Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4797
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta de roteiro dialógico sobre a cultura digital utilizada no livro didático de língua portuguesa à luz da teoria do círculo de Bakhtin
Autor: Araújo, Tessália Régia Dantas de 
Primeiro orientador: Santos, Eliete Correia dos
Primeiro membro da banca: Souza, Fábio Marques de
Segundo membro da banca: Francelino, Pedro Farias
Resumo: Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a estrutura dos enunciados das propostas de ensino dos gêneros discursivos encontrada na seção Cultura digital, do livro didático de Língua Portuguesa do professor, tendo como objetivo geral elaborar uma proposta de roteiro dialógico segundo a teoria do Círculo de Bakhtin, para os docentes a partir da análise da estrutura dos enunciados das propostas de ensino dos gêneros discursivos, presentes na seção Cultura digital do livro Didático de Língua Portuguesa. Para tanto, estabelece três objetivos específicos: a) Verificar a estrutura dos enunciados, para o ensino dos gêneros discursivos da seção Cultura digital, do livro didático de Língua Portuguesa do professor, fundamental II, segundo a teoria do Círculo de Bakhtin; b) Analisar as produções dos gêneros discursivos realizadas pelos alunos a partir das orientações da seção Cultura digital, observando se o grau de complexidade dos enunciados facilitou ou dificultou o desempenho na aprendizagem e se considerou o contexto sócio-histórico do estudante; c) Descrever as sessões das aulas realizadas, conforme as orientações de atividades da seção Cultura Digital do livro didático do professor. O estudo partiu dos seguintes questionamentos: Como está organizada a estrutura dos enunciados das propostas de ensino dos gêneros discursivos, presentes na seção Cultura digital do livro didático de Língua Portuguesa do professor e de que forma um roteiro dialógico contribuiria para as produções dos gêneros discursivos digitais? Como fundamentação, recorremos às bases teóricas de autores como: Bakhtin (2006, 2017), Volóchinov (2017, 2019); Santos (2013); Brait (2005, 2009, 2012, 2013) entre outros. Quanto ao percurso metodológico, utilizou-se, em relação à natureza, uma abordagem quanti-qualitativa; no que diz respeito aos objetivos, é exploratória e, aos seus procedimentos, é documental e pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: levantamento das propostas de atividades da seção Cultural digital e análise dos enunciados a partir da entonação, escolha e disposição da palavra; realização de um questionário acerca do perfil do estudante; aplicação das atividades em sala de aula; interpretação e análise das produções dos alunos e; por último, elaboração de uma proposta de roteiro dialógico. Quanto aos resultados, verificamos, ao longo das atividades da seção Cultura digital, que os enunciados, em alguns momentos, permitem o posicionamento dos estudantes, a sua participação ativa a partir do contexto sócio-histórico, no entanto, é frequente o uso dos enunciados de comandos automatizados que levam à reprodução do conteúdo. No que diz respeito aos gêneros digitais realizados pelos alunos, constatamos que os enunciados facilitaram o desempenho da aprendizagem dos estudantes, visto que realizaram as produções solicitadas, no entanto, em alguns momentos, não consideraram o contexto sócio-histórico dos estudantes. Assim, concluímos que o roteiro diálógico é um instrumento pedagógico criado para promover a inserção no universo digital, levando em consideração o contexto dos envolvidos no processo.
Abstract: This research presents as object of study the structure of the utterances of the proposals of teaching of the discursive genres found in the section Digital culture, of the textbook of Portuguese language of the teacher, proposal of a dialogic script according to the theory of the Bakhtin Circle, for teachers from the analysis of the structure of the utterances of the proposals of teaching of the discursive genres, present in the Digital Culture section of the Portuguese Language Textbook. Therefore, it establishes three specific objectives: a) To verify the structure of the utterances, for the teaching of the discursive genres of the section Digital culture, of the Portuguese textbook of the teacher, fundamental II, according to the theory of the Bakhtin Circle; b) analyze the productions of the discursive genres performed by students from the guidelines of the Digital Culture section, observing whether the degree of complexity of the statements facilitated or hindered the performance in learning and whether it considered the socio-historical context of the student; c) Describe the sessions of the classes held, according to the guidelines of activities of the Digital Culture section of the teacher’s textbook. The study was based on the following questions: How is organized the structure of the utterances of the proposals of present in the digital culture section of the teacher’s Portuguese textbook and how would a dialogic script contribute to the productions of digital discursive genres? As a foundation, we used the theoretical bases of authors such as: Bakhtin (2006, 2017), Volóchinov (2017, 2019); Santos (2013); Brait (2005, 2009, 2012, 2013) among others. Regarding the methodological path, a quantitative-qualitative approach was used in relation to nature; regarding the objectives, it is exploratory and, to its procedures, it is documentary and action research. The research was carried out in five stages: survey of the proposals of activities of the digital Cultural section and analysis of the utterances from the intonation, choice and disposition of the word; conducting a questionnaire about the student’s profile; activities in the classroom; interpretation and analysis of the students' productions and; finally, elaboration of a proposal for a dialogic script. As for the results, we verified, throughout the activities of the Digital Culture section, that the utterances, at times, allow the positioning of students, their active participation from the socio-historical context, however, automated commands that lead to the reproduction of the content are frequently used. With regard to the digital genres performed by the students, we found that the statements facilitated the performance of the students' learning, since they performed the requested productions, however, in some moments, did not consider the social contextstudent history. Thus, we conclude that the dialogical script is a pedagogical instrument created to promote insertion in the digital universe, taking into account the context of those involved in the process.
Palavras-chave: Cultura digital
Livro didático
Enunciado
Teoria do Círculo de Bakhtin
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: ARAÚJO, T. R. D. Uma proposta de roteiro dialógico sobre a cultura digital utilizada no livro didático de língua portuguesa à luz da teoria do círculo de Bakhtin. 2023. 186 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4797
Data de defesa: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Tessalia Regia.pdfDS - Tessália Régia Dantas de Araújo11.17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Confirmacao.pdfTermo de Depósito - BDTD88.75 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.