Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Jair Dias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8172889442819102por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Rêgo, Rogéria Gaudêncio do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referee2Marcatto, Flávia Sueli Fabiani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3185119736199337por
dc.contributor.referee3Baldin, Yuriko Yamamoto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8785562528979416por
dc.contributor.referee4Costa, André Pereira da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4135203562905056por
dc.date.accessioned2025-01-15T14:18:23Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationABREU, Jair Dias de. O uso didático da calculadora gráfica Desmos via exploração-proposição-resolução de problemas: uma experiência na licenciatura em Matemática. 2024. 259 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5144-
dc.description.resumoEsta tese aborda o uso didático da calculadora gráfica Desmos via Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, a partir de uma experiência na licenciatura em Matemática. Nessa metodologia de sala de aula, tomamos a Proposição de Problemas como ponto de partida, considerada uma das mais desafiadoras de implementar no ensino. Observando como as Tecnologias Digitais podem ser incorporadas eficazmente a essa prática, a pesquisa também reflete sobre a pouca atenção dada à Proposição de Problemas com o uso de ferramentas tecnológicas. Assim, analisamos como essas abordagens metodológicas podem orientar o uso de recursos didáticos digitais. A pergunta central da pesquisa foi: De que forma a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas qualifica o uso didático da calculadora gráfica Desmos? O objetivo foi analisar como essa metodologia pode qualificar o uso didático da ferramenta. A pesquisa, de caráter qualitativo e pedagógico, foi desenvolvida na disciplina de Prática no Ensino de Matemática II, em um curso de licenciatura em Matemática, sob nossa orientação como professor-pesquisador. Participaram do estudo 13 licenciandos, e os dados foram coletados por meio de registros escritos das atividades, capturas de tela da Desmos, interações em grupos de WhatsApp, gravações em áudio das atividades em sala de aula e um diário de bordo. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Temática. O estudo foi conduzido em dois momentos principais, totalizando 20 encontros. Na 1ª Travessia (10 encontros), os participantes foram introduzidos à metodologia de Ensino-Aprendizagem via Exploração-Proposição-Resolução de Problemas e ao uso da calculadora gráfica Desmos, permitindo uma compreensão inicial e reflexiva voltada ao ensino da Matemática. Essa etapa foi essencial para o planejamento da 2ª Travessia, que se concentrou na realização de uma oficina, onde as atividades desenvolvidas com a Desmos tiveram como orientação didática a metodologia Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Os resultados indicam que o uso didático da calculadora gráfica Desmos pode aprofundar significativamente as atividades de Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Ao mesmo tempo, evidenciou-se como a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas qualificou o uso didático da calculadora gráfica Desmos. Essa metodologia direcionou a aplicação didática da calculadora gráfica Desmos, facilitando a movimentação de gráficos, a ampliação do campo numérico dos inteiros para os reais, o reconhecimento de padrões, a formulação de conjecturas e o desenvolvimento de conceitos matemáticos. Esses aspectos, muitas vezes, são limitados em atividades tradicionais com lápis e papel. A pesquisa também identificou desafios enfrentados pelos licenciandos, especialmente em relação à Coerência Didática na Proposição de Problemas. Isso destaca a necessidade de um Framework Educacional que potencialize o uso didático da calculadora gráfica Desmos via Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Essa abordagem pode impulsionar o ensino da Matemática, proporcionando um ambiente favorável à aprendizagem e à construção de conhecimentos matemáticos mais profundos.por
dc.description.abstractThis thesis addresses the didactic use of the Desmos graphing calculator through the Problem Exploration-Posing-Solving approach, based on an experience in a Mathematics teaching degree program. In this classroom methodology, we take Problem Posing as the starting point, which is considered one of the most challenging aspects to implement in teaching. Observing how Digital Technologies can be effectively incorporated into this practice, the research also reflects on the limited attention given to Problem Posing when using technological tools. Thus, we analyze how these methodological approaches can guide the use of digital teaching resources. The central research question was: How does the Problem Exploration-Posing-Solving methodology enhance the didactic use of the Desmos graphing calculator? The objective was to analyze how this methodology can improve the educational