Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Vânia Katyane de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2422122942914909por
dc.contributor.advisor1Barros, Marcos Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5878098076288666por
dc.contributor.referee1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee2Nóbrega, Mayane Leite da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9218430229654454por
dc.contributor.referee3Pereira, Jaene Guimarães-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5761436189103949por
dc.date.accessioned2024-03-12T13:32:35Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationCOSTA, Vânia Katyane. A Teoria das cores de Newton: análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018. 2024. 112 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4886-
dc.description.resumoLevando em consideração a importância que o livro didático exerce no meio escolar e o quanto ele influencia a aprendizagem estudantil, em especial no ensino das ciências, a presente pesquisa propõe uma análise, sob um enfoque conceitual e histórico-filosófico, do “experimento crucial” e da teoria das cores de Newton, presente em livros didáticos de Física na relação do PNLD/2018 para o ensino médio, última remessa antes de sua reforma, que ainda se faz presente nos ambientes educacionais públicos e privados. Assim, analisamos seis livros de diferentes coleções, averiguando o espaço destinado à teoria, a forma de abordagem, os elementos histórico-filosóficos presentes, sejam de forma implícita ou explícita e, dissertarmos sobre esses elementos, desde sua apresentação até a sua influência na compreensão de questões epistemológicas, no tocante ao conhecimento da natureza da ciência e do fazer científico. Para isso, traçamos a questão de pesquisa seguinte: Como os livros didáticos de Física do ensino médio contemplam a abordagem histórica da natureza (dispersão) da luz proposta por Isaac Newton? Metodologicamente, adotou-se a pesquisa qualitativa de caráter documental. Para coleta de dados, utilizou-se como ferramenta a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2021), como também o quadro de caracterização das categorias e subcategorias de análise e das unidades de registro de contexto, formulados por Silva (2021). Ao final da pesquisa, apresentamos um material didático instrumentalizado para professores de Física, com intuito de auxiliá-lo na inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) em sala de aula. Em geral, é preciso ter um olhar diferenciado quanto ao uso da HFC na sala de aula, pois possíveis distorções de concepções podem ser obtidas sobre a Ciência, por meio do livro didático ou da implementação da HFC de forma equivocada. É necessário um olhar apurado para não cometer um desserviço a questões próprias da natureza, da ciência e do trabalho científico.por
dc.description.abstractTaking into consideration the importance that the didactic book exerts not only in the school setting and how much it influences student learning, especially not in science teaching, this research proposes an analysis, based on a conceptual and historical-philosophical approach, of the "crucial experiment" and of the theory of Newton's cores, present in didactic books of Physics in relation to PNLD/2018 for the medium teaching, last consignment before its reform, which is still present in public and private educational environments. Thus, it is intended to analyze, at least, five different books of the collection, finding out the space destined to theory, in the form of approach, the historical-philosophical elements present, whether implicitly or explicitly and, we will dissertate on these elements, from their presentation due to its influence on the understanding of epistemological questions, not related to the knowledge of the nature of science and of scientific activity. For this, we trace the following research question: How do the didactic books of Physics of environmental education contemplate the historical approach to nature (dispersion) of light by Isaac Newton? Methodologically, it is adopted as a qualitative research of a documentary nature. For data collection, it was used as a tool for content analysis, proposed by Bardin (2021), as well as the characterization chart of the categories and subcategories of analysis and the context record units, formulated by Silva (2021). At the end of the research, an instrumentalized didactic material for Physics teachers is expected to be built, with the intention of helping it in the insertion of the History and Philosophy of Science (HFC) in the classroom. In general, it is necessary to have a differentiated look when it comes to the use of HFCs in the classroom, as possible distortions of conceptions can be obtained about Science, through the didactic book or the implementation of HFCs in the wrong way. It is necessary to look in a hurry so as not to commit a disservice to our own quests of nature, science and scientific work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vania Costa (vania.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2024-02-19T12:57:12Z No. of bitstreams: 2 DS- Vânia Katyane de Oliveira Costa.pdf: 2064724 bytes, checksum: 54d22e18e616ac48848e636c035ba721 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 126691 bytes, checksum: 18e6bada43da1443dec9c349cab5cc09 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: vania.costa@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Vania Katyane de Oliveira Costa Matrícula: 2021031305 Prezada senhora, boa tarde. Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. Na folha de AGRADECIMENTOS no modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na Portaria MEC nº 206, de 4 de setembro de 2018”. A portaria trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Sendo do seu interesse, segue o link para consultar o documento completo: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135 03. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 04. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Confira, para citar um exemplo, o recuo do título da seção 3.1 HFC nos livros didáticos. Há outros títulos com os recuos incorretos. Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos. Consultar o modelo em caso de dúvida. 05. O Termo de depósito BDTD foi inspecionado. É recomendável substituir esse termo antigo pelo termo atualizado, que pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Uma observação sobre seu preenchimento: No preenchimento do campo “Agência de fomento”, escolha a opção CAPES, pois na folha de agradecimentos foi informado que a obra recebeu financiamento dessa entidade. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente (válido entre os dias 1 a 23 de fevereiro de 2024): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 13h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-02-19T15:55:36Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vania Costa (vania.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2024-02-20T01:42:30Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 126691 bytes, checksum: 18e6bada43da1443dec9c349cab5cc09 (MD5) DS- Vânia Katyane de Oliveira Costa.pdf: 2064441 bytes, checksum: 2196db5288aeaddc0624d464b050d1cd (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: vania.costa@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Vania Katyane de Oliveira Costa Matrícula: 2021031305 Prezada senhora, boa tarde. Foram encontradas inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na parte textual (= nos elementos textuais) todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) na margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita (ABNT NBR 6024:2012). Ou seja, procure deixar todos os títulos dos elementos textuais (da seção 1 INTRODUÇÃO até a seção 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS) no mesmo alinhamento padrão dos parágrafos. Como já foi esclarecido nos dois relatórios anteriores, os recuos dos títulos de seções como a 3.1 HFC nos livros didáticos e a 3.2.1 Monumentalidade estão incorretos, fora do alinhamento. Há muitos outros títulos na mesma situação Quanto a isso, fazer uma revisão geral para ajustar os recuos. Consultar o modelo em caso de dúvida. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente (válido entre os dias 1 a 23 de fevereiro de 2024): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 13h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2024-02-20T15:31:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vania Costa (vania.costa@aluno.uepb.edu.br) on 2024-02-21T03:03:06Z No. of bitstreams: 2 DS- Vânia Katyane de Oliveira Costa.pdf: 2066660 bytes, checksum: b21856870cdaae45399e27cf85704d11 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 126691 bytes, checksum: 18e6bada43da1443dec9c349cab5cc09 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2024-02-21T11:19:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS- Vânia Katyane de Oliveira Costa.pdf: 2066660 bytes, checksum: b21856870cdaae45399e27cf85704d11 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 126691 bytes, checksum: 18e6bada43da1443dec9c349cab5cc09 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T13:32:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS- Vânia Katyane de Oliveira Costa.pdf: 2066660 bytes, checksum: b21856870cdaae45399e27cf85704d11 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 126691 bytes, checksum: 18e6bada43da1443dec9c349cab5cc09 (MD5) Previous issue date: 2023-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectTeoria das cores de Newtonpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA Teoria das cores de Newton: análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018por
dc.title.alternativeA Theory of Newton's cores: Analysis of educational books approved by PNLD 2018por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS- Vânia Katyane de Oliveira Costa.pdfDS - Vania Katyane de Oliveira Costa2.02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD123.72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.