Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Francisco Filho, José André | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0301745473911311 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva Junior., Leônidas José da | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Luana Anastásia Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T17:57:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
dc.identifier.citation | FRANCISCO FILHO, José André. Argumentação oral em aulas de língua portuguesa: uma proposta a partir do gênero júri simulado. 2025. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5206 | - |
dc.description.resumo | Este estudo analisa a problemática dos gêneros textuais orais no ensino de Língua Portuguesa, considerando aspectos teórico-conceituais e metodológicos da argumentação oral em correlação com o ensino da escrita. A oralidade suscita a necessidade de práticas didático-pedagógicas que estimulem a participação de estudantes em processos de argumentação, tanto em contexto escolar como no social, preparando-os para o exercício da cidadania. A pesquisa objetiva analisar as dinâmicas de argumentação oral no contexto de sala de aula, mediante uma intervenção didática utilizando o gênero júri simulado inter-relacionado ao poema e à letra de canção. A intervenção baseou-se nos textos Injustiça (poema de Ornilo Vilar), Tragédia Brasileira (poema de Manuel Bandeira), Habeas Pinho (poema de Ronaldo Cunha Lima), O assassino era o escriba (poema de Paulo Leminski) e Domingo no Parque (canção de Gilberto Gil), e fundamentou-se em diversos teóricos do campo da argumentação, do ensino de Língua Portuguesa e da Didática, a exemplo de Bakhtin (2003), Marcuschi (2007), Zumthor (1993), Nonato (2017), Souza (2020) e outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, básica e aplicada, com abordagem exploratória-descritiva-explicativa, associando pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa-ação, foi realizada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Guarabira–PB. Os resultados da pesquisa, construídos a partir da intervenção didática e correlacionados com a fundamentação teórico-conceitual demonstraram um aumento significativo na motivação e participação dos alunos em relação aos gêneros textuais/discursivos, refletindo na melhoria das habilidades de argumentação oral. | por |
dc.description.abstract | This study analyzes the problem of oral textual genres in Portuguese language teaching, considering theoretical-conceptual and methodological aspects of oral ar-gumentation in correlation with the teaching of writing. Orality raises the need for di-dactic-pedagogical practices that encourage students to participate in argumentation processes, both in the school and social contexts, preparing them to exercise citi-zenship. The research aims to analyze the dynamics of oral argumentation in the classroom context, through a didactic intervention using the simulated jury genre in-terrelated to the poem and song lyrics. The intervention was based on the texts In-justiça (poem by Ornilo Vilar), Tragédia Brasileira (poem by Manuel Bandeira), Ha-beas Pinho (poem by Ronaldo Cunha Lima), O assassino era o escriba (poem by Paulo Leminski) and Domingo no Parque (song by Gilberto Gil), and was based on various theorists in the field of argumentation, Portuguese language teaching and Di-dactics, such as Bakhtin (2003), Marcuschi (2007), Zumthor (1993), Nonato (2017), Souza (2020) and others. The research, of a qualitative, basic and applied nature, with an exploratory-descriptive-explanatory approach, combining bibliographical re-search, field research and action research, was carried out in a 9th grade class at a municipal school in Guarabira–PB. The results of the research, based on the didactic intervention and correlated with the theoretical-conceptual foundation, showed a sig-nificant increase in students' motivation and participation in relation to textu-al/discursive genres, reflecting an improvement in oral argumentation skills. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by José Francisco Filho (j.andre@aluno.uepb.edu.br) on 2025-06-02T14:20:30Z No. of bitstreams: 2 DS - José André Francisco Filho.pdf: 15401543 bytes, checksum: 185fd3f5a121a5dd5072408b73dde923 (MD5) Termo de Deposito - BDTD.pdf: 438773 bytes, checksum: 0ac6bc4c5ea4dd60eef3a73a033c5b75 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by silva.diniz@servidor.uepb.edu.br (silva.diniz@servidor.uepb.edu.br) on 2025-06-02T17:57:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - José André Francisco Filho.pdf: 15401543 bytes, checksum: 185fd3f5a121a5dd5072408b73dde923 (MD5) Termo de Deposito - BDTD.pdf: 438773 bytes, checksum: 0ac6bc4c5ea4dd60eef3a73a033c5b75 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-02T17:57:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - José André Francisco Filho.pdf: 15401543 bytes, checksum: 185fd3f5a121a5dd5072408b73dde923 (MD5) Termo de Deposito - BDTD.pdf: 438773 bytes, checksum: 0ac6bc4c5ea4dd60eef3a73a033c5b75 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Oralidade | por |
dc.subject | Júri simulado | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.title | Argumentação oral em aulas de língua portuguesa: uma proposta a partir do gênero júri simulado | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José André Francisco Filho | PDF - José André Francisco Filho | 15.04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termo de Depósito - BDTD | PDF - Termo de Depósito - BDTD | 428.49 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.