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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Antonio Uirami Rego-
dc.contributor.advisor1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.referee1Faustino, Antônio Roberto-
dc.contributor.referee2Germano, Marcelo-
dc.contributor.referee3Albuquerque, Andreza Dantas-
dc.contributor.referee3Lattes6122335881588099por
dc.date.accessioned2023-11-29T11:17:04Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationPEREIRA, Antonio. Laboratórios vivos como estratégia de aproximação entre o ensino de ciências e a promoção da saúde. 2023. 77 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4816-
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de propor uma nova relação entre educação e saúde tendo como norte a metodologia dos laboratórios vivos, a partir da experiência do Projeto Tecnologias Sociais e Educação Ambiental para o Controle Vetorial de Arboviroses: promovendo a saúde e a qualidade de vida no Semiárido Paraibano, o Projeto Zika UEPB. A pesquisa que aqui se apresenta objetiva construir uma cartilha, fundamentada na metodologia participativa, para auxiliar e motivar alunos e professores a compreender a experiência dos Laboratórios Vivos e suas potencialidades para discutir educação e saúde no ambiente da sala de aula, como também, na sociedade. Esse estudo e o produto viabilizado por ele, justifica-se pela necessidade de proporcionar processos formativos inovadores que favoreçam a interrelação educação-saúde e o desenvolvimento de processos, técnicas e tecnologias que possam ser apropriados socialmente, de modo a contribuir para a experimentação de um estilo de vida ambientalmente mais saudável e socialmente mais justo.por
dc.description.abstractThis study aims to propose a new relationship between education and health based on the methodology of living laboratories, based on the experience of the Social Technologies and Environmental Education Project for Vector Control of Arboviruses: promoting health and quality of life in the Semiarid Paraibano, the Zika UEPB Project. The research presented here aims to build a booklet, based on participatory methodology, to help and motivate students and teachers to understand the experience of the Living Laboratories and their potential for discussing education and health in the classroom environment, as well as in society. This study and the product made possible by it are justified by the need to provide innovative training processes that favor the education-health interrelationship and the development of processes, techniques and technologies that can be socially appropriate, in order to contribute to the experimentation of a an environmentally healthier and socially fairer lifestyle.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antônio Pereira (antonio.uirami@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-17T15:12:59Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 11600503 bytes, checksum: 9a2305850b3452fa207d08b42b87dfe7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: antonio.uirami@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Antonio Uirami Rego Pereira Matrícula: 2020035301 Prezado senhor Antonio Uirami Rego Pereira, boa tarde. Procedimentos preliminares – Conforme instruções do manual de autodepósito, o trabalho acadêmico em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD – Conforme instruções do manual de autodepósito, o produto educacional avulso em PDF ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): PE - João Manoel da Silva Ignorar essa instrução caso não haja nenhum produto educacional avulso relacionado ao trabalho acadêmico exigido pelo programa do curso. Ainda há inconsistências quanto aos parâmetros de formatação determinados pelo conjunto das normas ABNT NBR aplicáveis aos trabalhos acadêmicos. Também há ajustes a fazer no termo de depósito. A submissão foi recusada pelos motivos listados abaixo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Em primeiro lugar, a dissertação e o termo de depósito, ambos em PDF, têm que ficar separados, conforme é ensinado no Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado disponível em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ . Leia as instruções apresentadas no manual para ver como é depositado o termo na BDTD. Portanto, o termo de depósito não pode ficar ligado à dissertação como arquivo único. Logo, é preciso retirar o termo de depósito do trabalho acadêmico. 02. A quantidade total de folhas da dissertação, 81 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 28 páginas. Observo que esse aumento no total de folhas foi causado devido ao acréscimo de uma seção na dissertação, a partir da página 30, que não estava presente nas submissões anteriores, pelo que me lembro. A seção parece ser um produto educacional (PE). Confirme, por favor. Algumas considerações, independente de ser ou não um PE: Se essa seção for um apêndice, ou seja, obra da sua autoria, a partir da página 34 ela deve ter um título do tipo APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A. Além disso, tal título tem que aparecer no sumário. Se essa seção for um anexo, ou seja, uma obra que não é da sua autoria, a partir da página 34 ela deve ter um título do tipo ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A. Além disso, tal título tem que aparecer no sumário. Sendo um produto educacional, procure saber junto à coordenação do seu curso se o depósito dele de forma avulsa na BDTD é obrigatório. Se for, ele terá que possuir uma capa, uma folha de rosto (elementos opcionais nesse caso, mas altamente recomendável) e ficha catalográfica individual (elemento obrigatório) que será solicitada pelo SAGBI assim como foi a ficha da dissertação. Estou ciente de que para mestrados profissionais com financiamento da CAPES o depósito avulso do PE é obrigatório. No caso presente, como não houve esse financiamento, preciso que o senhor me repasse as informações sobre isso dadas por sua coordenação. Com a nova seção acrescentada no final das REFERÊNCIAS, se não houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico devido aos demais ajustes, a paginação da FC deveria ser igual a 79 ( 81 - 2 ) No entanto, como a quantidade de folhas poderá ser alterada devido às correções propostas ao longo desses apontamentos, convém realizar a solicitação da ficha catalográfica pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções, etapa que deve ser a última na elaboração do trabalho acadêmico. A regra para o cálculo da paginação da FC é a mais simples possível: considera-se o total de folhas da obra em PDF já completa e se faz a subtração por dois, ou seja: não são contadas a capa nem a folha da ficha catalográfica. É preciso levar em consideração na contagem o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 03. Na folha de aprovação (folha das assinaturas), quarta folha, seguir a mesma configuração apresentada no modelo padrão da BC (baseado na ABNT NBR 14724:2011). O que falta corrigir: O último nome do membro da banca não pode ficar na folha AGRADECIMENTOS. Recolocá-lo na folha de aprovação. 