Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4440
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura do anúncio publicitário em uma perspectiva discursiva: um olhar para o binarismo masculino/feminino
Autor: Rocha, Maria Eduarda Rodrigues Moura da Rocha 
Primeiro orientador: Pereira, Tânia Maria Augusto
Primeiro membro da banca: Pereira, Tânia Maria Augusto
Segundo membro da banca: Xavier, Manassés Morais
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Linduarte Pereira
Resumo: Sob uma abordagem discursiva, este trabalho elege o ensino de leitura sob uma perspectiva discursiva como unidade de análise para investigar o trabalho com o anúncio publicitário nas aulas de Língua Portuguesa, a partir das materialidades dos textos dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Diante deste objeto de estudo, surgiu o seguinte questionamento: como desenvolver habilidades de leitura ancoradas na perspectiva discursiva que envolve o olhar do aluno diante do binário masculino/feminino? Para responder a esse questionamento, partiu-se do objetivo geral: analisar as leituras realizadas pelos alunos na intervenção didática, a partir do trabalho com o gênero anúncio publicitário em uma perspectiva discursiva nas aulas de língua materna sobre o tema do binarismo masculino/feminino. No aspecto metodológico, este trabalho caracterizou-se enquanto pesquisa aplicada e envolveu a produção e o desenvolvimento de um Plano de Ensino de Leitura com foco no ensino de leitura do gênero anúncio publicitário. No que concerne à análise dos dados, foi empregado um tratamento descritivo-analítico interpretativista, com uma abordagem qualitativa. O campo da pesquisa foi composto por uma escola estadual, situada na cidade de Campina Grande-PB e por uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A linha teórica que orientou esta proposta está centrada em Fernandes (2005), Pêcheux (2008), Brandão (2012), Foucault (2014a; 2014b), entre outros. Esses estudiosos ofereceram contribuições para os estudos da linguagem no campo do discurso, considerando as condições de produção social, histórica e ideológica da produção de sentidos, por meio do gênero anúncio publicitário. A pesquisa justifica-se pelo fato de que mostra a possibilidade de um trabalho com práticas de leitura que atendem as necessidades de aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, como também aponta que é possível desenvolver uma prática discursiva de trabalho com anúncios publicitários, fazendo com que os alunos consigam se assumir enquanto sujeitos do seu dizer, subjetivando-se através de seus discursos. Na análise dos comentários que inscrevem as interpretações dos alunos, observamos uma linearidade nas opiniões dos discentes que foram adeptos da mensagem apresentada pelos anúncios publicitários explanados em sala de aula, considerando a mulher submissa ao homem na contemporaneidade. Além disso, ressaltam que homens e mulheres devem se respeitar, e que a mulher tem conquistado o seu espaço na sociedade. Dessa forma, o nosso Plano de Ensino de Leitura buscou proporcionar aos discentes, o acesso a diversos anúncios publicitários com o intuito de estabelecer o contato dos alunos com este gênero discursivo assim como trabalhar o ensino de leitura numa perspectiva discursiva em torno das questões sociais, históricas e ideológicas trazidas pelos alunos na interpretação dos textos em sala de aula.
Abstract: From a discourse approach, this research paper elects the advertisement as a unit of analysis to investigate the Teaching of Reading in Portuguese Language classes, based on the texts that correspond to the readings of 2nd year of High School students. In light of this object of study, the following inquiry arose: how to develop Reading Skills that are anchored in the Discursive Perspective that involves the student's view of the masculine/feminine binarism? In order to answer this question, we set out with the following general objective: to analyze the Readings made by students in the didactic intervention, by working with the advertisement genre from a Discursive Perspective in first language classes on the masculine/feminine binarism theme. As far as methodology is concerned, this work is characterized as applied research and involved the production and development of a Reading Teaching Plan focused on teaching how to read the advertising genre. When it comes to data analysis, a descriptive-analytical interpretativist approach was adopted, with a qualitative approach. The research setting was an Escola Estadual, located in the city of Campina Grande-PB, in a 2nd year High School class. The theoretical background that guided this proposal is centered on Fernandes (2005), Pêcheux (2008), Brandão (2012), Foucault (2014a; 2014b), and others. These researchers have provided inputs for language studies in the field of Discourse, by considering the social, historical, and ideological conditions of production of meaning through the advertising genre. The research is justified by the fact that it presents the possibility of working with reading practices that satisfy the learning requirements of 2nd year High School students, and also points out that it is possible to develop a discursive practice of using advertisements, allowing students to become agents of their own speech, subjectivizing themselves through their discourses. In analyzing the comments that include the students' interpretations, therefore, their readings, it was found that some students were adept at the message presented by the advertisements explained in class, considering the woman submissive to the man. On the other hand, others disagreed with the vision contained in the advertisements, and pointed out that in contemporary times, men and women should respect each other, and that women have been conquering their own space in society.
Palavras-chave: Ensino de leitura
Análise do discurso
Anúncio publicitário
Binarismo masculino/feminino
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: ROCHA, M. E. R. M. Leitura do anúncio publicitário em uma perspectiva discursiva: um olhar para o binarismo masculino/feminino. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4440
Data de defesa: 3-Mai-2022
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.