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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLaurindo, Ana Paula Borges-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Fabiola Mônica da Silva-
dc.contributor.referee1Lira, Mirtes Ribeiro de-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Juscelino Francisco do-
dc.date.accessioned2023-08-08T13:14:23Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.identifier.citationLAURINDO, A. P. B. Plano educacional individualizado e estratégias de leitura para estudante com deficiência intelectual do 5º ano do Ensino Fundamental. 2023. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4705-
dc.description.resumoAo observar o cenário atual da educação especial no Brasil, segundo dados do INEP (2021, 2022), há um aumento de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental, com grande relevância para a pessoa com deficiência intelectual (DI). O estudo aqui apresentado foi constituído a partir da dinâmica da educação especial numa perspectiva inclusiva, que vem provocando mudanças de paradigmas no sistema de ensino brasileiro, mediante documentos e legislações que viabilizam as proposições da educação inclusiva. Nessa perspectiva, os docentes são convidados a rever sua prática e a construir recursos que atendam às necessidades dos estudantes. Refletimos também sobre as lacunas existentes na formação desse profissional. Para tal, teve como objetivo geral investigar o desempenho de um estudante com DI, matriculado no 5º ano do ensino fundamental, através de estratégias de leituras inseridas no Plano Educacional Individualizado - PEI, construído em parceria entre docentes de sala regular e sala de AEE. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, combinando os delineamentos pesquisa-ação e intervenção pedagógica, visando promover mudanças nos processos de ensino e aprendizagem do referido estudante, propondo alternativas pedagógicas possíveis para consolidar o seu potencial na área da leitura. A pesquisa fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, que tem como princípio o desenvolvimento integral da pessoa com ou sem deficiência, com ressalva das relações sociais como propulsora de mediação cultural entre docentes e estudantes engajados no processo educacional. A pesquisa contou com a participação de cinco docentes de ensino comum, cinco docentes de AEE e um estudante do 5º ano com DI. Diante dessa perspectiva teórica e metodológica, construímos um questionário eletrônico para ser respondido pelos docentes participantes, no qual, conforme resultados obtidos, foram apontadas como principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com DI: (i) as limitações cognitivas na área da leitura sobretudo nas áreas de memória e atenção; (ii) as lacunas consideráveis na formação docente inicial para o trabalho pedagógico junto ao público-alvo da educação especial; e (iii) a falta de recursos adequados para se trabalhar com esse estudante. A partir desses resultados, elaboramos um PEI de leitura, a fim de servir como apoio pedagógico para o estudante com DI, configurando-se como o produto educacional da pesquisa, sendo vivenciado em três encontros. A partir da intervenção pedagógica, foi possível constatar que o PEI é eficaz no desempenho da leitura, suas atividades específicas permitem um protagonismo do estudante, que se apoia no seu saber e na interação com o docente, através da aprendizagem mediada, para superar suas dificuldades e construir novos conhecimentos. Para tal, é primordial vencer as barreiras que dificultam a educação inclusiva: falhas na formação inicial e continuada do docente, que precisam atrelar-se a concepções de saberes e fazeres diferentes junto à diversidade dos estudantes; escassez de materiais pedagógicos adequados, salas de aulas lotadas; vulnerabilidade familiar, que também não sabe lidar com as diferenças; junto às barreiras arquitetônicas e, principalmente, atitudinais que representam o maior desafio para a inclusão escolar.por
dc.description.abstractConsidering the current scenario of special education in Brazil, according to INEP (2021, 2022), there is an increase in enrollment in the first years of elementary school, which is of great importance for people with intellectual disabilities (ID). This study starts from the dynamics of special education in an inclusive perspective, which has brought about a paradigm shift in the Brazilian educational system through documents and laws that allow the proposals of inclusive education. In this perspective, teachers are challenged to review their practices and build resources that meet the needs of students. We also reflect on the existing gaps in the training of this profession. To this end, the general objective was to study the performance of a student with ID, enrolled in the 5th grade