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Tipo do documento: Dissertação
Título: O professor de Ciências na escola regular com alunos surdos: um estudo no município de Aroeiras, Paraíba
Autor: Barbosa, Daniella de Brito 
Primeiro orientador: Onofre, Eduardo Gomes
Primeiro membro da banca: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Segundo membro da banca: Santos, Keliana Dantas
Resumo: A construção de uma Educação Especial na Perspectiva Inclusiva em escolas no Brasil foi uma conquista de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência. Essa dissertação teve como objetivo principal analisar as dificuldades que a professora de ciências encontram em uma escola com uma proposta de educação inclusiva, no município de Aroeiras, PB. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semi-estruturada. Como participante deste estudo, tivemos uma professora de ciências. Os resultados obtidos nos indicam que para que de fato essa inclusão aconteça ainda há um longo caminho a ser trilhado, muitas barreiras ainda devem ser vencidas, há falta de capacitação de como trabalhar com os alunos surdos, falta de recursos metodológicos, as aulas são hegemônicas relacionadas na oralização, entendendo-se que os alunos surdos aprendem da mesma forma que os ouvintes. Concluímos que, se faz necessário todos os envolvidos da rede municipal de ensino, buscar aprender mais e mais com formações continuadas, curso de aperfeiçoamento, proposta curriculares e pedagógicas e tantos outros meios de compromissos com a inclusão desses alunos na escola regular, para que ela seja um ambiente de inclusão de forma justa e acolhedora.
Abstract: The construction of a Special Education in Inclusive Perspective in schools in Brazil was an achievement of great importance in the teaching-learning process of people with disabilities. This dissertation had as its main objective to analyze the difficulties that science teachers encounter in a school with an inclusive education proposal, in the municipality of Aroeiras, PB. We used as methodological instrument a semi-structured interview. As a participant in this study, we had a science teacher. The results obtained indicate that for this inclusion to actually happen there is still a long way to go, many barriers still have to be overcome, there is lack of training on how to work with deaf students, lack of methodological resources, the classes are hegemonic related to oralization, understanding that deaf students learn the same way as listeners. We conclude that it is necessary that all involved in the municipal school system, seek to learn more and more with continuing education, improvement courses, curricular and pedagogical proposals and many other means of commitment to the inclusion of these students in regular school, so that it is an environment of inclusion in a fair and welcoming way.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Ensino de Ciências
Libras
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BARBOSA, Daniella de Brito. O professor de Ciências na escola regular com alunos surdos: um estudo no município de Aroeiras, Paraíba. 2023. 69 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4600
Data de defesa: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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