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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5166
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Fabiana Martins de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8169944242913538 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Márcia Adelino da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9674492903954108 | por |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Cidoval Morais de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0573233540937425 | por |
dc.contributor.referee2 | Geglio, Paulo César | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6014136500691921 | por |
dc.contributor.referee3 | Nogueira, Mayara Larrys Gomes de Assis | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1824181793460239 | por |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Marsílvio Gonçalves | - |
dc.contributor.referee4Lattes | https://lattes.cnpq.br/3134919810484542 | por |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T12:38:27Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Fabiana Martins de. Alfabetização científica nos anos iniciais: proposta de aperfeiçoamento docente com o uso crítico de tecnologias digitais. 2025. 210 f. Tese (Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5166 | - |
dc.description.resumo | A Alfabetização Científica abrange desde a compreensão de fenômenos básicos até a tomada de decisões em situações cotidianas, com base em interesses pessoais e coletivos, visando a cidadania e o bem comum. Assim, o Ensino de Ciências, desde o início de escolarização, deve se comprometer com a formação de estudantes críticos e participativos da realidade que envolve implicações sociais, tecnológicas e científicas. Neste contexto, o principal objetivo desta pesquisa é investigar como os professores dos anos iniciais compreendem a Alfabetização Científica, com vistas a propor práticas que incentivem a mobilização crítica dos saberes docentes para a promoção dessa alfabetização. Esta investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, desenvolvida com um grupo de professoras de 4º e 5º anos de uma rede municipal de ensino no interior da Paraíba. A pesquisa em campo foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na proposição de questionário para as participantes, e a segunda incluiu uma Proposta Formativa, apoiada na abordagem crítica do modelo do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (TPACK). Utilizaram-se questionário e observação como instrumentos de coleta de dados, e o tratamento de dados foi conduzido por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), na qual se estabeleceram categorias e subcategorias de análise. Este estudo defende a tese de que a formação continuada com foco na Alfabetização Científica, fundamentada na mobilização crítica de saberes científicos, pedagógicos e tecnológicos, é essencial para ampliar competências docentes e formar cidadãos críticos e comprometidos com o bem comum. Os principais resultados da pesquisa indicaram uma visível ampliação das compreensões das participantes sobre Alfabetização Científica e enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como uma maior familiaridade com práticas que envolvem o uso técnico, crítico e pedagógico das tecnologias digitais nas aulas de Ciências. O aprimoramento dessas práticas pode resultar em significativas contribuições para a Educação Científica, especialmente ao considerar os desdobramentos da Ciência e Tecnologia na sociedade contemporânea. Os resultados também ressaltaram a relevância da formação continuada docente para o aprimoramento e a mobilização dos saberes pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo. A pesquisa evidencia importantes avanços para as professoras participantes, que puderam desenvolver, repensar e expandir seus conhecimentos científicos, pedagógicos e tecnológicos, bem como aprimorar suas concepções sobre Alfabetização Científica e o uso das tecnologias digitais de maneira crítica. | por |
dc.description.abstract | Scientific Literacy ranges from the understanding of basic phenomena to decisionmaking in everyday situations, based on individual and collective interests, aiming at citizenship and the common good. Thus, Science Education, from the beginning of schooling, must be committed to forming critical students who participate in the reality that involves social, technological, and scientific implications. In this context, this study aimed to investigate how teachers in the early years understand Scientific Literacy, to propose practices that encourage the critical mobilization of teaching knowledge to promote this literacy. This research consists of a descriptive qualitative study, conducted with 4th and 5th grade women teachers from a municipal school network in Paraíba, Brazil. Field research was carried out in two stages: the first one consisted of proposing a questionnaire to the participants and the second included a Training Proposal, supported by the critical approach of the Technological, Pedagogical, and Content Knowledge (TPACK) model. A questionnaire and observation were used as data collection tools, and the data were processed using Bardin's Content Analysis (2016), in which categories and subcategories of analysis were established. This study defends the thesis that continuing education focused on Scientific Literacy, based on the critical mobilization of scientific, pedagogical, and technological knowledge, is essential to expand teaching skills and form critical citizens committed to the common good. The main results of the research indicated a visible expansion of the participants' understanding of Scientific Literacy and the Science, Technology, and Society focus, as well as a greater familiarity with practices that involve the technical, critical, and pedagogical use of digital technologies in science classes. The improvement of these practices can result in significant contributions to Science Education, especially when considering the implications of Science and Technology in contemporary society. The results also highlighted the importance of continuing teacher training for the improvement and mobilization of pedagogical, technological, and content knowledge. This research evidences important advances for the participating teachers, who were able to develop, rethink, and expand their scientific, pedagogical, and technological knowledge, as well as improve their concepts about Scientific Literacy and the use of digital technologies in a critical manner. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiana Freitas (fabiana.freitas@aluno.uepb.edu.br) on 2025-02-26T15:30:11Z No. of bitstreams: 1 TESE VERSÃO FINAL FABIANA MARTINS DE FREITAS-páginas.pdf: 12351396 bytes, checksum: e8bde22ed8438c4739c68582d4305025 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: fabiana.freitas@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Fabiana Martins de Freitas Matrícula 2021321204 Prezada senhora Fabiana Martins de Freitas, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma tese, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO REDE NORDESTE DE ENSINO CURSO DE DOUTORADO ACADÊMICO EM ENSINO O tamanho da fonte do texto utilizado, assim como o tipo da fonte (Arial ou Times New Roman), deve ser o padrão adotado em toda a tese (com as devidas ressalvas previstas nas normas): tamanho 12. Podemos ver que o título da obra está com tamanho diferente. Efetue a correção para todos os casos análogos. 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Uma vez que o texto da folha de aprovação não pode ser alterado (para não afetar a sua autenticação feita pelo QR code), deixe o texto da folha de rosto dessa forma: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN • Além disso, coloque abaixo da expressão Área de concentração o mesmo texto referente à Linha de Pesquisa que consta na folha de aprovação. 3. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo dessa página ficará do jeito que está. 4. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 5. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las na mesma sequência conforme apresentada no modelo: Lista de ilustrações Lista de abreviaturas e siglas Lista de Quadros De novo, é preciso deixar o tamanho da fonte dos títulos com a configuração padrão: fonte tamanho 12. 6. O SUMÁRIO necessita de ajustes. O que falta corrigir: • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo. • Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Outra maneira de elaborar sumário consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial do Youtube, aprenda como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do Word utilizada. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais ou faça a adaptação desses dois de acordo com sua capacidade e necessidade. • Todos os títulos das seções dos elementos textuais presentes na tese têm que aparecer no sumário com seus respectivos indicativos numéricos de seção (o número à esquerda de cada título). Podemos notar que os títulos de todas as seções terciárias e quaternárias (como, por exemplo, 4.4.1 Etapa 1 e 4.4.2.1 Sobre a Proposta Formativa) não estão aparecendo no sumário. Uma vez inseridas no sumário, use outro destaque gráfico para essas seções a fim de elas fiquem distintas das seções secundárias. Compare com https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing. • Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário de forma individual (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B (...) E assim por diante. Sendo assim, crie um nome para cada apêndice e para cada anexo. Depois coloque esses mesmos nomes no corpo da obra onde se encontram tais elementos. Usamos as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetuar os mesmos ajustes no corpo da obra. Por fim, se a seção relativa ao produto educacional fizer parte do apêndice A (já que nenhuma seção nos elementos pós-textuais pode ficar solta: ou é apêndice ou é anexo), ela ficará do jeito que está, dentro do mesmo título. Se for um apêndice à parte, terá que receber um nome separado iniciando em nova folha e constar no sumário: APÊNDICE B - PRODUTO EDUCACIONAL: DOCUMENTO NORTEADOR 7. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14 - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores (nos resumos e no sumário), a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser outra. Para saber qual, consulte a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Pode ser necessário repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU As instruções descritas nos vídeos acima podem variar dependendo da versão dos processadores de texto. Nesse caso, pesquise no YouTube por outros tutoriais de acordo com a sua versão. 8. Como consequência da correção anterior (caso se concretize), poderá ser preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 9. Qualquer título de seção deve ser separado do texto que vem antes e depois dele por um espaço entre as linhas de 1,5. Sendo assim, deixe esse espaço entre o título 1 INTRODUÇÃO e o texto seguinte. Outro caso aparece na página 65: o título da seção secundária 3.1 Formação continuada e os saberes docentes para ensinar Ciências nos anos iniciais deverá ficar na página 64 separado da seção anterior pelo referido espaço, e não separado por quebra de página. Faça o mesmo ajuste para todos os casos análogos. 10. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 11. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. 12. Na atual página 170, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Execute a mesma ação para os títulos dos apêndices e dos anexos. 13. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 14. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, primeiro realize todas as alterações solicitadas no termo de depósito e só depois, por último, é que se pode inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências. • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • Colocar a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico. • Preencher os demais campos. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-02-26T17:25:15Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiana Freitas (fabiana.freitas@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-09T13:41:58Z No. of bitstreams: 2 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE COM O USO CRÍTICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.pdf: 12037927 bytes, checksum: 7103cd0f710fe5a370dcfae8871b5e08 (MD5) Termo_de_confirmacao_biblioteca_Fabiana_assinado.pdf: 424382 bytes, checksum: ec116910b27e20c95472d670697a490b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 212 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica com 207 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 210 ( 212 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Será necessário solicitar nova ficha catalográfica pelo SUAP com 210 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para solicitar outra ficha catalográfica. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Quanto às listas, informe a paginação de cada título nas listas de ilustrações e quadros. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Observe que no corpo da obra os títulos das seções terciárias não estão apresentando o destaque gráfico itálico. O Termo de depósito BDTD foi analisado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, primeiro realize todas as alterações solicitadas no termo de depósito e só depois, por último, é que se pode inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-03-10T12:52:41Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiana Freitas (fabiana.freitas@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-10T17:00:58Z No. of bitstreams: 2 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE COM O USO CRÍTICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS (2).pdf: 12046558 bytes, checksum: 11f4882fb70f4dbd04d6add2818f40be (MD5) Termo.pdf: 912449 bytes, checksum: c0b5e7ecd4f654ccb08485bd371c100c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-03-10T17:23:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE COM O USO CRÍTICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS (2).pdf: 12046558 bytes, checksum: 11f4882fb70f4dbd04d6add2818f40be (MD5) Termo.pdf: 912449 bytes, checksum: c0b5e7ecd4f654ccb08485bd371c100c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-29T12:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DOCENTE COM O USO CRÍTICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS (2).pdf: 12046558 bytes, checksum: 11f4882fb70f4dbd04d6add2818f40be (MD5) Termo.pdf: 912449 bytes, checksum: c0b5e7ecd4f654ccb08485bd371c100c (MD5) Previous issue date: 2024-12-04 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.publisher.program | Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Formação docente nos anos iniciais | por |
dc.subject | Alfabetização Científica | por |
dc.subject | Modelo TPACK | por |
dc.subject | Uso crítico de tecnologias digitais | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Teacher training in the early years | eng |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.subject | TPACK model | eng |
dc.subject | Critical use of digital technologies | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Alfabetização científica nos anos iniciais: proposta de aperfeiçoamento docente com o uso crítico de tecnologias digitais | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | RENOEN - Teses |
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