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dc.creatorMelo, Samara Maria Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767411143878980por
dc.contributor.advisor1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee1Barboza, Pedro Lucio-
dc.contributor.referee2Soares, Luis Havelange-
dc.date.accessioned2023-04-19T23:31:15Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationMELO, Samara Maria Sousa. Ensino inclusivo de Geometria: narrativas de professor, intérprete e aluno surdo. 2023. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4597-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa depoimentos de professores de Matemática, intérpretes de Libras e alunos surdos acerca de experiências metodológicas inclusivas no ensino de Geometria no ensino presencial. Optamos pela abordagem qualitativa porque o pesquisador insere-se no ambiente observado com os participantes ao registrar informações pesquisadas. Utilizamos os questionários aplicados aos professores de Matemática, o Intérprete de Libras e alunas surdas, através do E-mail e WhatsApp. Com as observações e os questionários verificamos depoimentos sobre desafios metodológicos enfrentados pelos professores na exposição do conteúdo e, como estes, interagiam com os alunos surdos. Ao discutir a educação Matemática e o ensino inclusivo direcionado aos surdos adotamos as contribuições de Castro (2018), Guimarães (2009), Perlin e Strobel (2008), Silva (2015), entre outros. A pesquisa revela que a prática pedagógica com os alunos surdos deve ser ressignificada, a fim de levá-los à compreensão do conteúdo abordado. Quanto aos obstáculos no processo ensino-aprendizagem identificamos ausência de sinais em Libras correspondentes a determinados conceitos matemáticos apresentados na interação professor-aluno-intérprete. Além disso, muitos professores revelam que não acessam conteúdos da Educação Inclusiva, apesar de alguns apresentarem interesses. Quanto aos intérpretes, eles enfrentaram dificuldades em acessar, previamente, o planejamento das aulas disponibilizado pelos professores, ocorrência que obstrui a interação comunicacional em Libras, aspecto apontado pelos surdos como fundamental na interação e compreensão do conteúdo. Destacamos a necessidade de professores e alunos ouvintes aprenderem Libras, a fim de melhorar a comunicação do conteúdo Geometria entre professor-surdo-intérprete.por
dc.description.abstractThis research analyzes testimonials from Mathematics teachers, Libras interpreters and deaf students about inclusive methodological experiences in teaching Geometry in face-to-face teaching. We opted for the qualitative approach because the researcher inserts himself in the observed environment with the participants when recording researched information. We used the questionnaires applied to Mathematics teachers, the Libras Interpreter and deaf students, through E-mail and WhatsApp. With the observations and the questionnaires, we verified testimonials about methodological challenges faced by teachers in exposing the content and, like these, interacting with deaf students. When discussing Mathematics education and inclusive teaching aimed at the deaf, we adopted the contributions of Castro (2018), Guimarães (2009), Perlin and Strobel (2008), Silva (2015), among others. The research reveals that the pedagogical practice with deaf students must be re-signified, in order to lead them to understand the addressed content. As for the obstacles in the teaching-learning process, we identified the absence of signs in Libras corresponding to certain mathematical concepts presented in the teacher-student-interpreter interaction. In addition, many teachers reveal that they do not access Inclusive Education content, although some show interest. As for the interpreters, they faced difficulties in previously accessing the lesson plan made available by the teachers, an occurrence that obstructs communicational interaction in Libras, an aspect pointed out by the deaf as fundamental in the interaction and understanding of the content. We highlight the need for hearing teachers and students to learn Libras, in order to improve the communication of the Geometry content between teacher-deaf-interpreter.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Samara Melo (samara.melo@aluno.uepb.edu.br) on 2023-02-15T20:41:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Samara Maria Sousa Melo -VF.pdf: 866552 bytes, checksum: 5e7e1b3bbfde8523e32447624ec2bc0f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: samara.melo@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SAGBI ( https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/ ): Concluinte: Samara Maria Sousa Melo Matrícula: 2021092309 Prezado(a) concluinte, boa tarde. Nota explicativa No processo de submissão do trabalho acadêmico no repositório da BDTD (dissertações e teses) ou do DSpace (TCCs das graduações e das especializações), é necessário que todo trabalho acadêmico seja inspecionado a fim de verificar se a sua formatação está seguindo o padrão exigido pelo SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas), pois a “UEPB adotou as normas da ABNT como padrão para normalização dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso’. O Termo de Depósito, analogamente, é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também pode acarretar a rejeição da submissão. Aceita a submissão, o depósito definitivo do trabalho acadêmico é efetivado. A consulta pública online à obra ficará disponível a partir da data determinada pelo concluinte com base nos prazos definidos no manual do depósito. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções tomarão como base o template oficial que serve de modelo para dissertações, monografias e teses, com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= . Procedimentos preliminares de preparação – Conforme instruções do manual de autodepósito, o arquivo em PDF da dissertação ou tese ficará nomeado como no exemplo abaixo (substitua pelo seu nome): DS - João Manoel da Silva TS - João Manoel da Silva – Conforme instruções do manual de autodepósito, a nova versão do termo em PDF receberá exatamente o seguinte nome: Termo de depósito BDTD Caso ainda não o tenha, o Termo de Depósito atualizado (a versão recomendada) para os concluintes dos cursos de mestrado e de doutorado pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Recomendações básicas sobre normas da ABNT Como recomendações básicas para trabalhos acadêmicos no formato de dissertação, monografia ou tese, segundo o modelo da Biblioteca Central, páginas 13 e 14, em conformidade com as normas ABNT NBR citadas no final desse relatório: “Todo o texto deve ser digitado em cor preta. Se impresso, usar papel branco ou reciclado. As margens do trabalho devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. A fonte utilizada recomenda-se ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12, inclusive a capa, com exceção das citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, ficha catalográfica, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em fonte tamanho 10. O texto deve ser justificado e o espaçamento deve ser 1,5 entre linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. O trabalho deve ser dividido em seções e subseções, se necessário. O título das seções primária, secundária, terciária, quaternária e quinária devem ter o mesmo destaque gráfico (fonte, negrito, sublinhado e itálico), conforme utilizado no sumário. Sempre as seções primárias iniciam páginas novas”. Sua dissertação foi colocada em modo de edição para que os ajustes propostos nos apontamentos seguintes sejam implementados pelo(a) concluinte. Seguem os apontamentos para as devidas retificações. O Termo de Depósito, arquivo obrigatório, se encontra ausente. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 01. Na capa, a fim de padronizar a formatação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso da pós-graduação, convém deixar o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página (como já estão), incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CURSO DE MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 02. A folha de aprovação, a dedicatória e a epígrafe são elementos pré-textuais que ficam sem título e sem indicativo numérico (ABNT NBR 14724:2011). Sendo assim, retirar o título “DEDICATÓRIA” da folha de dedicatória. 03. Nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT ajustes são necessários. O que falta corrigir: Conforme a última versão da norma ABNT NBR 6028:2021, no RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto da norma ABNT NBR 6028:2021: Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil. Keywords: gestation; prenatal care; Aedes aegypti; IBGE; Brazil. 04. Segundo o modelo padrão, página 13 (baseado na ABNT NBR 14724:2011), a numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. É necessário corrigir a paginação. A numeração da página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 16 (18 - 2), e não a 15. Logo, será preciso repaginar todo o trabalho acadêmico. Paginando de forma correta, o número da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Existindo dúvida ou se desejar saber mais a respeito de como é obtida a numeração da página da INTRODUÇÃO, na seção final desse relatório chamada LEITURA OPCIONAL, COMPLEMENTO 02, há um esquema muito prático explicando como se calcula tal numeração. 05. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das paǵinas constantes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS (se houver listas) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram nos elementos textuais e pós-textuais. 