of elementary school, using reading strategies included in the Individualized Pedagogical Plan - PEI - created in collaboration between the teachers of the regular class and the AEE class. It is the qualitative research that combines research and pedagogical intervention designs, aiming to promote changes in the teaching and learning processes of the said students to propose possible pedagogical alternatives to consolidate their potential in the field of reading. The research is based on the historical-cultural theory of Vygotsky, whose principle is the integral development of the person with or without disabilities, with the exception of social relations as the engine of cultural mediation between teachers and students in the educational process. In the study participated five teachers of regular education, five AEE teachers and one student in 5th year student with ID. Given this theoretical and methodological perspective, we created an electronic questionnaire to be answered by the participating teachers. According to the results, the following main difficulties in the teaching and learning process of people with ID were identified: (i) cognitive limitations in the area of reading, especially in the areas of memory and attention; (ii) significant gaps in the initial training of teachers for pedagogical work with the target group of special education; and (iii) the lack of adequate resources for working with these students. Based on the educational intervention, PEI was found to be effective in reading achievement, its specific activities allow the student to be a protagonist, relying on his knowledge and interaction with the teacher through mediated learning to overcome his difficulties and build new knowledge. To this end, it is essential to overcome the obstacles that hinder inclusive education: Deficiencies in teacher training and development, which must be linked to different conceptions of knowledge and actions with the diversity of students; lack of appropriate teaching materials, overcrowded classrooms; vulnerability of the family, which also does not know how to deal with differences; along with architectural and, above all, attitudinal barriers, which represent the greatest challenge to school inclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Laurindo (ana.laurindo@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-22T19:37:08Z No. of bitstreams: 2 DS-AnaPaulaBLaurindo.pdf: 4460584 bytes, checksum: 58876de43e371045170e9ddaee51459d (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 126612 bytes, checksum: 3a90684cfe2a409da71a1020d446dc6a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br), reason: 1 - Em uma Dissertação, o Resumo e o Abstract devem apresentar o espaçamento entre linhas de 1,5; 2 - Tanto no Sumário quanto no corpo do texto, a INTRODUÇÃO e as CONSIDERAÇÕES FINAIS devem vir numeradas; 3 - Ao corrigir a numeração da sua INTRODUÇÃO, corrija a numeração das demais seções do seu trabalho, tanto no Sumário, quanto no corpo do texto; 4 - Paginação - Capa e Ficha Catalográfica não entram na contagem das páginas; 5 - As margens do seu trabalho estão incorretas, corrija esse equívoco (lembrando que no texto as margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm); 6 - Ao concluir as modificações, cheque o Sumário e a paginação do seu trabalho, fazendo as modificações, caso sejam necessárias. on 2023-05-23T14:33:21Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Laurindo (ana.laurindo@aluno.uepb.edu.br) on 2023-05-24T19:45:35Z No. of bitstreams: 2 DS-AnaPaulaBLaurindo.pdf: 4378779 bytes, checksum: 803520d83c1025607be0ec7ae0d41780 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 79057 bytes, checksum: de32f2a2f0d3cfbb51c6e0a8a0c489a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2023-05-25T11:06:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS-AnaPaulaBLaurindo.pdf: 4378779 bytes, checksum: 803520d83c1025607be0ec7ae0d41780 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 79057 bytes, checksum: de32f2a2f0d3cfbb51c6e0a8a0c489a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-08T13:14:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS-AnaPaulaBLaurindo.pdf: 4378779 bytes, checksum: 803520d83c1025607be0ec7ae0d41780 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 79057 bytes, checksum: de32f2a2f0d3cfbb51c6e0a8a0c489a0 (MD5) Previous issue date: 2023-05-15eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectMediação docentepor
dc.subjectPlano Educacional Individualizadopor
dc.subjectEstratégias de leiturapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titlePlano educacional individualizado e estratégias de leitura para estudante com deficiência intelectual do 5º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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