Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4535
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências
Autor: Ribeiro, Luanna Barbara Apolinario 
Primeiro orientador: Rêgo, Rogéria Gaudencio do
Resumo: O presente trabalho de pesquisa de Mestrado teve como principal objetivo investigar o conhecimento de licenciandos em Matemática para o trabalho com análise de padrões e sequencias com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa, de caráter qualitativo e de cunho exploratório, 22 licenciandos em Matemática de uma Instituição Pública do Estado da Paraíba. Em nossa seção teórica explanamos acerca do Pensamento Computacional (PC), dando ênfase a uma de suas bases, o reconhecimento de padrões, e sua relação com o conteúdo de sequências, além de discutirmos sobre o conhecimento inicial docente relativo ao trabalho com esses temas. Para geração e coleta de dados fizemos uso de um questionário dividido em duas partes envolvendo sequências e PC. Os critérios de análise relativos aos conhecimentos de futuros professores de Matemática foram sustentados nas ideias de Ball, Thames e Phelps (2008), levando em consideração as bases do PC e as habilidades relativas à análise de padrões na BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados obtidos indicaram que apenas alguns participantes possuem os conhecimentos necessários para o trabalho com o conteúdo de análise de padrões e sequência com estudantes do Ensino Fundamental. Nosso estudo apontou a necessidade de se tomar os conteúdos citados como objetos próprios de estudo ao longo da Licenciatura em Matemática, considerando sua importância para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e do pensamento algébrico de seus futuros estudantes. Além disso, pretendemos que nosso estudo contribua com o campo de pesquisas envolvendo a relação do Pensamento Computacional com a Matemática, em particular com foco no conteúdo de sequências, suscitando novas ideias de pesquisas nessa linha.
Abstract: The present Master's research work had as its main objective to investigate the knowledge of Mathematics undergraduates for working with pattern analysis and sequences with students in the final years of elementary school. Participated in this research, of qualitative and exploratory nature, 22 undergraduates in Mathematics of a Public Institution of the State of Paraíba. In our theoretical section we explain about Computational Thinking (CP), emphasizing one of its bases, pattern recognition, and its relationship with the content of sequences, besides discussing the initial teacher knowledge related to working with these issues. For data generation and collection we made use of a questionnaire divided into two parts involving sequences and PC. The analysis criteria regarding the knowledge of future mathematics teachers were supported in the ideas of Ball, Thames and Phelps (2008), taking into account the foundations of the PC and the skills related to the analysis of patterns in the BNCC (BRASIL, 2018). The results obtained indicated that only a few participants have the necessary knowledge to work with the content of pattern analysis and sequence with elementary school students. Our study pointed out the need to take the contents mentioned above as proper objects of study throughout the Undergraduate Mathematics course, considering their importance for the development of Computational Thinking and Algebraic Thinking of its future students. Furthermore, we intend our study to contribute to the field of research involving the relationship of Computational Thinking with Mathematics, in particular with a focus on the content of sequences, raising new research ideas in this line.
Palavras-chave: Pensamento Computacional
BNCC
Formação docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: RIBEIRO, Luanna Barbara Apolinario. Pensamento Computacional e Matemática: um estudo do conhecimento de futuros professores para o trabalho com sequências. 2023. 120 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4535
Data de defesa: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito BDTD.pdfTermo de Depósito BDTD179.51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DS - Luanna Barbara Apolinario Ribeiro.pdfDS - Luanna Barbara Apolinario Ribeiro1.09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.