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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4408
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Voz e silêncio: os modos de construção da narrativa nas memórias de Galo das trevas |
Autor: | Domingos, Sílvia Jussara |
Primeiro orientador: | Magalhães, Antonio Carlos de Melo |
Primeiro membro da banca: | Justino, Luciano |
Segundo membro da banca: | Silva, Eli |
Terceiro membro da banca: | Cariacas, José Carlos |
Quarto membro da banca: | Karlo-Gomes, Geam |
Resumo: | A rememoração das vivências navianas põe o leitor diante de um país culturalmente desconhecido por muitos, com muitos aspectos históricos, e com um estilo narrativo e um narrador que rompem com a tradição literária do texto autobiográfico. No quinto volume das memórias, Galo das Trevas: as doze velas imperfeitas, o autor rompe – no sentido positivo da palavra – com diversos aspectos do texto memorialístico. Além da rememoração, não apenas das suas vivências passadas, mas também dos modos de viver de seus ancestrais, familiares, amigos e de toda uma sociedade, constituindo memórias que retratam o privado e o público, o individual e o coletivo; o autor dá vida e voz aos mortos do passado, e traz à luz os falares interrompidos ou silenciados pelas conjunturas ideológicas da época e pelo próprio tempo. Com base numa teoria que pressupõe o desdobramento de si, é possível perceber na obra os modos estéticos que o autor cria para promover desdobramentos de si mesmo nos narradores utilizados, e, destes, nos lugares de voz que apresenta. Ele cria os lugares de voz para fazer falar o silenciado. Ao fazer isso, o autor se utiliza do processo de desdobramento de sua voz na voz dos narradores – da primeira e da segunda parte da obra – e na voz do protagonista. É a voz desdobrada que testemunha aquilo que o autor presenciou. Neste trabalho, utilizamos os pressupostos teóricos das Escritas de si, da ética e da Literatura de Testemunho para a postulação da teoria do Desdobramento e dos Lugares de Voz, pelos quais há a possibilidade de fala, para o subalterno, dentro do mundo que é a obra literária. A partilha dessas vozes, em duelo ou em contradição, dentro do espaço da obra, constitui um processo de (re)construção identitária dos falares silenciados durante a Revolução de 1930. |
Abstract: | The remembrance of Navian experiences puts the reader in front of a country culturally unknown to many, with many historical aspects, and with a narrative style and a narrator that break with the literary tradition of the autobiographical text. In the fifth volume of the memoirs, Galo das Trevas: as twelve imperfect candles, the author breaks – in the positive sense of the word – with several aspects of the memorial text. In addition to remembering, not only their past experiences, but also the ways of life of their ancestors, family members, friends and an entire society, constituting memories that portray the private and the public, the individual and the collective; the author gives life and voice to the dead of the past, and brings to light the speeches interrupted or silenced by the ideological conjunctures of the time and by time itself. Based on a theory that presupposes the unfolding of the self, it is possible to perceive in the work the aesthetic modes that the author creates to promote unfoldings of himself in the narrators used, and, from these, in the places of voice he presents. He creates the voice places to make the silenced speak. In doing so, the author uses the process of unfolding his voice in the voice of the narrators – of the first and second parts of the work – and in the voice of the protagonist. It is the unfolded voice that testifies to what the author witnessed. In this work, we use the theoretical assumptions of Writings of the self, ethics and Witness Literature for the postulation of the theory of Unfolding and Places of Voice, through which there is the possibility of speaking, for the subaltern, within the world that is the literary work. The sharing of these voices, in a duel or in contradiction, within the space of the work, constitutes a process of identity (re)construction of the silenced speeches during the 1930 Revolution. |
Palavras-chave: | Teoria do desdobramento Literatura de testemunho Ética Memória Escrituras navianas |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | DOMINGOS, S. J. Voz e silêncio: os modos de construção da narrativa nas memórias de Galo das trevas. 2022. 158 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4408 |
Data de defesa: | 5-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Teses |
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TESE PRONTA PARA DEPOSITAR.pdf | SÍLVIA JUSSARA BARBOSA DOS SANTOS DOMINGOS | 1.15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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