05. O Termo de depósito BDTD está ausente. O termo atualizado (a versão recomendada) pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=62854ac6d7d0c1652902598 . Lembrar de preencher o campo “Liberação para publicação do documento” com opção “Liberação para publicação total”, já que é um dos campos mais passíveis de erros de preenchimento. Se houver razões para embargar a publicação da obra, o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, caso tenha certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar o depósito direto no repositório. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 01: A título de informação, como se calcula a paginação da ficha catalográfica (PagFC): PagFC = Total de folhas - 2 Ou seja, a paginação da ficha catalográfica é o número total de folhas (considerando que a própria página da FC já está no TCC) descontando a capa e a folha da FC. Exemplos: Se o total de folhas = 100, então PagFC = 100 - 2 = 98 Se o total de folhas = 90, então PagFC = 90 - 2 = 88 E assim por diante. LEITURA OPCIONAL COMPLEMENTO 02: A título de informação, numa monografia, dissertação ou tese a numeração das páginas começa a aparecer a partir da primeira página do elemento textual geralmente denominado INTRODUÇÃO (que pode ter outros nomes) conforme a regra a seguir: Paginação da INTRODUÇÃO = (Nº de folhas da capa até a INTRODUÇÃO) - 2 OBS.: “Até a INTRODUÇÃO” quer dizer: contando inclusive com essa folha. Exemplo: Da capa até a INTRODUÇÃO uma monografia tem 12 folhas: Numeração da página da primeira folha da INTRODUÇÃO = 12 - 2 = 10 Nessa contagem, sempre descontamos a capa e a folha da ficha catalográfica presentes nos elementos pré-textuais, por isso subtraímos duas folhas no final. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: 01 - ABNT NBR 6022:2018 – Apresentação de artigos em publicações periódicas 02 - ABNT NBR 6023:2018 – Informação e documentação – Referências – Elaboração 03 - ABNT NBR 6024:2012 – Numeração progressiva das seções de um documento 04 - ABNT NBR 6027:2012 – Sumário – Apresentação 05 - ABNT NBR 6028:2021 – Resumo – Apresentação 06 - ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação 07 - ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação 08 - ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos: Apresentação 09 - Modelo para artigos baseado na NBR 6022: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-artigos-6022-18/?wpdmdl=1947&masterkey= 10 - Modelo para monografias, dissertações e teses, baseado na NBR 14.724: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-monografias-14724/?wpdmdl=1943&masterkey= 11 - Modelo para relatório baseado na NBR 10.719: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/template-relatorio-tecnico-e-cientifico-10719/?wpdmdl=1938&masterkey= 12 - Manual de Depósito do TCC para alunos dos cursos de graduação e dos cursos de especialização (Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso): https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-deposito-de-tcc/?wpdmdl=2069&masterkey=5eea7c225be42 13 - Manual de Autodepósito de Teses e Dissertações na BDTD para alunos do mestrado e doutorado: https://biblioteca.uepb.edu.br/download/manual-de-autodeposito-de-teses-e-dissertacoes/ Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estou à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo C. de Andrade Auxiliar de Biblioteca Setor Clínica do Trabalho Acadêmico - SECTA Biblioteca Central - UEPB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min Das 18h às 21h Horário de expediente especial de fevereiro de 2023: De segunda a sexta-feira Das 12h00min às 17h00min OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2023-02-16T18:41:56Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Samara Melo (samara.melo@aluno.uepb.edu.br) on 2023-02-20T19:40:51Z No. of bitstreams: 2 Samara Maria Sousa Melo.pdf: 866187 bytes, checksum: 56ac52325d211695d1df2bbf80198d3e (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 227423 bytes, checksum: 19aa5107e402cb7b7bb09a513e620773 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-02-22T19:07:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Samara Maria Sousa Melo.pdf: 866187 bytes, checksum: 56ac52325d211695d1df2bbf80198d3e (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 227423 bytes, checksum: 19aa5107e402cb7b7bb09a513e620773 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-19T23:31:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Samara Maria Sousa Melo.pdf: 866187 bytes, checksum: 56ac52325d211695d1df2bbf80198d3e (MD5) Termo de depósito BDTD.pdf: 227423 bytes, checksum: 19aa5107e402cb7b7bb09a513e620773 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectEnsino inclusivopor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectIntérprete de Libraspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEnsino inclusivo de Geometria: narrativas de professor, intérprete e aluno surdopor
dc.title.alternativeInclusive teaching of Geometry: narratives of teachers, interpreters and deaf students.eng
dc.typeDissertaçãopor
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