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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5166
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Alfabetização científica nos anos iniciais: proposta de aperfeiçoamento docente com o uso crítico de tecnologias digitais |
Autor: | Freitas, Fabiana Martins de ![]() |
Primeiro orientador: | Dias, Márcia Adelino da Silva |
Primeiro membro da banca: | Sousa, Cidoval Morais de |
Segundo membro da banca: | Geglio, Paulo César |
Terceiro membro da banca: | Nogueira, Mayara Larrys Gomes de Assis |
Quarto membro da banca: | Pereira, Marsílvio Gonçalves |
Resumo: | A Alfabetização Científica abrange desde a compreensão de fenômenos básicos até a tomada de decisões em situações cotidianas, com base em interesses pessoais e coletivos, visando a cidadania e o bem comum. Assim, o Ensino de Ciências, desde o início de escolarização, deve se comprometer com a formação de estudantes críticos e participativos da realidade que envolve implicações sociais, tecnológicas e científicas. Neste contexto, o principal objetivo desta pesquisa é investigar como os professores dos anos iniciais compreendem a Alfabetização Científica, com vistas a propor práticas que incentivem a mobilização crítica dos saberes docentes para a promoção dessa alfabetização. Esta investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, desenvolvida com um grupo de professoras de 4º e 5º anos de uma rede municipal de ensino no interior da Paraíba. A pesquisa em campo foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na proposição de questionário para as participantes, e a segunda incluiu uma Proposta Formativa, apoiada na abordagem crítica do modelo do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (TPACK). Utilizaram-se questionário e observação como instrumentos de coleta de dados, e o tratamento de dados foi conduzido por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), na qual se estabeleceram categorias e subcategorias de análise. Este estudo defende a tese de que a formação continuada com foco na Alfabetização Científica, fundamentada na mobilização crítica de saberes científicos, pedagógicos e tecnológicos, é essencial para ampliar competências docentes e formar cidadãos críticos e comprometidos com o bem comum. Os principais resultados da pesquisa indicaram uma visível ampliação das compreensões das participantes sobre Alfabetização Científica e enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como uma maior familiaridade com práticas que envolvem o uso técnico, crítico e pedagógico das tecnologias digitais nas aulas de Ciências. O aprimoramento dessas práticas pode resultar em significativas contribuições para a Educação Científica, especialmente ao considerar os desdobramentos da Ciência e Tecnologia na sociedade contemporânea. Os resultados também ressaltaram a relevância da formação continuada docente para o aprimoramento e a mobilização dos saberes pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo. A pesquisa evidencia importantes avanços para as professoras participantes, que puderam desenvolver, repensar e expandir seus conhecimentos científicos, pedagógicos e tecnológicos, bem como aprimorar suas concepções sobre Alfabetização Científica e o uso das tecnologias digitais de maneira crítica. |
Abstract: | Scientific Literacy ranges from the understanding of basic phenomena to decisionmaking in everyday situations, based on individual and collective interests, aiming at citizenship and the common good. Thus, Science Education, from the beginning of schooling, must be committed to forming critical students who participate in the reality that involves social, technological, and scientific implications. In this context, this study aimed to investigate how teachers in the early years understand Scientific Literacy, to propose practices that encourage the critical mobilization of teaching knowledge to promote this literacy. This research consists of a descriptive qualitative study, conducted with 4th and 5th grade women teachers from a municipal school network in Paraíba, Brazil. Field research was carried out in two stages: the first one consisted of proposing a questionnaire to the participants and the second included a Training Proposal, supported by the critical approach of the Technological, Pedagogical, and Content Knowledge (TPACK) model. A questionnaire and observation were used as data collection tools, and the data were processed using Bardin's Content Analysis (2016), in which categories and subcategories of analysis were established. This study defends the thesis that continuing education focused on Scientific Literacy, based on the critical mobilization of scientific, pedagogical, and technological knowledge, is essential to expand teaching skills and form critical citizens committed to the common good. The main results of the research indicated a visible expansion of the participants' understanding of Scientific Literacy and the Science, Technology, and Society focus, as well as a greater familiarity with practices that involve the technical, critical, and pedagogical use of digital technologies in science classes. The improvement of these practices can result in significant contributions to Science Education, especially when considering the implications of Science and Technology in contemporary society. The results also highlighted the importance of continuing teacher training for the improvement and mobilization of pedagogical, technological, and content knowledge. This research evidences important advances for the participating teachers, who were able to develop, rethink, and expand their scientific, pedagogical, and technological knowledge, as well as improve their concepts about Scientific Literacy and the use of digital technologies in a critical manner. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Formação docente nos anos iniciais Alfabetização Científica Modelo TPACK Uso crítico de tecnologias digitais Science teaching Teacher training in the early years Scientific literacy TPACK model Critical use of digital technologies |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN |
Citação: | FREITAS, Fabiana Martins de. Alfabetização científica nos anos iniciais: proposta de aperfeiçoamento docente com o uso crítico de tecnologias digitais. 2025. 210 f. Tese (Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5166 |
Data de defesa: | 4-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | RENOEN - Teses |
Arquivos associados a este item:
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