04. Com base na ABNT NBR 6028:2021, ajustes são necessários nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O que falta corrigir: Os títulos RESUMO e ABSTRACT estão sendo iniciados na posição errada. Eles devem ficar colados no topo da margem superior da página e serem iniciados em folhas separadas. Siga a configuração do modelo. O mesmo tipo de ajuste tem que ser efetuado para todos os casos parecidos ao longo da obra, para não ser repetitivo. O mesmo problema, por exemplo, está ocorrendo na página 25. Conforme a última versão da norma, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 05. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), “em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha”. Logo, toda numeração de página existente antes da primeira folha da INTRODUÇÃO deverá ser retirada. Uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a nova numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser obtida consultando a seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02. 06. Como consequência da correção anterior, pode ser preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação (se houver tais listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 07. Na atual página 26 (seguindo a ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 14724:2011), o elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que iniciado em nova folha, na folha seguinte, página 27, e não como se estivesse fazendo parte da seção primária 4 CONSIDERAÇÕES. Compare com a configuração do modelo de dissertação. 08. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico, mudando consequentemente a paginação da ficha catalográfica (FC), convém nesse caso realizar a solicitação da FC pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) somente após finalizadas todas as correções - a etapa que deve ser a última. Se ainda tiver dúvida a respeito da paginação da FC, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 01, há um esquema muito prático explicando como se calcula a paginação. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo PDF final. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão na BDTD escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 LEITURA OPCIONAL - Como saber qual é a paginação da ficha catalográfica: A título de informação, podemos determinar a paginação da ficha catalográfica (PagFC) usando a seguinte fórmula básica: PagFC = Total de folhas - 2 OBS.: total de folhas do TCC completo, já com a própria folha da FC inserida nele. Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas menos a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 60, então PagFC = 60 - 2 = 58 Se o total de folhas = 40, então PagFC = 40 - 2 = 38 E assim por diante. COMPLEMENTO 02: LEITURA OPCIONAL - Como saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Logo, a numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6022: Informação e documentação - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 02 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018. 03 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6024: Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 04 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: Informação e documentação - Sumário - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2012. 05 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6028: Informação e documentação - Resumo, resenha e recensão - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2021. 06 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: Informação e documentação - Índice - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 07 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 08 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informações Científicas – LINC Biblioteca Central – UEPB Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira, exceto feriados Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-10-17T17:39:34Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Antônio Pereira (antonio.uirami@aluno.uepb.edu.br) on 2023-10-24T19:49:54Z No. of bitstreams: 2 DS-ANTONIO UIRAMI REGO PEREIRA.pdf: 2171922 bytes, checksum: 964d9ed42c919bf8867d5daaf831c545 (MD5) Termo de Depósito BDTD ...pdf: 130280 bytes, checksum: 17d5f86dae2c9a37a6441d8b9b1999de (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-10-24T21:50:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS-ANTONIO UIRAMI REGO PEREIRA.pdf: 2171922 bytes, checksum: 964d9ed42c919bf8867d5daaf831c545 (MD5) Termo de Depósito BDTD ...pdf: 130280 bytes, checksum: 17d5f86dae2c9a37a6441d8b9b1999de (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T11:17:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS-ANTONIO UIRAMI REGO PEREIRA.pdf: 2171922 bytes, checksum: 964d9ed42c919bf8867d5daaf831c545 (MD5) Termo de Depósito BDTD ...pdf: 130280 bytes, checksum: 17d5f86dae2c9a37a6441d8b9b1999de (MD5) Previous issue date: 2023-08-31eng
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
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dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectArbovirosespor
dc.subjectEnsino da ciênciapor
dc.subjectLaboratório vivopor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleLaboratórios vivos como estratégia de aproximação entre o ensino de ciências e a promoção da saúdepor
dc.typeDissertaçãopor
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