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Tipo do documento: Dissertação
Título: A crônica e sua composição: o ensino de leitura e produção textual numa perspectiva sociocultural
Autor: Lima, Fábio Alves de
Primeiro orientador: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Primeiro membro da banca: Santos, Luciane Alves
Segundo membro da banca: Costa, Maria Suely da
Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre o gênero crônica e suas diversas possibilidades de interação no ambiente socioeducacional. Trata-se de uma pesquisa analítico-bibliográfica direcionada a aspectos do uso da crônica na Educação Básica. Nesse sentido, o objetivo visa trabalhar o ensino de leitura numa perspectiva sociocultural integrada, levando em consideração as estratégias teóricometodológicas que buscam dinamizar o ensino da crônica e suas categorias, além de enfatizar sua importância enquanto gênero discursivo. Assim sendo, foi concebida uma proposta de intervenção, pensada para a série final do Ensino Fundamental II, com vistas a apresentar, debater e explorar os aspectos do gênero crônica, de modo a aproximar texto, contexto e leitor. Para viabilizar a proposta, foram elaboradas três oficinas de leitura, sendo a primeira delas destinada a apresentar o gênero proposto e suas categorias, a segunda destinada ao aprofundamento do conhecimento da crônica literária, contemplando os procedimentos de leitura, interpretação e construção de sentido, e a terceira destinada a atividades de avaliação e culminância do projeto. O produto final tem como foco a elaboração de uma crônica e baseia-se na percepção dos educandos a partir da construção de sentidos e das relações que eles conseguirem mediar entre os ambientes real e ficcional. Para embasar o trabalho, são utilizados como parâmetro estudos desenvolvidos por Marcuschi (2008), Bakhtin e Voloshinov (1979), no que se refere a gêneros discursivos e função social da linguagem; Kleiman (1995), Saraiva (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) e Zilberman (2016), no que se refere a letramento e estratégias de leitura; Rojo (2009), Koch (2009) e Oliveira (2010), no que se refere a multiletramentos; e Arrigucci (1987), Becker (2013) e Siebert (2014), no que diz respeito ao gênero crônica e sua etimologia. Ao final do processo, as atividades proporcionam meios para que o educando possa aprimorar sua percepção crítica e melhorar sua capacidade de identificar e compreender o gênero trabalhado, além de assimilar aquilo que não está explícito nos textos e nos discursos, sejam eles de composição linguística ou literária.
Abstract: This academic work presents a study on the chronic genre and its various possibilities of interaction in the socio-educational environment. It is analytical-bibliographic research aimed at aspects of the use of chronicle in Basic Education. In this sense, the objective is to work the teaching of reading in an integrated sociocultural perspective, taking into account the theoretical-methodological strategies that seek to streamline the teaching of chronicle and its categories, in addition to emphasizing its importance as a discursive genre. Therefore, an intervention proposal was prepared, designed for the final grade of Elementary School II, with a view to presenting, debating and exploring aspects of the chronicle genre, in order to bring text, context and reader closer together. To make the proposal viable, three reading workshops were prepared, the first of which was intended to present the proposed genre and its categories, the second aimed at deepening the knowledge of the literary chronicle, contemplating the procedures of reading, interpretation and construction of meaning, and the third for project evaluation and completion activities. The final product focuses on the elaboration of a chronicle and is based on the students' perception from the construction of meanings and the relationships they manage to mediate between the real and fictional environments. To support the work, studies developed by Marcuschi (2008), Bakhtin and Voloshinov (1979) are used as a parameter, with regard to discursive genres and the social function of language; Kleiman (1995), Saraiva (2006), Dalvi (2013), Cosson (2014) and Zilberman (2016), with regard to literacy and reading strategies; Rojo (2009), Koch (2009) and Oliveira (2010), with regard to multiliteracies; and Arrigucci (1987), Becker (2013) and Siebert (2014), with regard to the chronicle genre and its etymology. At the end of the process, the activities provide means for students to improve their critical perception and improve their ability to identify and understand the genre worked on, in addition to assimilating what is not explicit in the texts and speeches, whether of linguistic composition or literary.
Palavras-chave: Multiletramentos; Ensino de leitura; Gênero crônica.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Lima, Fábio Alves de. A crônica e sua composição: o ensino de leitura e produção textual numa perspectiva sociocultural. 2022. 86f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB .
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4427
Data de defesa: 26-Abr-2021
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

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