Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Augusto Sérgio Bezerra de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5402747360664631por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Robéria Nádia Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9966633992626905por
dc.contributor.referee1Nascimento, Robéria Nádia Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9966633992626905por
dc.contributor.referee2Aragão, Patrícia Cristina de-
dc.contributor.referee3Souza, Antônio Clarindo Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-04-10T03:06:26Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationOliveira, A. S. B de. Ancestralidade e o saber pedagógico: as vozes do sagrado afro-brasileiro na escola. 2024. 360 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5162-
dc.description.resumoO currículo escolar brasileiro vem passando constantemente por uma série de modificações que ampliam o debate sobre as diretrizes que tratam das relações étnico-raciais. A presente pesquisa, de cunho etnográfico, considera a análise do Plano Estadual de Ensino – PEE - do Estado da Paraíba, do Plano Municipal de Ensino – PME - da cidade de Guarabira-PB e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no contexto das relações étnico-raciais, estabelecendo como recorte a matriz da religiosidade afro-brasileira. O nosso objetivo é assinalar a valorização dos conhecimentos da religiosidade de matriz africana no espaço escolar para fins de ressignificação do currículo. Nessa perspectiva, busca-se um diálogo entre os saberes ancestrais ensinados no Ilê Asé Tassilonã e as formas como estes saberes podem ser replicados na Educação Infantil, exemplificados pelas propostas aplicadas na Creche do Cruzeiro. Para tanto, uma das estratégias metodológicas adotadas é o cruzamento de entrevistas e registros em diário de campo para analisar a forma como os conhecimentos transitam e convergem, ou até que ponto estão ausentes do cotidiano pedagógico. Em suma, o viés qualitativo da pesquisa pretende focalizar os desafios da educação étnico-racial no Brasil que impedem uma educação emancipatória e aberta às diferenças, revelando o racismo oculto no currículo da escola. Nessa direção, o estudo articula como produto educacional um livro didático que possibilita orientações teóricas e práticas para a valorização dos saberes afro-brasileiros, no propósito de convergência de saberes que possam mitigar o preconceito e racismo estruturais no ambiente educacional. Além de ser um recurso didático-pedagógico, o livro também pode ser um importante instrumento de formação continuada para professores que buscam inserir os saberes afro-brasileiros em sua prática. A educação decolonial precisa estar presente na formação de professores como uma ação contínua, buscando valorizar saberes que promovem não apenas aprendizagens, mas também fortalecem as nossas raízes culturais e ancestrais.por
dc.description.abstractThe Brazilian school curriculum has been constantly undergoing a series of changes that broaden the debate on guidelines that address ethnic-racial relations. This ethnographic research considers the analysis of the State Education Plan (PEE) of the State of Paraíba, the Municipal Education Plan (PME) of the city of Guarabira-PB and the National Common Curricular Base (BNCC), in the context of ethnic-racial relations, establishing the matrix of Afro-Brazilian religiosity as a focus. Our objective is to highlight the valorization of knowledge of African-based religiosity in the school environment for the purpose of redefining the curriculum. From this perspective, we seek a dialogue between the ancestral knowledge taught at Ilê Asé Tassilonã and the ways in which this knowledge can be replicated in Early Childhood Education, exemplified by the proposals applied at Creche do Cruzeiro. To this end, one of the methodological strategies adopted is the intersection of interviews and field diary records to analyze how knowledge flows and converges, or to what extent it is absent from daily pedagogical practice. In short, the qualitative bias of the research aims to focus on the challenges of ethnic-racial education in Brazil that impede an emancipatory education that is open to differences, revealing the hidden racism in the school curriculum. In this sense, the study articulates as an educational product a textbook that provides theoretical and practical guidance for the valorization of Afro-Brazilian knowledge, with the purpose of converging knowledge that can mitigate structural prejudice and racism in the educational environment. In addition to being a didactic-pedagogical resource, the book can also be an important instrument for continuing education for teachers who seek to include Afro-Brazilian knowledge in their practice. Decolonial education needs to be present in teacher training as an ongoing action, seeking to valorize knowledge that promotes not only learning, but also strengthens our cultural and ancestral roots.