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Tipo do documento: Dissertação
Título: Plano educacional individualizado e estratégias de leitura para estudante com deficiência intelectual do 5º ano do Ensino Fundamental
Autor: Laurindo, Ana Paula Borges
Primeiro orientador: Gonçalves, Fabiola Mônica da Silva
Primeiro membro da banca: Lira, Mirtes Ribeiro de
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Juscelino Francisco do
Resumo: Ao observar o cenário atual da educação especial no Brasil, segundo dados do INEP (2021, 2022), há um aumento de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental, com grande relevância para a pessoa com deficiência intelectual (DI). O estudo aqui apresentado foi constituído a partir da dinâmica da educação especial numa perspectiva inclusiva, que vem provocando mudanças de paradigmas no sistema de ensino brasileiro, mediante documentos e legislações que viabilizam as proposições da educação inclusiva. Nessa perspectiva, os docentes são convidados a rever sua prática e a construir recursos que atendam às necessidades dos estudantes. Refletimos também sobre as lacunas existentes na formação desse profissional. Para tal, teve como objetivo geral investigar o desempenho de um estudante com DI, matriculado no 5º ano do ensino fundamental, através de estratégias de leituras inseridas no Plano Educacional Individualizado - PEI, construído em parceria entre docentes de sala regular e sala de AEE. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, combinando os delineamentos pesquisa-ação e intervenção pedagógica, visando promover mudanças nos processos de ensino e aprendizagem do referido estudante, propondo alternativas pedagógicas possíveis para consolidar o seu potencial na área da leitura. A pesquisa fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, que tem como princípio o desenvolvimento integral da pessoa com ou sem deficiência, com ressalva das relações sociais como propulsora de mediação cultural entre docentes e estudantes engajados no processo educacional. A pesquisa contou com a participação de cinco docentes de ensino comum, cinco docentes de AEE e um estudante do 5º ano com DI. Diante dessa perspectiva teórica e metodológica, construímos um questionário eletrônico para ser respondido pelos docentes participantes, no qual, conforme resultados obtidos, foram apontadas como principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com DI: (i) as limitações cognitivas na área da leitura sobretudo nas áreas de memória e atenção; (ii) as lacunas consideráveis na formação docente inicial para o trabalho pedagógico junto ao público-alvo da educação especial; e (iii) a falta de recursos adequados para se trabalhar com esse estudante. A partir desses resultados, elaboramos um PEI de leitura, a fim de servir como apoio pedagógico para o estudante com DI, configurando-se como o produto educacional da pesquisa, sendo vivenciado em três encontros. A partir da intervenção pedagógica, foi possível constatar que o PEI é eficaz no desempenho da leitura, suas atividades específicas permitem um protagonismo do estudante, que se apoia no seu saber e na interação com o docente, através da aprendizagem mediada, para superar suas dificuldades e construir novos conhecimentos. Para tal, é primordial vencer as barreiras que dificultam a educação inclusiva: falhas na formação inicial e continuada do docente, que precisam atrelar-se a concepções de saberes e fazeres diferentes junto à diversidade dos estudantes; escassez de materiais pedagógicos adequados, salas de aulas lotadas; vulnerabilidade familiar, que também não sabe lidar com as diferenças; junto às barreiras arquitetônicas e, principalmente, atitudinais que representam o maior desafio para a inclusão escolar.
Abstract: Considering the current scenario of special education in Brazil, according to INEP (2021, 2022), there is an increase in enrollment in the first years of elementary school, which is of great importance for people with intellectual disabilities (ID). This study starts from the dynamics of special education in an inclusive perspective, which has brought about a paradigm shift in the Brazilian educational system through documents and laws that allow the proposals of inclusive education. In this perspective, teachers are challenged to review their practices and build resources that meet the needs of students. We also reflect on the existing gaps in the training of this profession. To this end, the general objective was to study the performance of a student with ID, enrolled in the 5th grade of elementary school, using reading strategies included in the Individualized Pedagogical Plan - PEI - created in collaboration between the teachers of the regular class and the AEE class. It is the qualitative research that combines research and pedagogical intervention designs, aiming to promote changes in the teaching and learning processes of the said students to propose possible pedagogical alternatives to consolidate their potential in the field of reading. The research is based on the historical-cultural theory of Vygotsky, whose principle is the integral development of the person with or without disabilities, with the exception of social relations as the engine of cultural mediation between teachers and students in the educational process. In the study participated five teachers of regular education, five AEE teachers and one student in 5th year student with ID. Given this theoretical and methodological perspective, we created an electronic questionnaire to be answered by the participating teachers. According to the results, the following main difficulties in the teaching and learning process of people with ID were identified: (i) cognitive limitations in the area of reading, especially in the areas of memory and attention; (ii) significant gaps in the initial training of teachers for pedagogical work with the target group of special education; and (iii) the lack of adequate resources for working with these students. Based on the educational intervention, PEI was found to be effective in reading achievement, its specific activities allow the student to be a protagonist, relying on his knowledge and interaction with the teacher through mediated learning to overcome his difficulties and build new knowledge. To this end, it is essential to overcome the obstacles that hinder inclusive education: Deficiencies in teacher training and development, which must be linked to different conceptions of knowledge and actions with the diversity of students; lack of appropriate teaching materials, overcrowded classrooms; vulnerability of the family, which also does not know how to deal with differences; along with architectural and, above all, attitudinal barriers, which represent the greatest challenge to school inclusion.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficiência intelectual
Mediação docente
Plano Educacional Individualizado
Estratégias de leitura
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: LAURINDO, A. P. B. Plano educacional individualizado e estratégias de leitura para estudante com deficiência intelectual do 5º ano do Ensino Fundamental. 2023. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4705
Data de defesa: 15-Mai-2023
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