Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4921
Tipo do documento: Dissertação
Título: Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
Autor: Rocha, Yasmin Rodrigues da 
Primeiro orientador: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Primeiro membro da banca: Azerêdo, Maria Alves de
Segundo membro da banca: Almeida, Jadilson Ramos de
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a diversidade de tipos de atividades de sequências propostas nos livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano de uma coleção aprovada pelo PNLD 2023. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, visto que a investigação tem um caráter descritivo e interpretativo dos dados. Para recolha e sistematização dos dados, utilizamos fichas de análise e tabelas. Na classificação das habilidades abordadas nas atividades elaboramos as seguintes categorias de análise, a partir do referencial teórico adotado: dar continuidade à sequência; identificar padrões em sequências de diferentes contextos; traduzir padrão e regularidade de uma sequência para outras representações; completar uma sequência dada com um ou mais elementos ausentes; encontrar um termo próximo, a partir de uma dada sequência; encontrar um termo distante, a partir de uma dada sequência; identificar a posição ocupada na sequência por um elemento dado, considerando a generalização e estrutura do elemento; elaborar generalização em linguagem natural da lei de formação de uma sequência; produzir sequência a partir de termos ou critérios preestabelecidos; elaborar sequências. Outra categoria utilizada no trabalho referiu-se às diferentes representações de sequências. Temos, como resultado da pesquisa, que a proposta da coleção não traz diversidade de representações de sequências e algumas categorias de habilidades algébricas voltadas para generalização são quase ausentes, assim como as que propõem argumentação e exposição do pensamento em atividades envolvendo sequências.
Abstract: This research aimed to analyze the diversity of types of sequencing activities proposed in Mathematics textbooks from 1st to 5th grade in a collection approved by the PNLD 2023. The research approach is predominantly qualitative, as the investigation is descriptive and interpretive of the data. To collect and systematize the data, we used analysis sheets and tables. In classifying the skills addressed in the activities, we drew up the following categories of analysis, based on the theoretical framework adopted: giving continuity to the sequence; identifying patterns in sequences from different contexts; translating the pattern and regularity of a sequence into other representations; completing a given sequence with one or more missing elements; finding a close term from a given sequence; finding a distant term from a given sequence; identifying the position occupied in the sequence by a given element, considering the generalization and structure of the element; drawing up a generalization in natural language of the law of formation of a sequence; producing a sequence from pre-established terms or criteria; drawing up sequences. Another category used in the work referred to the different representations of sequences. As a result of the research, the collection's proposal 9ncludee a diversity of representations of sequences and some categories of algebraic skills aimed at generalization are almost absent, as are those that propose argumentation and exposition of thoughts in activities involving sequences.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Álgebra
livro didático
Teaching Mathematics
Algebra
textbook
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ROCHA , Yasmin Rodrigues da. Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências. 2024. 182 f. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4921
Data de defesa: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Yasmin Rodrigues da Rocha DS - Yasmin Rodrigues da Rocha 6.46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD70.99 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.