos e conteúdos matemáticos são desenvolvidos a partir dos problemas propostos pelos professores e alunos; ademais, é necessário ir sempre além da proposição do problema, isto é, não se limitar apenas a propor e resolver o problema; assim, os problemas propostos podem ser fonte para a geração de novos problemas, por meio do refinamento e da reescrita do problema inicial; dessa forma, a proposição de problemas pode ocorrer antes, durante e depois do processo de resolução e exploração de problemas; os problemas propostos privilegiam não só a discussão de processos e conceitos matemáticos, mas refletem acerca de questões de cunho sócio-político-cultural. Com este estudo, concluímos que, numa prática pedagógica via Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, o trabalho de exploração-problematização-proposição de problemas possibilitou que o problema ou a situação-geradora de problemas fosse discutida em diferentes níveis de aprofundamento, indo além e além, com a realização do trabalho de: explorar, problematizar, propor, reescrever/reformular e resolver problemas. Outrossim, na experiência realizada com os professores que ensinam Matemática, notou-se que o processo de exploração de problemas impulsionou uma percepção melhor dos aspectos sócio-político-culturais em torno dos problemas propostos. | por |
dc.description.abstract | This paper analyzes the possibilities of research developed by the Study and Research Group on Education and Postmodernity (GEPEP) in the Problem Exploration, Posing and Solving in pedagogical practice. The research follows a qualitative approach, aiming to seek meanings, interpret, and understand the information gathered. Initially, a documentary research was carried out, in which dissertations from GEPEP participants who worked on Problem Exploration, Posing and Solving were analyzed. The mapping of these studies helped to identify didactic movements that contributed to the development of a Continuing Education course for Mathematics teachers, focusing on activities of problem exploration, posing and solving in the form of Mathematical Narratives. The results showed that, in order to work with Problem Solving (PS) via Problem Exploration (PE), it is necessary to incorporate specific didactic movements, such as: the pursuit of refining problem resolution by addressing the problem at different levels of difficulty and depth; the generation of new problems based on the solution of the initial problem; and the idea that the discussion of the problem does not end with its (re)solution, as the teacher may revisit and deepen it at different moments and levels; additionally, the problem can serve as a starting point for generating new problems; furthermore, there is a dissatisfaction with merely finding a resolution, and, with this, the search for multiple resolution processes is encouraged, which help to deepen/refine the discussion, potentially resulting in new content, new problems, further work, new reflections and new syntheses; as well as the exploration of the problem, which may even spark debates on socio-political-cultural issues. In Problem Posing (PP) via Problem Exploration (PE), the following didactic movements are identified: the process of problematization precedes the posing of the problem, that is, it is necessary to become familiar with the problems generating-situation before posing the problem; additionally, mathematical concepts and content are developed based on the problems proposed by both teachers and students; moreover, it is essential to go beyond simply posing the problem, meaning that one should not limit the activity to posing and solving the problem; thus, the proposed problems can serve as a source for generating new problems through refinement and rewriting of the initial problem; in this way, problem posing can occur before, during and after the problem exploration and solving process; the proposed problems not only emphasize the discussion of mathematical processes and concepts but also reflect on socio-political-cultural issues. This study concludes that, in pedagogical practice via Problem Exploration-Posing-Solving, the work of problem exploration-problematization-posing enabled the problem or problems generating-situation to be discussed at various levels of depth, going further and further with the work of: exploring, problematizing, posing, rewriting/reformulating and solving problems. Furthermore, in the experience with Mathematics teachers, it was observed that the process of problem exploration led to a better understanding of the socio-political-cultural aspects surrounding the proposed problems. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Adriano Silveira (adriano.alves.silveira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-16T23:36:20Z No. of bitstreams: 3 TS - Adriano Alves da Silveira.pdf: 9662417 bytes, checksum: e18c748be5d5961290c5d3202a25f604 (MD5) PE - Adriano Alves da Silveira.pdf: 4774736 bytes, checksum: d5b9f49ddc1a3ea00481cab93ebb4651 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 274791 bytes, checksum: a21e812603d20e2f377e1c4709e6c45b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa, coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada assim como está no modelo. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, em caixa alta e negrito. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: Procure colocar na folha de aprovação a folha com as assinaturas eletrônicas geradas pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no TCC. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5 O SUMÁRIO necessita de ajustes: O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. Observe que as seções terciárias e quaternárias estão apresentando os mesmos destaques gráficos das seções secundárias, é preciso diferenciá-las. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma dessas formas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO (no seu caso PALAVRAS INICIAIS), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Como regra geral, a numeração da primeira página da seção 1 PALAVRAS INICIAIS deverá ser igual ao número de folhas da capa até a seção 1 PALAVRAS INICIAIS menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a numeração da primeira página da seção 1 PALAVRAS INICIAIS poderá ser consultada observando a seção final deste relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, supondo que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Substitua termos como Dados da Pesquisa. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). on 2025-05-19T14:59:14Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Adriano Silveira (adriano.alves.silveira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-22T23:58:30Z No. of bitstreams: 3 PE - Adriano Alves da Silveira.pdf: 4774736 bytes, checksum: d5b9f49ddc1a3ea00481cab93ebb4651 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 274791 bytes, checksum: a21e812603d20e2f377e1c4709e6c45b (MD5) TS - Adriano Alves da Silveira.pdf: 9700884 bytes, checksum: cc703054041a0ae15775c475ffd99009 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 466 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 462 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 464 ( 466 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Será necessário obter uma nova ficha catalográfica pelo SUAP com 464 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Substitua termos como Dados da pesquisa. on 2025-05-23T12:19:17Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Adriano Silveira (adriano.alves.silveira@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-23T18:11:19Z No. of bitstreams: 3 PE - Adriano Alves da Silveira.pdf: 4774736 bytes, checksum: d5b9f49ddc1a3ea00481cab93ebb4651 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 274791 bytes, checksum: a21e812603d20e2f377e1c4709e6c45b (MD5) TS - Adriano Alves da Silveira.pdf: 9702440 bytes, checksum: d6f5df15f22df45ecd9f37070fb56d38 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-23T18:40:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PE - Adriano Alves da Silveira.pdf: 4774736 bytes, checksum: d5b9f49ddc1a3ea00481cab93ebb4651 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 274791 bytes, checksum: a21e812603d20e2f377e1c4709e6c45b (MD5) TS - Adriano Alves da Silveira.pdf: 9702440 bytes, checksum: d6f5df15f22df45ecd9f37070fb56d38 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-17T18:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PE - Adriano Alves da Silveira.pdf: 4774736 bytes, checksum: d5b9f49ddc1a3ea00481cab93ebb4651 (MD5) Termo de depósito - BDTD.pdf: 274791 bytes, checksum: a21e812603d20e2f377e1c4709e6c45b (MD5) TS - Adriano Alves da Silveira.pdf: 9702440 bytes, checksum: d6f5df15f22df45ecd9f37070fb56d38 (MD5) Previous issue date: 2025-02-26 | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ/PB) | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem de Matemática | por |
dc.subject | Exploração-Proposição-Resolução de Problemas | por |
dc.subject | Narrativas Matemáticas | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.title | Exploração, Proposição e Resolução de Problemas: pesquisas do GEPEP e suas possibilidades para a prática pedagógica | por |
dc.title.alternative | Problem Exploration, Posing and Solving: GEPEP research and its possibilities for pedagogical practice | eng |
dc.type | Tese | por |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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