Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Ana Suênia de Pontes | - |
dc.contributor.advisor1 | Ataíde, Ana Raquel Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5414171594917501 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, José Jamilton Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5465012466654473 | por |
dc.contributor.referee2 | Menezes, Paulo Henrique Dias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2655731981867549 | por |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T23:28:27Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ana Suênia de Pontes. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de física: uma proposta para o ensino da relatividade. 2022. 189 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4596 | - |
dc.description.resumo | Diante da situação atual do ensino de Física e da falta de engajamento dos estudantes em aulas tradicionais nesta disciplina e apesar dos desafios envolvidos, pesquisadores apresentam e enfatizam em suas arguições que a utilização de metodologias ativas promove aulas dinâmicas, que despertam nos estudantes a criatividade, o raciocínio crítico, a capacidade de resolver problemas e de trabalhar em grupos colaborativos e solidários, promovendo possibilidades para atender as exigências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em desenvolver habilidades e competências pessoais e profissionais consideradas importantes para a formação do estudante e de sua atuação na sociedade. O trabalho visa analisar a eficácia do uso da metodologia ativa ABP no ensino de Física em uma escola pública inserida no modelo de Escola Cidadã Integral. Para isso foi construída uma sequência de ensino que aborda os conteúdos da Teoria da Relatividade e Buracos Negros distribuídos em dezoito aulas. Dessa maneira, almejamos oferecer aos professores de Física do Ensino Médio uma proposta de ensino que engaje e incentive os estudantes, permitindo-lhes exercer o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, trazendo o educando para o centro do processo de formação do cidadão e permitindo ao professor uma didática em sala de aula que trabalhe com o cotidiano e vivências do estudante. Os resultados mostraram indícios de aprendizagem, sendo observado o desenvolvimento de habilidades, como o desenvolvimento pessoal e cooperativo nos estudantes, contribuindo para o processo de protagonismo, oportunizando aos estudantes atitudes ativas, críticas e reflexivas. | por |
dc.description.abstract | Given the current situation of physics teaching and the lack of engagement of studentes in the tradicional classes in this discipline and despite the challenges involved, researchers present and emphasize in their allegations that the use of active methodologies promotes dynamic classes that provoke students creativity, critical reasoning, the ability to solve problems and work in collaborative and supportive groups, in that way, promoting possibilities to meet the requirements proposed by the National Common Curriculum Base (BNCC) in developing skills, personal and professional skills considered importante for the education of this students and their performance in Society. The work aims to analyze the effectiveness of the use of active BPA methodology in physics teaching in a public school inserted in the model of Integral Citizen School. For this, a teaching sequence was constructed that adresses the contentes of the Theory of Relativity and Black Holes distributed in eighteen classes. So, in this way, we aim to offer high school physics teachers a teaching proposal that engages and encourages students allowing them to exercise the protagonism in the teaching and learning process, bringing the student to the center of the citizen’s training process and allowing the teacher a didacticin the classroom that works with the daily life and experiences of the studet. The results showed indications of learning, being observed the development of skills such as personal and cooperative development in students cotributing to the process of protagonism, opportunistic to students active, critical and reflective attitudes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Ferreira (anapontes198@gmail.com) on 2022-12-28T17:52:08Z No. of bitstreams: 3 DS-ANA SUENIA DE PONTES FERREIRA.pdf: 5537352 bytes, checksum: 245d6214b86ddfb7edc8b2a98497ea09 (MD5) PE- ANA SUENIA DE PONTES FERREIRA.pdf: 1832489 bytes, checksum: 16cd354cf9bed4edaf1007e665fd05e7 (MD5) BTD.pdf: 367410 bytes, checksum: 91989bae1a247e553f6193d45b9e766b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2023-02-01T16:56:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DS-ANA SUENIA DE PONTES FERREIRA.pdf: 5537352 bytes, checksum: 245d6214b86ddfb7edc8b2a98497ea09 (MD5) PE- ANA SUENIA DE PONTES FERREIRA.pdf: 1832489 bytes, checksum: 16cd354cf9bed4edaf1007e665fd05e7 (MD5) BTD.pdf: 367410 bytes, checksum: 91989bae1a247e553f6193d45b9e766b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-19T23:28:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DS-ANA SUENIA DE PONTES FERREIRA.pdf: 5537352 bytes, checksum: 245d6214b86ddfb7edc8b2a98497ea09 (MD5) PE- ANA SUENIA DE PONTES FERREIRA.pdf: 1832489 bytes, checksum: 16cd354cf9bed4edaf1007e665fd05e7 (MD5) BTD.pdf: 367410 bytes, checksum: 91989bae1a247e553f6193d45b9e766b (MD5) Previous issue date: 2022-10-21 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | por |
dc.subject | Buracos negros | por |
dc.subject | Teoria da relatividade | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas no ensino de física: uma proposta para o ensino da relatividade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DS - Ana Suênia de Pontes Ferreira | DS - Ana Suênia de Pontes Ferreira | 5.41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PE - Ana Suênia de Pontes Ferreira | PE - Ana Suênia de Pontes Ferreira | 1.79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo de depósito BDTD | Termo de depósito BDTD | 358.8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.