Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4816
Tipo do documento: Dissertação
Título: Laboratórios vivos como estratégia de aproximação entre o ensino de ciências e a promoção da saúde
Autor: Pereira, Antonio Uirami Rego
Primeiro orientador: Sousa, Cidoval Morais de
Primeiro membro da banca: Faustino, Antônio Roberto
Segundo membro da banca: Germano, Marcelo
Terceiro membro da banca: Albuquerque, Andreza Dantas
Resumo: Este estudo tem o objetivo de propor uma nova relação entre educação e saúde tendo como norte a metodologia dos laboratórios vivos, a partir da experiência do Projeto Tecnologias Sociais e Educação Ambiental para o Controle Vetorial de Arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no Semiárido Paraibano, o Projeto Zika UEPB. A pesquisa que aqui se apresenta objetiva construir uma cartilha, fundamentada na metodologia participativa, para auxiliar e motivar alunos e professores a compreender a experiência dos Laboratórios Vivos e suas potencialidades para discutir educação e saúde no ambiente da sala de aula, como também, na sociedade. Esse estudo e o produto viabilizado por ele, justifica-se pela necessidade de proporcionar processos formativos inovadores que favoreçam a interrelação educação-saúde e o desenvolvimento de processos, técnicas e tecnologias que possam ser apropriados socialmente, de modo a contribuir para a experimentação de um estilo de vida ambientalmente mais saudável e socialmente mais justo.
Abstract: This study aims to propose a new relationship between education and health based on the methodology of living laboratories, based on the experience of the Social Technologies and Environmental Education Project for Vector Control of Arboviruses: promoting health and quality of life in the Semiarid Paraibano, the Zika UEPB Project. The research presented here aims to build a booklet, based on participatory methodology, to help and motivate students and teachers to understand the experience of the Living Laboratories and their potential for discussing education and health in the classroom environment, as well as in society. This study and the product made possible by it are justified by the need to provide innovative training processes that favor the education-health interrelationship and the development of processes, techniques and technologies that can be socially appropriate, in order to contribute to the experimentation of a an environmentally healthier and socially fairer lifestyle.
Palavras-chave: Arboviroses
Ensino da ciência
Laboratório vivo
Promoção da saúde
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: PEREIRA, Antonio. Laboratórios vivos como estratégia de aproximação entre o ensino de ciências e a promoção da saúde. 2023. 77 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4816
Data de defesa: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Antonio Uirami Rego PereiraDS - Antonio Uirami Rego Pereira2.12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD127.23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.