Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancisco Filho, José André-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0301745473911311por
dc.contributor.advisor1Silva Junior., Leônidas José da-
dc.contributor.referee1Lima, Luana Anastásia Santos-
dc.contributor.referee2Oliveira, Antônio Flávio Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-06-02T17:57:58Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationFRANCISCO FILHO, José André. Argumentação oral em aulas de língua portuguesa: uma proposta a partir do gênero júri simulado. 2025. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5206-
dc.description.resumoEste estudo analisa a problemática dos gêneros textuais orais no ensino de Língua Portuguesa, considerando aspectos teórico-conceituais e metodológicos da argumentação oral em correlação com o ensino da escrita. A oralidade suscita a necessidade de práticas didático-pedagógicas que estimulem a participação de estudantes em processos de argumentação, tanto em contexto escolar como no social, preparando-os para o exercício da cidadania. A pesquisa objetiva analisar as dinâmicas de argumentação oral no contexto de sala de aula, mediante uma intervenção didática utilizando o gênero júri simulado inter-relacionado ao poema e à letra de canção. A intervenção baseou-se nos textos Injustiça (poema de Ornilo Vilar), Tragédia Brasileira (poema de Manuel Bandeira), Habeas Pinho (poema de Ronaldo Cunha Lima), O assassino era o escriba (poema de Paulo Leminski) e Domingo no Parque (canção de Gilberto Gil), e fundamentou-se em diversos teóricos do campo da argumentação, do ensino de Língua Portuguesa e da Didática, a exemplo de Bakhtin (2003), Marcuschi (2007), Zumthor (1993), Nonato (2017), Souza (2020) e outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, básica e aplicada, com abordagem exploratória-descritiva-explicativa, associando pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa-ação, foi realizada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Guarabira–PB. Os resultados da pesquisa, construídos a partir da intervenção didática e correlacionados com a fundamentação teórico-conceitual demonstraram um aumento significativo na motivação e participação dos alunos em relação aos gêneros textuais/discursivos, refletindo na melhoria das habilidades de argumentação oral.por
dc.description.abstractThis study analyzes the problem of oral textual genres in Portuguese language teaching, considering theoretical-conceptual and methodological aspects of oral ar-gumentation in correlation with the teaching of writing. Orality raises the need for di-dactic-pedagogical practices that encourage students to participate in argumentation processes, both in the school and social contexts, preparing them to exercise citi-zenship. The research aims to analyze the dynamics of oral argumentation in the classroom context, through a didactic intervention using the simulated jury genre in-terrelated to the poem and song lyrics. The intervention was based on the texts In-justiça (poem by Ornilo Vilar), Tragédia Brasileira (poem by Manuel Bandeira), Ha-beas Pinho (poem by Ronaldo Cunha Lima), O assassino era o escriba (poem by Paulo Leminski) and Domingo no Parque (song by Gilberto Gil), and was based on various theorists in the field of argumentation, Portuguese language teaching and Di-dactics, such as Bakhtin (2003), Marcuschi (2007), Zumthor (1993), Nonato (2017), Souza (2020) and others. The research, of a qualitative, basic and applied nature, with an exploratory-descriptive-explanatory approach, combining bibliographical re-search, field research and action research, was carried out in a 9th grade class at a municipal school in Guarabira–PB. The results of the research, based on the didactic intervention and correlated with the theoretical-conceptual foundation, showed a sig-nificant increase in students' motivation and participation in relation to textu-al/discursive genres, reflecting an improvement in oral argumentation skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Francisco Filho (j.andre@aluno.uepb.edu.br) on 2025-06-02T14:20:30Z No. of bitstreams: 2 DS - José André Francisco Filho.pdf: 15401543 bytes, checksum: 185fd3f5a121a5dd5072408b73dde923 (MD5) Termo de Deposito - BDTD.pdf: 438773 bytes, checksum: 0ac6bc4c5ea4dd60eef3a73a033c5b75 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by silva.diniz@servidor.uepb.edu.br (silva.diniz@servidor.uepb.edu.br) on 2025-06-02T17:57:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - José André Francisco Filho.pdf: 15401543 bytes, checksum: 185fd3f5a121a5dd5072408b73dde923 (MD5) Termo de Deposito - BDTD.pdf: 438773 bytes, checksum: 0ac6bc4c5ea4dd60eef3a73a033c5b75 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-02T17:57:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - José André Francisco Filho.pdf: 15401543 bytes, checksum: 185fd3f5a121a5dd5072408b73dde923 (MD5) Termo de Deposito - BDTD.pdf: 438773 bytes, checksum: 0ac6bc4c5ea4dd60eef3a73a033c5b75 (MD5) Previous issue date: 2025-04-30eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectJúri simuladopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleArgumentação oral em aulas de língua portuguesa: uma proposta a partir do gênero júri simuladopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José André Francisco FilhoPDF - José André Francisco Filho15.04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de Depósito - BDTDPDF - Termo de Depósito - BDTD428.49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.