Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Daniella de Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9400044623404745por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee2Santos, Keliana Dantas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4632297157703156por
dc.date.accessioned2023-04-25T21:56:33Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationBARBOSA, Daniella de Brito. O professor de Ciências na escola regular com alunos surdos: um estudo no município de Aroeiras, Paraíba. 2023. 69 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4600-
dc.description.resumoA construção de uma Educação Especial na Perspectiva Inclusiva em escolas no Brasil foi uma conquista de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência. Essa dissertação teve como objetivo principal analisar as dificuldades que a professora de ciências encontram em uma escola com uma proposta de educação inclusiva, no município de Aroeiras, PB. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semi-estruturada. Como participante deste estudo, tivemos uma professora de ciências. Os resultados obtidos nos indicam que para que de fato essa inclusão aconteça ainda há um longo caminho a ser trilhado, muitas barreiras ainda devem ser vencidas, há falta de capacitação de como trabalhar com os alunos surdos, falta de recursos metodológicos, as aulas são hegemônicas relacionadas na oralização, entendendo-se que os alunos surdos aprendem da mesma forma que os ouvintes. Concluímos que, se faz necessário todos os envolvidos da rede municipal de ensino, buscar aprender mais e mais com formações continuadas, curso de aperfeiçoamento, proposta curriculares e pedagógicas e tantos outros meios de compromissos com a inclusão desses alunos na escola regular, para que ela seja um ambiente de inclusão de forma justa e acolhedora.por
dc.description.abstractThe construction of a Special Education in Inclusive Perspective in schools in Brazil was an achievement of great importance in the teaching-learning process of people with disabilities. This dissertation had as its main objective to analyze the difficulties that science teachers encounter in a school with an inclusive education proposal, in the municipality of Aroeiras, PB. We used as methodological instrument a semi-structured interview. As a participant in this study, we had a science teacher. The results obtained indicate that for this inclusion to actually happen there is still a long way to go, many barriers still have to be overcome, there is lack of training on how to work with deaf students, lack of methodological resources, the classes are hegemonic related to oralization, understanding that deaf students learn the same way as listeners. We conclude that it is necessary that all involved in the municipal school system, seek to learn more and more with continuing education, improvement courses, curricular and pedagogical proposals and many other means of commitment to the inclusion of these students in regular school, so that it is an environment of inclusion in a fair and welcoming way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Barbosa (daniella.barbosa@aluno.uepb.edu.br) on 2023-04-20T02:43:10Z No. of bitstreams: 2 DS - Daniella de Brito Barbosa.pdf: 1014169 bytes, checksum: 19421133405281dfdcf87c19ab94344c (MD5) TERMO DE DEPÓSITO BDTD.pdf: 104512 bytes, checksum: fdf27132f71fe52aa4396e3a74951b25 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-04-20T15:40:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DS - Daniella de Brito Barbosa.pdf: 1014169 bytes, checksum: 19421133405281dfdcf87c19ab94344c (MD5) TERMO DE DEPÓSITO BDTD.pdf: 104512 bytes, checksum: fdf27132f71fe52aa4396e3a74951b25 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-25T21:56:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DS - Daniella de Brito Barbosa.pdf: 1014169 bytes, checksum: 19421133405281dfdcf87c19ab94344c (MD5) TERMO DE DEPÓSITO BDTD.pdf: 104512 bytes, checksum: fdf27132f71fe52aa4396e3a74951b25 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectEnsino de Ciênciaseng
dc.subjectLibraspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleO professor de Ciências na escola regular com alunos surdos: um estudo no município de Aroeiras, Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Daniella de Brito BarbosaDS - Daniella de Brito Barbosa990.4 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Depósito BDTDTermo de Depósito BDTD102.06 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.