Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4597
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino inclusivo de Geometria: narrativas de professor, intérprete e aluno surdo
Título(s) alternativo(s): Inclusive teaching of Geometry: narratives of teachers, interpreters and deaf students.
Autor: Melo, Samara Maria Sousa 
Primeiro orientador: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lucio
Segundo membro da banca: Soares, Luis Havelange
Resumo: Esta pesquisa analisa depoimentos de professores de Matemática, intérpretes de Libras e alunos surdos acerca de experiências metodológicas inclusivas no ensino de Geometria no ensino presencial. Optamos pela abordagem qualitativa porque o pesquisador insere-se no ambiente observado com os participantes ao registrar informações pesquisadas. Utilizamos os questionários aplicados aos professores de Matemática, o Intérprete de Libras e alunas surdas, através do E-mail e WhatsApp. Com as observações e os questionários verificamos depoimentos sobre desafios metodológicos enfrentados pelos professores na exposição do conteúdo e, como estes, interagiam com os alunos surdos. Ao discutir a educação Matemática e o ensino inclusivo direcionado aos surdos adotamos as contribuições de Castro (2018), Guimarães (2009), Perlin e Strobel (2008), Silva (2015), entre outros. A pesquisa revela que a prática pedagógica com os alunos surdos deve ser ressignificada, a fim de levá-los à compreensão do conteúdo abordado. Quanto aos obstáculos no processo ensino-aprendizagem identificamos ausência de sinais em Libras correspondentes a determinados conceitos matemáticos apresentados na interação professor-aluno-intérprete. Além disso, muitos professores revelam que não acessam conteúdos da Educação Inclusiva, apesar de alguns apresentarem interesses. Quanto aos intérpretes, eles enfrentaram dificuldades em acessar, previamente, o planejamento das aulas disponibilizado pelos professores, ocorrência que obstrui a interação comunicacional em Libras, aspecto apontado pelos surdos como fundamental na interação e compreensão do conteúdo. Destacamos a necessidade de professores e alunos ouvintes aprenderem Libras, a fim de melhorar a comunicação do conteúdo Geometria entre professor-surdo-intérprete.
Abstract: This research analyzes testimonials from Mathematics teachers, Libras interpreters and deaf students about inclusive methodological experiences in teaching Geometry in face-to-face teaching. We opted for the qualitative approach because the researcher inserts himself in the observed environment with the participants when recording researched information. We used the questionnaires applied to Mathematics teachers, the Libras Interpreter and deaf students, through E-mail and WhatsApp. With the observations and the questionnaires, we verified testimonials about methodological challenges faced by teachers in exposing the content and, like these, interacting with deaf students. When discussing Mathematics education and inclusive teaching aimed at the deaf, we adopted the contributions of Castro (2018), Guimarães (2009), Perlin and Strobel (2008), Silva (2015), among others. The research reveals that the pedagogical practice with deaf students must be re-signified, in order to lead them to understand the addressed content. As for the obstacles in the teaching-learning process, we identified the absence of signs in Libras corresponding to certain mathematical concepts presented in the teacher-student-interpreter interaction. In addition, many teachers reveal that they do not access Inclusive Education content, although some show interest. As for the interpreters, they faced difficulties in previously accessing the lesson plan made available by the teachers, an occurrence that obstructs communicational interaction in Libras, an aspect pointed out by the deaf as fundamental in the interaction and understanding of the content. We highlight the need for hearing teachers and students to learn Libras, in order to improve the communication of the Geometry content between teacher-deaf-interpreter.
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Ensino inclusivo
Surdos
Intérprete de Libras
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: MELO, Samara Maria Sousa. Ensino inclusivo de Geometria: narrativas de professor, intérprete e aluno surdo. 2023. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4597
Data de defesa: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Samara Maria Sousa MeloDS - Samara Maria Sousa Melo845.89 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD222.09 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.