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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação de leitores através da literatura juvenil: uma proposta de letramento literário sob a ótica das metodologias ativas de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): LA FORMACIÓN DE LECTORES A TRAVÉS DE LA LITERATURA JUVENIL: UNA PROPUESTA DE ALFABETIZACIÓN LITERARIA DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS METODOLOGÍAS DE APRENDIZAJE ACTIVO
Autor: Soares, Rosa Maria Marques
Primeiro orientador: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Primeiro membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Segundo membro da banca: Segabinazi, Daniela Maria
Terceiro membro da banca: Costa, Maria Suely da
Resumo: Nossa pesquisa favorece a discussão sobre a formação do leitor literário, na segunda fase do ensino fundamental, sob a perspectiva do letramento literário com base nas metodologias ativas de aprendizagem e ênfase na leitura de narrativas da literatura juvenil, especificamente uma seleção de textos do livro Sete faces do conto de fadas (TELLES et al, 1993) e dos contos clássicos Cinderela e O gato de botas (PERRAULT, 2015), (AVILA, 2019), que serviram de inspiração para esses recontos. O principal objetivo é incentivar à leitura literária de textos juvenis com aporte intercalado dos meios digitais e físico além de contribuir com o desenvolvimento e formação do leitor literário. Para tanto, desenvolvemos uma proposta de intervenção, a partir da sequência básica de Cosson (2021), aliado a micro-oficinas (KLEIMAM, 2002) durante os intervalos da sequência, onde serão trabalhadas as metodologias ativas, culminando com um produto de escrita colaborativa e dirigida – o Baralho de Recontos. Para o desenvolvimento do trabalho nos apoiamos, como referencial teórico, em diversos autores sendo os principais: Cosson (2020; 2021), Kleiman (2002), Coelho (2000; 2012), Zilberman (2003; 2012; 2014), Cademartori (2010), Colomer (2003; 2017), Camargo e Daros (2018), Bacich e Moram (2018); e os documentos oficiais: PCNs (2008) e BNCC (2018). A pesquisa é de natureza descritiva e qualitativa, sendo as atividades da sequência e das micro-oficinas planejadas para turmas de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com a leitura de narrativas literárias juvenis e um trabalho de escrita ao final. O resultado esperado é de uma formação leitora efetiva, que permita o desenvolvimento integral do estudante enquanto leitor literário e melhoria da sua aprendizagem escolar, reforçando sua consciência crítica enquanto ser social e falante de uma língua materna.
Abstract: Nuestra investigación favorece la discusión sobre la formación del lector literario, en la segunda fase de la escuela primaria, desde la perspectiva de la alfabetización literaria a partir de metodologías activas de aprendizaje y énfasis en la lectura de narrativas de la literatura juvenil, específicamente una selección de textos del libro Sete rostros del cuento de hadas (TELLES et al, 1993) y los cuentos clásicos La Cenicienta y el Gato con Botas (PERRAULT, 2015), (AVILA, 2019), que sirvieron de inspiración para estas narraciones. El objetivo principal es incentivar la lectura literaria de textos juveniles con aporte intercalado de medios digitales y físicos, además de contribuir al desarrollo y formación del lector literario. Para ello, desarrollamos una propuesta de intervención, basada en la secuencia básica de Cosson (2021), combinada con microtalleres (KLEIMAM, 2002) durante los intervalos de la secuencia, donde se trabajarán metodologías activas, culminando en un producto de escritura colaborativa y dirigida – la Baraja de los Recuentos. Para el desarrollo del trabajo, nos apoyamos, como referente teórico, en varios autores, siendo los principales: Cosson (2020; 2021), Kleiman (2002), Coelho (2000; 2012), Zilberman (2003; 2012; 2014 ), Cademartori (2010), Colomer (2003; 2017), Camargo y Daros (2018), Bacich y Moram (2018); y los documentos oficiales: PCNs (2008) y BNCC (2018). La investigación es de carácter descriptivo y cualitativo, con las actividades de la secuencia y los microtalleres planificados para grupos de estudiantes del 9º año de la enseñanza básica, con la lectura de narrativas literarias juveniles y un trabajo escrito al final. El resultado esperado es una formación lectora eficaz, que permita el desarrollo integral del estudiante como lector literario y la mejora de sus aprendizajes escolares, reforzando su conciencia crítica como ser social y hablante de una lengua materna.
Palavras-chave: Letramento literário
Literatura juvenil
Metodologias ativas de aprendizagem
Alfabetización literaria
Literatura Juvenil
Metodologías activas de aprendizaje
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Soares, Rosa Maria Marques. A formação de leitores através da literatura juvenil: uma proposta de letramento literáriosob a ótica das metodologias ativas de aprendizagem. 2023. [quantidade de folhas: 132]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabia .
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4612
Data de defesa: 29-Mar-2023
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