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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5198
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ação pedagógica da etnomodelagem na matemática: a semiótica de Peirce desvelando potencialidades cognitivas, sociais e políticas |
Autor: | Lima, Gilmar Bezerra de ![]() |
Primeiro orientador: | Maria, Azerêdo |
Segundo orientador: | Rogéria, Rêgo |
Primeiro membro da banca: | Rosa, Milton |
Segundo membro da banca: | Mendes, Iran |
Terceiro membro da banca: | Pimentel, José |
Quarto membro da banca: | Maciel, Aníbal |
Resumo: | A Modelagem Matemática vem se constituindo em uma importante ferramenta frente aos objetivos que a contemporaneidade tem requisitado do ensino de Matemática. Nesse contexto, a Etnomodelagem emerge como um caminho para promover o diálogo entre conhecimentos etnomatemáticos e escolares por meio da Modelagem. Pensar sobre peculiaridades que a Etnomodelagem possui no que tange à sua influência frente às ações cognitivas dos alunos se torna relevante, visto que contribui para o fomento à sua aplicação em sala de aula com desdobramentos cognitivos, sociais e políticos, demarcando cada vez mais sua região de inquérito. Assim, o referido trabalho propõe analisar, sob o prisma da Semiótica de Peirce, a ação pedagógica da Etnomodelagem em Matemática, considerando processos cognitivos, sociais e políticos, partindo da pergunta: quais são os impactos da ação pedagógica da Etnomodelagem em Matemática no âmbito cognitivo, social e político, considerando a Semiótica de Peirce? Para isso, elaboramos um delineamento pedagógico composto por cinco fases que busca sistematizar a aplicação da Etnomodelagem em sala de aula. Dessa forma, foi aplicado o referido delineamento em quatro turmas (duas do 8º ano e duas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais) de uma escola pública do interior de Pernambuco. Realizou-se a discussão sobre as ações cognitivas de análise, compreensão, estruturação da situação, interpretação, síntese, validação e argumentação a partir de três unidades analíticas extraídas da Semiótica, a saber, modos de percepção, estrutura triádica do signo e tipos de signos. O quadro teórico inclui Semiótica (Peirce), Modelagem, Etnomatemática e Etnomodelagem, além de dirimir questões sobre epistemologia a partir de Duval (2011) e Hoffmann (2006). Os dados coletados por meio da observação participante, produção dos alunos, questionários e entrevistas, foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016) e validados por meio da concordância ou não dos sujeitos da pesquisa e de uma comparação com a literatura utilizada. Os resultados mostraram que a Etnomodelagem aplicada por meio do delineamento proposto impactou às ações cognitivas por meio da associação de artefatos culturais ao conhecimento matemático construído, fazendo emergir aspectos fenomenológicos de primeiridade, secundidade e terceiridade, signos interpretantes, objetos imediatos e dinâmicos envoltos em atitudes de sensibilidade e análise cultural, sentimento de pertencimento, metacognição e reflexão cultural, com desdobramentos sociais e políticos. |
Abstract: | Mathematical modeling has been establishing itself as an important tool in response to the objectives that contemporary times demand of Mathematics education. In this context, Ethnomodeling emerges as a way to promote a dialogue between Ethnomathematical and academic knowledge through modeling. From there, thinking about the peculiarities that Ethnomodeling has regarding its influence on students' cognitive actions becomes relevant, since it contributes to promoting its application in the classroom with cognitive, social and political developments, increasingly demarcating its region of inquiry. Thus, this work proposes to analyze, from the perspective of Peirce's Semiotics, the pedagogical action of Ethnomodeling in Mathematics, considering cognitive, social and political processes, starting from the question: what are the impacts of the pedagogical action of Ethnomodeling in Mathematics in the cognitive, social and political spheres, considering Peirce's Semiotics? To this end, we developed a pedagogical framework consisting of five phases that seeks to systematize the application of Ethnomodeling in the classroom. We subsequently implemented this framework in four classes (two from the 8th grade and two from the 9th grade of Brazilian Middle School, with students around 13 and 14 years old) of a public school in the countryside of Pernambuco. We aimed to analyze the cognitive actions of analysis, comprehension, situational structuring, interpretation, synthesis, validation and argumentation based on three analytical units extracted from American Semiotics, namely the modes of perception, the triadic structure of the sign and the types of signs. In addition to Peirce, an icon of American Semiotics, we sought to build our theoretical framework based on Modeling, Ethnomathematics and Ethnomodeling, as well as address epistemological questions based on the works of Duval (2011) and Hoffmann (2006). The data collected through participant observation, student production, questionnaires and interviews were analyzed using Moraes and Galiazzi's (2016) Discursive Textual Analysis and validated through the agreement or disagreement of the research subjects and by comparing it with current literature. The results showed that Ethnomodeling applied through the proposed framework impacted cognitive actions by associating cultural artifacts with the constructed mathematical knowledge, bringing forth phenomenological aspects of firstness, secondness, and thirdness, interpretant signs, immediate and dynamic objects involved in attitudes of sensitivity and cultural analysis, a sense of belonging, metacognition, and cultural reflection with social and political developments |
Palavras-chave: | Etnomodelagem Semiótica Ações Cognitivas Desdobramentos Sociais e Políticos Ethnomodeling Semiotics Cognitive Actions Social and Political Developments |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | LIMA, Gilmar. Ação pedagógica da etnomodelagem na matemática: a semiótica de Peirce desvelando potencialidades cognitivas, sociais e políticas. 2024. 260 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5198 |
Data de defesa: | 4-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | RENOEN - Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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