Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4957
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vivências através do educar pela pesquisa: reconstruindo saberes sobre radiobiologia
Autor: Oliveira, Lourival Fábio Costa de 
Primeiro orientador: Luna, Karla Patrícia de Oliveira
Primeiro membro da banca: Sousa, Cidoval Morais de
Segundo membro da banca: Longhin, Sandra Regina
Resumo: Educar pela Pesquisa é uma proposta pedagógica inovadora, que traz os aspectos da pesquisa para a sala de aula. Essa abordagem traz o objetivo de superação do ensino reprodutivista, propondo que o estudante deve ser sujeito no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e reflexivo do indivíduo enquanto cidadão. O presente trabalho tem como objetivo analisar o emprego do Educar pela Pesquisa na formação de estudantes graduandos do curso de Ciências Biológicas da UEPB, que estejam cursando a disciplina de Biofísica, com foco no conteúdo de Radiobiologia. Os aspectos metodológicos deste trabalho incluem o levantamento de dados através de questionários (para comparação entre distintas etapas da intervenção) e Diário de Bordo (para a anotações do pesquisador quanto á observações decorrentes dos processos de intervenção pedagógica). O tratamento dos dados ocorreu através da comparação entre as respostas objetivas dos questionários, assim como através da Análise de Similitude para quantificação das palavras presentes nas respostas em questões discursivas. As Análises de Similitude nos mostram que os estudantes que participaram das atividades envolvendo o Educar pela Pesquisa conseguem atribuir mais conexões entre os conceitos abordados numa mesma temática, que no caso desse estudo é a Radiobiologia. Da mesma forma, as questões objetivas nos mostram, na maioria dos casos, impactos positivos da pesquisa como princípio educativo. Dessa forma, o trabalho cumpre com os objetivos propostos e traz a compreensão de mais dois pressupostos do Educar pela Pesquisa, que são os de Leitura e Escrita, além dos que são prescritos por Pedro Demo. O trabalho também sugere a aplicação e desenvolvimento do Educar pela Pesquisa, para que possamos realizar a manutenção e o desenvolvimento da cultura escolar e acadêmica através da pesquisa.
Abstract: Educating through Research is an innovative pedagogical proposal, which brings aspects of research into the classroom. This approach aims to overcome reproductive teaching, proposing that the student must be a subject in the learning process, stimulating the individual's critical and reflective thinking as a citizen. The present work aims to analyze the use of Educating through Research in the training of undergraduate students in the Biological Sciences course at UEPB, who are studying the Biophysics discipline, with a focus on Radiobiology content. The methodological aspects of this work include data collection through questionnaires (for comparison between different stages of the intervention) and Log Diary (for the researcher's notes regarding observations arising from the pedagogical intervention processes). Data processing occurred through comparison between the objective answers to the questionnaires, as well as through Similarity Analysis to quantify the words present in the answers to discursive questions. Similarity Analyses show us that students who participated in activities involving Educating through Research are able to attribute more connections between the concepts covered in the same theme, which in the case of this study is Radiobiology. Likewise, objective questions show us, in most cases, positive impacts of research as an educational principle. In this way, the work meets the proposed objectives and brings an understanding of two more assumptions of Educating through Research, which are Reading and Writing, in addition to those prescribed by Pedro Demo. The work also suggests the application and development of Educating through Research, so that we can maintain and develop school and academic culture through research.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Ensino de ciências
Proposta pedagógica
Formação de estudantes
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: OLIVEIRA, Lourival Fábio Costa de. Vivências através do educar pela pesquisa: reconstruindo saberes sobre radiobiologia. 2024. 87 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4957
Data de defesa: 4-Abr-2024
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Lourival Fábio Costa de Oliveira.pdfDS - Lourival Fábio Costa de Oliveira1.36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo de Deposito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD629.99 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.