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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingos, Sílvia Jussara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6531687901182430por
dc.contributor.advisor1Magalhães, Antonio Carlos de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537138427085678por
dc.contributor.referee1Justino, Luciano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778por
dc.contributor.referee2Silva, Eli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934456319977030por
dc.contributor.referee3Cariacas, José Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031719315013253por
dc.contributor.referee4Karlo-Gomes, Geam-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6941717348545116por
dc.date.accessioned2022-07-25T23:16:36Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationDOMINGOS, S. J. Voz e silêncio: os modos de construção da narrativa nas memórias de Galo das trevas. 2022. 158 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4408-
dc.description.resumoA rememoração das vivências navianas põe o leitor diante de um país culturalmente desconhecido por muitos, com muitos aspectos históricos, e com um estilo narrativo e um narrador que rompem com a tradição literária do texto autobiográfico. No quinto volume das memórias, Galo das Trevas: as doze velas imperfeitas, o autor rompe – no sentido positivo da palavra – com diversos aspectos do texto memorialístico. Além da rememoração, não apenas das suas vivências passadas, mas também dos modos de viver de seus ancestrais, familiares, amigos e de toda uma sociedade, constituindo memórias que retratam o privado e o público, o individual e o coletivo; o autor dá vida e voz aos mortos do passado, e traz à luz os falares interrompidos ou silenciados pelas conjunturas ideológicas da época e pelo próprio tempo. Com base numa teoria que pressupõe o desdobramento de si, é possível perceber na obra os modos estéticos que o autor cria para promover desdobramentos de si mesmo nos narradores utilizados, e, destes, nos lugares de voz que apresenta. Ele cria os lugares de voz para fazer falar o silenciado. Ao fazer isso, o autor se utiliza do processo de desdobramento de sua voz na voz dos narradores – da primeira e da segunda parte da obra – e na voz do protagonista. É a voz desdobrada que testemunha aquilo que o autor presenciou. Neste trabalho, utilizamos os pressupostos teóricos das Escritas de si, da ética e da Literatura de Testemunho para a postulação da teoria do Desdobramento e dos Lugares de Voz, pelos quais há a possibilidade de fala, para o subalterno, dentro do mundo que é a obra literária. A partilha dessas vozes, em duelo ou em contradição, dentro do espaço da obra, constitui um processo de (re)construção identitária dos falares silenciados durante a Revolução de 1930.por
dc.description.abstractThe remembrance of Navian experiences puts the reader in front of a country culturally unknown to many, with many historical aspects, and with a narrative style and a narrator that break with the literary tradition of the autobiographical text. In the fifth volume of the memoirs, Galo das Trevas: as twelve imperfect candles, the author breaks – in the positive sense of the word – with several aspects of the memorial text. In addition to remembering, not only their past experiences, but also the ways of life of their ancestors, family members, friends and an entire society, constituting memories that portray the private and the public, the individual and the collective; the author gives life and voice to the dead of the past, and brings to light the speeches interrupted or silenced by the ideological conjunctures of the time and by time itself. Based on a theory that presupposes the unfolding of the self, it is possible to perceive in the work the aesthetic modes that the author creates to promote unfoldings of himself in the narrators used, and, from these, in the places of voice he presents. He creates the voice places to make the silenced speak. In doing so, the author uses the process of unfolding his voice in the voice of the narrators – of the first and second parts of the work – and in the voice of the protagonist. It is the unfolded voice that testifies to what the author witnessed. In this work, we use the theoretical assumptions of Writings of the self, ethics and Witness Literature for the postulation of the theory of Unfolding and Places of Voice, through which there is the possibility of speaking, for the subaltern, within the world that is the literary work. The sharing of these voices, in a duel or in contradiction, within the space of the work, constitutes a process of identity (re)construction of the silenced speeches during the 1930 Revolution.por
dc.description.provenanceSubmitted by Sílvia Domingos (silviadomingos@outlook.com) on 2022-07-13T00:07:04Z No. of bitstreams: 3 TESE PRONTA PARA DEPOSITAR.pdf: 1182262 bytes, checksum: 113b5c232ede18fc33ece515182c392d (MD5) Termo de Depósito BDTD TESES.pdf: 684492 bytes, checksum: 41ddfe2f0c2f82a4321bc37f35dac8d4 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br), reason: 1 - Na Capa, os elementos do Cabeçalho ( Universidade, Campus, Centro, Departamento, Curso) devem o espaçamento entre linhas do tipo simples e não do tipo um e meio; 2 - Todo título de um capítulo de trabalho é chamado seção primária, e em uma Monografia sempre as seções primárias iniciam páginas novas; 3 - Ao iniciar as novas seções do seu trabalho, verifique o espaço entre a margem superior e o título das seções; 4 - O título "Anexo" deve ser escrito da seguinte forma: deve ser precedido da palavra ANEXO e identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título; on 2022-07-14T11:07:12Z (GMT)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectTeoria do desdobramentopor
dc.subjectLiteratura de testemunhopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectEscrituras navianaspor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleVoz e silêncio: os modos de construção da narrativa nas memórias de Galo das trevaspor
dc.typeTesepor
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