use of the tool. The qualitative, pedagogical research was conducted in the Mathematics Teaching Practice II course, part of a Mathematics degree program, under the guidance of the researcher as professor-researcher. Thirteen teaching candidates participated in the study, with data collected through written activity records, Desmos screenshots, WhatsApp group interactions, classroom activity audio recordings, and a field journal. Data analysis was carried out using Thematic Analysis. The study unfolded over two main phases, totaling 20 sessions. During the first phase (10 sessions), participants were introduced to the Teaching-Learning methodology via Problem Exploration-Posing-Solving and the use of the Desmos graphing calculator, fostering an initial reflective understanding of Mathematics teaching. This phase was crucial for planning the second phase, which focused on conducting a workshop where activities developed using Desmos were guided by the Problem Exploration-Posing-Solving methodology. The results indicate that the didactic use of the Desmos graphing calculator can significantly enhance Problem Exploration-Posing-Solving activities. Simultaneously, it became evident how this methodology qualified the didactic use of the Desmos tool. This approach guided the educational application of the graphing calculator, facilitating graph manipulation, the expansion of the numerical field from integers to reals, pattern recognition, conjecture formulation, and the development of mathematical concepts—elements often constrained in traditional pencil-and-paper activities. The research also identified challenges faced by the teaching candidates, particularly regarding Didactic Coherence in Problem Posing. This highlights the need for an Educational Framework to optimize the didactic use of the Desmos graphing calculator via the Problem Exploration-Posing-Solving methodology. This approach has the potential to enhance Mathematics teaching, fostering a favorable environment for learning and deeper mathematical knowledge construction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jair Abreu (jair.dias.abreu@aluno.uepb.edu.br) on 2024-12-18T21:42:41Z No. of bitstreams: 3 Tese - Jair Dias de Abreu.pdf: 4470923 bytes, checksum: 67ed47775203b5798394b55590ea2661 (MD5) Produto Educacional - Jair Dias de Abreu.pdf: 5620157 bytes, checksum: b13f1f2ef0c76ca9bc91b04f9ec6e194 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 415992 bytes, checksum: 3ede022e9296752147e82bb3b76de3c1 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. Os textos do RESUMO e ABSTRACT devem ficar cada um em sua folha própria. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Altere o título LISTA DE ABREVIATURAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: As assinaturas eletrônicas do Governo Federal de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, realize todas as alterações solicitadas e só depois, por último, inserir a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2024-12-19T13:30:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jair Abreu (jair.dias.abreu@aluno.uepb.edu.br) on 2024-12-19T15:20:36Z No. of bitstreams: 3 Produto Educacional - Jair Dias de Abreu.pdf: 5620157 bytes, checksum: b13f1f2ef0c76ca9bc91b04f9ec6e194 (MD5) Tese - Jair Dias de Abreu.pdf: 2806925 bytes, checksum: f793ba79288ea6918ae68ce23ed15209 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 104664 bytes, checksum: 18a578edfae7de806864028b89aa2ff8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-12-19T16:11:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Produto Educacional - Jair Dias de Abreu.pdf: 5620157 bytes, checksum: b13f1f2ef0c76ca9bc91b04f9ec6e194 (MD5) Tese - Jair Dias de Abreu.pdf: 2806925 bytes, checksum: f793ba79288ea6918ae68ce23ed15209 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 104664 bytes, checksum: 18a578edfae7de806864028b89aa2ff8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-15T14:18:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Produto Educacional - Jair Dias de Abreu.pdf: 5620157 bytes, checksum: b13f1f2ef0c76ca9bc91b04f9ec6e194 (MD5) Tese - Jair Dias de Abreu.pdf: 2806925 bytes, checksum: f793ba79288ea6918ae68ce23ed15209 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 104664 bytes, checksum: 18a578edfae7de806864028b89aa2ff8 (MD5) Previous issue date: 2024-11-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectProposição de Problemaspor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectCoerência Didáticapor
dc.subjectDesmospor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleO uso didático da calculadora gráfica Desmos via exploração-proposição-resolução de problemas: uma experiência na licenciatura em matemáticapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TS - Jair Dias de Abreu.pdfTS - Jair Dias de Abreu.pdf2.74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PE - Jair Dias de Abreu.pdfPE - Jair Dias de Abreu.pdf5.49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD102.21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.