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Tipo do documento: Dissertação
Título: A literatura paraibana na sala de aula: caminhos e descobertas para a formação de leitores literários em uma turma do 9° ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Paraíba literature in the classroom: paths and discoveries for the formation of literary readers in a 9th grade class of elementary school
Autor: Santos, Jeniffer Ferreira dos 
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Medeiros da
Primeiro membro da banca: Nóbrega, Maria Martha dos Santos Silva
Segundo membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina
Resumo: Considerando o ensino de literatura da rede pública na Paraíba, propomos com esta pesquisa uma abordagem do texto literário baseada em um ensino que priorize a obra em sua plenitude, apoiando-nos nos estudos de Solé (1998) e Colomer (2007) sobre leitura e formação de leitores. Escolhemos trabalhar textos de autores paraibanos, visto que há um déficit de oferta e circulação de tais produções entre os educandos e grande parte das escolas e dos professores não se vale de textos de autores paraibanos nas aulas de Língua Portuguesa tampouco conhecem ou têm acesso à produção literária paraibana de fato seja a do passado, seja a do presente. Escolhemos o gênero conto por se tratar de uma narrativa curta que pode ser lida integralmente no espaço-tempo da sala de aula e frente às demandas das escolas pelo cumprimento do currículo e dos conteúdos e que pode favorecer o trabalho com uma variedade maior de autores/as e temas. Dessa forma trabalhamos com os contos “Porque somos muito pobres” e “Três cachaças”, do escritor Geraldo Maciel; “O dia em que comemos Maria Dulce” e “Olhos no chão”, do escritor Antônio Mariano; “A mulher, os meninos e a ditadura militar: carta à Gregório” e “Eu, brasileiro, viúvo, 75 anos”, da escritora Dôra Limeira; “Revência” e “O filho espúrio”, da escritora Marília Arnaud. Embasamos nossa pesquisa nos estudos de Aguiar e Bordini (1988), Ferrarezi e Carvalho (2017), Cardematori (2012), Petit (2008; 2009), Cosson (2006) e Zilberman (1988) e suas considerações sobre o ensino de literatura e a formação de leitores. Também utilizamos os documentos oficiais Base Nacional Comum Curricular (2018) e Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018) e suas propostas para o ensino de literatura. A pesquisa foi aplicada na Escola Municipal Rômulo José de Gouveia, localizada na cidade de Campina Grande – PB, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo principal formular estratégias de ensino e analisar a recepção de textos da literatura paraibana numa turma do 9° ano do Ensino Fundamental, contribuindo para a formação de leitores literários. Especificamente pretende-se: abordar contos de autores paraibanos nas aulas de literatura, com foco na leitura efetiva destes textos, mediante uma sequência de leitura planejada levando-se em conta os textos selecionados e o contexto da sala de aula na modalidade on-line; analisar como se constitui a identificação texto-leitor, através da seleção de contos de autores paraibanos; analisar como ocorre a recepção dos textos na modalidade de ensino remoto, considerando os dois últimos objetivos; refletir sobre a mediação realizada pela professora-pesquisadora, mediante os resultados e, sobretudo, o processo de leitura desenvolvido no experimento em sala de aula virtual. Com este trabalho, promovemos um ensino de literatura que possa contribuir para a formação de leitores, pautada na possibilidade de ampliar o pensamento crítico dos alunos, contribuindo para o olhar sensível à nossa sociedade, além de incentivar o conhecimento e a leitura de produções paraibanas no processo de formação de leitores.
Abstract: Considering the teaching of literature in the public network in Paraíba, we propose with this research an approach to the literary text based on a teaching that prioritizes the work in its fullness, supporting us in the studies of Solé (1998) and Colomer (2007) on reading and reader training. We chose to work with texts by authors from Paraíba, since there is a shortage of supply and circulation of such productions among students and most schools and teachers do not use texts by authors from Paraíba in Portuguese classes, nor do they know or have access to the production. literary paraibana in fact be that of the past, be that of the present. We chose the short story genre because it is a short narrative that can be read integrally in the space-time of the classroom and given the demands of schools for compliance with the curriculum and contents and that can favor the work with a greater variety of authors/ as and themes. In this way, we worked with the short stories “Because we are very poor” and “Três cachaças”, by the writer Geraldo Maciel; “The day we eat Maria Dulce” and “Eyes on the Floor”, by the writer Antônio Mariano; “The woman, the boys, and the military dictatorship: letter to Gregório” and “I, Brazilian, widowed, 75 years old”, by the writer Dôra Limeira; “Revência” and “The spurious son”, by the writer Marília Arnaud. We based our research on studies by Aguiar and Bordini (1988), Ferrarezi and Carvalho (2017), Cardematori (2012), Petit (2008; 2009), Cosson (2006), and Zilberman (1988) and their considerations on teaching literature and the training of readers. We also used the official documents Base Nacional Comum Curricular (2018) and Curricular Proposal of the State of Paraíba (2018) and their proposals for teaching literature. The research was applied at the Municipal School Rômulo José de Gouveia, located in the city of Campina Grande - PB, in a group of the 9th-grade Elementary School. The main objective of this research is to formulate teaching strategies and analyze the reception of texts from Paraíba literature in a 9th-grade elementary school class, contributing to the formation of literary readers. Specifically, it is intended to: address short stories by authors from Paraíba in literature classes, focusing on the effective reading of these texts, through a planned reading sequence taking into account the selected texts and the context of the classroom in the online modality; to analyze how the text-reader identification is constituted, through the selection of short stories by authors from Paraíba; analyze how texts are received in the remote teaching modality, considering the last two objectives; reflect on the mediation carried out by the teacher-researcher, through the results and, above all, the reading process developed in the experiment in a virtual classroom. With this work, we promote the teaching of literature that can contribute to the formation of readers, based on the possibility of expanding the students' critical thinking, contributing to a sensitive look at our society, in addition to encouraging knowledge and reading of productions from Paraíba in the reader training process.
Palavras-chave: Literatura paraibana
Formação de leitores
Ensino de literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SANTOS, J. F. A literatura paraibana na sala de aula: caminhos e descobertas para a formação de leitores literários em uma turma do 9° ano do ensino fundamental. 2023. 253 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4664
Data de defesa: 17-Mar-2023
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