Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Jaberly-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6470888918486171por
dc.contributor.advisor1Martins, Iara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.contributor.referee1Fernandes, João Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8139141109872642por
dc.contributor.referee2Lins, Juarez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.date.accessioned2025-05-27T20:10:54Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationSoares, Jaberly Teixeira da Silva. A Proficiência Leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais no gênero artigo de opinião. 2025. 179 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5203-
dc.description.resumoNo contexto educacional, os professores se deparam com muitos desafios, um deles, especificamente, é o problema com a leitura. A busca de estratégias para melhorar a proficiência leitora dos alunos do ensino fundamental - anos finais - deve ser priorizada em sala de aula, porém não de forma descontextualizada e mecânica, mas buscando um ensino que leve em consideração o papel ativo do leitor na construção do(s) sentido(s). Na escola selecionada para a pesquisa, no município de Guarabira/Paraíba, os baixos índices de proficiência leitora foram evidenciados em avaliações externas como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), principalmente, em relação ao descritor 2 (D2) e aos níveis 2 e 3 que compõem as escalas de proficiência de Língua Portuguesa. Esses problemas dizem respeito ao estabelecimento de relações entre as partes de um texto e às repetições/substituições, que são importantes elementos para o encadeamento e progressão do tex¬to. Desta forma, justificamos a importância do trabalho com essa temática que tem como objetivo geral aprimorar a proficiência leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais, no gênero artigo de opinião, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Optamos por abordar o gênero discursivo/textual artigo de opinião por este ser um dos gêneros que circulam diariamente na sociedade e pelo fato de os alunos estarem no 9º ano, se preparando para o ensino médio no qual produzirão bastante textos argumentativos. A pesquisa tem como respaldo teórico os pressupostos sociodiscursivos de Bakhtin (2014, 2006) e aportes teóricos de Marcuschi (2018) e Koch (2010, 2011) em relação ao gênero discursivo/textual; Kleiman (2007 e 2008) e Solé (1998) sobre leitura; Geraldi (1997, 2011) referente à análise linguística; Cavalcante (2000, 2012) sobre referenciação e Melo (1985) sobre gênero artigo de opinião. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, de natureza aplicada, intervencionista, além de classificar-se como uma pesquisa-ação. Como procedimento metodológico de intervenção, seguiu-se as estratégias de leitura da Sequência didática de leitura de gêneros discursivos de Lopes-Rossi (2023) que subsidiaram as atividades do caderno pedagógico. Esta proposta didática oportunizou aos alunos uma experiência com a leitura de artigos de opinião que os fez compreender os aspectos estruturais e funcionais desse gênero discursivo/textual e o papel dos elementos linguísticos coesivos pronominais para uma melhor proficiência leitora, contribuindo, assim, para as várias possibilidades de construção de sentido(s) do texto.por
dc.description.abstractIn the educational context, teachers face many challenges, one of which is specifically the problem with reading. The search for strategies to improve the reading proficiency of elementary school students - final years - should be prioritized in the classroom, but not in a decontextualized and mechanical way, but seeking a teaching that takes into account the active role of the reader in the construction of meaning(s). In the school selected for the research, in the city of Guarabira/Paraíba, low reading proficiency rates were evidenced in external assessments such as SAEB (Basic Education Assessment System), mainly in relation to descriptor 2 (D2) and levels 2 and 3 that make up the Portuguese Language proficiency scales. These problems concern the establishment of relationships between the parts of a text and repetitions/substitutions, which are important elements for the sequence and progression of the text. In this way, we justify the importance of working with this theme, which has the general objective of improving reading proficiency based on pronominal cohesive relational mechanisms, in the opinion article genre, in a 9th grade class of Elementary School. We chose to approach the discursive/textual genre of opinion articles because this is one of the genres that circulates daily in society and because the students are in the 9th grade, preparing for high school, where they will produce many argumentative texts. The research is theoretically supported by the socio-discursive assumptions of Bakhtin (2014, 2006) and theoretical contributions of Marcuschi (2018) and Koch (2010, 2011) in relation to the discursive/textual genre; Kleiman (2007 and 2008) and Solé (1998) on reading; Geraldi (1997, 2011) on linguistic analysis; Cavalcante (2000, 2012) on referencing and Melo (1985) on the opinion article genre. Regarding the methodology, the research is qualitative, of an applied, interventionist nature, in addition to being classified as action research. As a methodological intervention procedure, the reading strategies of the Didactic Sequence for Reading Discursive Genres by Lopes-Rossi (2023) were followed, which supported the activities of the pedagogical notebook. This didactic proposal provided students with an experience with reading opinion articles that made them understand the structural and functional aspects of this discursive/textual genre and the role of pronominal cohesive linguistic elements for better reading proficiency, thus contributing to the various possibilities of constructing meaning(s) of the text.por
dc.description.provenanceSubmitted by Jaberly Soares (soares.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-05-27T13:53:24Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO A proficiência leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais.pdf: 5167905 bytes, checksum: 34be0310104cf8cc0d5bfcaedbe41272 (MD5) Termo-de-Deposito ASSINADO (1) oficial.pdf: 421032 bytes, checksum: 2ed30a2ad3a6ae9989ff7f922ea12b4d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by silva.diniz@servidor.uepb.edu.br (silva.diniz@servidor.uepb.edu.br) on 2025-05-27T20:10:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO A proficiência leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais.pdf: 5167905 bytes, checksum: 34be0310104cf8cc0d5bfcaedbe41272 (MD5) Termo-de-Deposito ASSINADO (1) oficial.pdf: 421032 bytes, checksum: 2ed30a2ad3a6ae9989ff7f922ea12b4d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T20:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO A proficiência leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais.pdf: 5167905 bytes, checksum: 34be0310104cf8cc0d5bfcaedbe41272 (MD5) Termo-de-Deposito ASSINADO (1) oficial.pdf: 421032 bytes, checksum: 2ed30a2ad3a6ae9989ff7f922ea12b4d (MD5) Previous issue date: 2025-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2007. ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com palavras: coesão e coerência.- São Paulo: Parábola. Editorial, 2005 BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra; prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4º ed. São Paulo: Martins fontes, 2006. (p. 261- 306) BAKHTIN, M. & VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014. BRÄKLING, Kátia Lomba. A prática de linguagem em sala de aula: revisitando o eu no exercício da (re)significação da palavra do outro. In. ROJO, R. (org) A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado Da Letras, 2000. p. 149-173. CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 22. ed. São Paulo: Contexto, 2022. ____________________________. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. Ed. São Paulo: Contexto, 2011. LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Leitura de gêneros textuais em língua portuguesa. Taubaté: EdUnitau, 2023. MARCUSCHI, Luis Antonio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. NEVES, M. H. M. A Gramática do Português revelada em Textos. São Paulo: Editora Unesp, 2018. RANGEL, Egon Oliveira; GAGLIARDI, Eliana; AMARAL, Heloisa. Pontos de vista: caderno do professor: orientação para produção de textos. 6. ed. São Paulo: Cenpec, 2019 SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto alegre: Artmed, 1998.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProficiência leitorapor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectCoesão referencialpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA proficiência leitora a partir dos mecanismos relacionais coesivos pronominais no gênero artigo de opiniãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaberly Teixeira da Silva SoaresPDF - Jaberly Teixeira da Silva Soares5.05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de Depósito BDTDPDF - Termo de Depósito BDTD411.16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.