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Augusto Oliveira (augusto.sergio.bezerra@aluno.uepb.edu.br) on 2024-11-07T13:16:01Z No. of bitstreams: 3 dissertacao_ancestralidade_e_o_saber_pedagogico-as_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf: 8725030 bytes, checksum: 63a8a15f53d84766c9831630f7f2a7eb (MD5) produto_educacional_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf: 30173519 bytes, checksum: 6a527f21e2acf679f1a5199ecfd84c2e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_assinado.pdf: 270333 bytes, checksum: b5f573330649b97bba61cbe4b8898183 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br), reason: 1 - Em uma Dissertação, o Resumo e o Abstract devem apresentar o espaçamento entre linhas de 1,5; 2 - Tanto no Sumário quanto no corpo do texto, as seções primárias do seu trabalho devem vir numeradas (com exceção das REFERENCIAS, ANEXOS E APENDICES); 3 - Paginação - Capa e Ficha Catalográfica não entram na contagem das páginas, portanto sua INTRODUÇÃO se encontra na página 26; 4 - Já que o TÍTULO "Referências" não possui numeração, deve ser centralizado no corpo do seu trabalho; on 2024-11-08T11:13:49Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Augusto Oliveira (augusto.sergio.bezerra@aluno.uepb.edu.br) on 2024-11-08T13:43:26Z No. of bitstreams: 3 produto_educacional_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf: 30173519 bytes, checksum: 6a527f21e2acf679f1a5199ecfd84c2e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_assinado.pdf: 270333 bytes, checksum: b5f573330649b97bba61cbe4b8898183 (MD5) dissertacao_ancestralidade_e_o_saber_pedagogico-as_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf: 8729931 bytes, checksum: 6d970747b7e1b5d323ccfac91b3f5b1b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2024-11-11T12:34:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 produto_educacional_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf: 30173519 bytes, checksum: 6a527f21e2acf679f1a5199ecfd84c2e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_assinado.pdf: 270333 bytes, checksum: b5f573330649b97bba61cbe4b8898183 (MD5) dissertacao_ancestralidade_e_o_saber_pedagogico-as_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf: 8729931 bytes, checksum: 6d970747b7e1b5d323ccfac91b3f5b1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T03:06:26Z (GMT). No. of bitstreams: 3 produto_educacional_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf: 30173519 bytes, checksum: 6a527f21e2acf679f1a5199ecfd84c2e (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_assinado.pdf: 270333 bytes, checksum: b5f573330649b97bba61cbe4b8898183 (MD5) dissertacao_ancestralidade_e_o_saber_pedagogico-as_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdf: 8729931 bytes, checksum: 6d970747b7e1b5d323ccfac91b3f5b1b (MD5) Previous issue date: 2024-10-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação decolonialpor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectReligiosidade Afro-brasileirapor
dc.subjectAncestralidadepor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAncestralidade e o saber pedagógico: as vozes do sagrado afro-brasileiro na escolapor
dc.title.alternativeAncestralidade e o saber pedagógico: as vozes do sagrado afro-brasileiro na escolapor
dc.title.alternativeAncestry and Pedagogical Knowledge: The Voices of the Sacred Afro-Brazilian in Schooleng
dc.title.alternativeAscendencia y saber pedagógico: las voces del sagrado afrobrasileño en la escuelaspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_educacional_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdfProduto Educacional - Vozes do Sagrado Afro-brasileiro na Escola29.47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-Deposito-BDTD_assinado_assinado.pdfTermo de Depósito264 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
dissertacao_ancestralidade_e_o_saber_pedagogico-as_vozes_do_sagrado_afro-brasileiro_na_escola.pdfDissertação - Ancestralidade e o Saber Pedagógico: As Vozes do Sagrado Afro-brasileiro na Escola8.53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.