Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4790
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero carta pessoal: uma proposta metodológica para compreensão do texto como processo
Autor: Souza, Tatiane Dark dos Santos
Primeiro orientador: Silva, Antônio
Primeiro membro da banca: Nascimento, Juscelino
Segundo membro da banca: Lima, Hozanete
Resumo: O objetivo do presente estudo foi promover práticas situadas de escrita, a partir de uma sequência didática planejada para uma turma do 5° ano, visando à produção, revisão e reescrita do gênero Carta Pessoal. Essa ideia surgiu a partir de algumas observações realizadas no estágio do curso de Pedagogia em turmas dos anos iniciais ,no qual observou-se que a produção escrita não estava sendo desenvolvida enquanto processo, pois muitos docentes realizavam-na, no entanto não traziam nenhum feedback para o aluno ou, ainda, em alguns casos, essa prática não acontecia, porque, mediante a dificuldade de escrita de alguns alunos, os professores acreditavam que aqueles não teriam capacidade de desenvolver “ bons textos”. Nós, enquanto docentes, devemos investigar o porquê da dificuldade de aprendizagem dos alunos, buscando desenvolver algo que possibilite sua aprendizagem. Com base nisso, foi pensada uma metodologia dinâmica para a produção escrita em sala de aula, ou seja, uma produção que se desenvolvesse a partir de um contexto. Para tanto, priorizamos uma proposta que trabalhou o momento de produção não como algo para ocupar o tempo, mas para favorecer a aprendizagem significativa e evolução da turma. Assim, desenvolvemos uma sequência didática com base no livro Uma carta especial para o papai Noel, cujo intuito foi mostrar outras formas de dinamizar e trabalhar a produção escrita em sala de aula, de modo que o aluno tivesse segurança no momento da escrita e se sentisse familiarizado com o contexto de produção, a exemplo do que ocorre quando se escreve uma carta para o Papai Noel, tradição inerente à época do Natal. Para isso, nos embasamos nos pressupostos teóricos de Serafini (1991), Ruiz (2013) e Ferreiro e Teberosky(1999), sobre estágios da escrita e processo de aquisição da escrita. A proposta de produção escrita foi desenvolvida em uma turma do 5° ano, da Escola Municipal Professora Francisca Flor, localizada no município de Santa Cruz da Baixa Verde-PE, a qual possui 37 alunos. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, de natureza qualitativa, e investigação reflexiva, incitando os docentes a refletirem acerca das metodologias utilizadas diariamente em sala de aula. Assim sendo, desenvolvemos quatro momentos de produção: sondagem com o intuito de verificar os conhecimentos prévios dos discentes acerca do gênero textual Carta Pessoal; produção inicial, após a explanação sobre o gênero em questão; reescrita, a partir da explanação sobre os meios de correção (resolutivo, indicativo, classificatório e interativo.)
Abstract: This study aimed to promote situated writing practices through a series of learning activities designed for a 5th-grade class. The primary focus was on facilitating the production, revision, and rewriting of Personal Letters. The inspiration for this endeavor arose from observations made during an internship for Pedagogy students in elementary school classrooms. It became evident that written production was not being cultivated as a progressive process. Many teachers assigned writing tasks but provided little or no feedback to students, and in some cases, neglected this practice altogether. Some educators held the belief that certain students, due to their writing difficulties, were incapable of producing "good texts." As educators, it is our responsibility to investigate the underlying causes of students' learning challenges and to develop approaches that enhance their learning experience. In response to this need, we developed a dynamic classroom writing methodology centered around contextualized writing. The objective was to shift the perception of writing from a mere time-filling activity to a meaningful learning tool that advances the class's progression through fresh perspectives on textual production. Consequently, we designed a set of learning activities based on the book "Uma carta especial para o papai Noel" ("A special letter to Santa Claus" in English) to demonstrate alternative and dynamic approaches to writing production within the classroom setting. This approach was intended to boost students' confidence in the writing process and familiarize them with the writing context. The writing of Personal Letters, along with the subsequent revision and rewriting processes, were grounded in the theories of Serafini (2010) and Ruiz (2013). Through this research, we aim to underscore the importance of initiating the development of the writing production process from the early years, as it forms a crucial foundation for other modes of education. It is imperative to acknowledge the various stages of writing, following Ferreiro and Teberosky's (1999) insights, as children progress through these phases when acquiring literacy, eventually attaining autonomy in creating their own texts. The proposed writing production approach was implemented in a 5th-grade class at the Profª Francisca Flor Municipal School in Santa Cruz da Baixa Verde, Pernambuco, involving 37 participating students. It is assumed that many skills related to both reading and writing have already been acquired in previous grade levels. This methodology was grounded in action research with a qualitative approach and reflective investigation, encouraging educators to contemplate the methodologies employed in their daily classroom practices. As previously mentioned, data generation involved the participation of a 5th-grade class, and data were collected through the application of the aforementioned set of learning activities, employing correction methods that were resolute, indicative, classificatory, and interactive.
Palavras-chave: Escrita anos iniciais
Sequência didática
Carta pessoal
Gênero textual
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SOUZA, T. D. S. Gênero carta pessoal: uma proposta metodológica para compreensão do texto como processo. 2023. 197 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4790
Data de defesa: 22-Set-2023
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tatiane Dark dos Santos Souza.pdfDS - Tatiane Dark dos Santos Souza4.28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTD (2) Tatiane.pdfTermo de depósito BDTD81.57 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.